26.08.2013, 03:32
(
Последний раз редактировалось PT; 13.12.2015 в 13:10.
Причина: Atualizaзгo dos links de download das librarias
)
Digo desde ja que este e o meu primeiro tutorial aqui no forum, e irei vos mostrar juntamente com o SmiT como criar comandos com y_commands e sscanf.
Eu ja tinha ca visto sobre ZCMD, Bcmd, etc... mas nгo ainda sobre y_command por isso decidi tentar fazer 1 tutorial, e aqui estб o resultado.
O que й?
Bem y_commands e o processador de comandos mais rapido e flexivel existente ate ao momento e sscanf й a melhor alternativa para uso substituindo a velha Strtok, ambos foram criados por ******.
Requesitos e onde colocar
Bom primeiramente terб de fazer download da biblioteca YSI e da sscanf e sua plugin, aqui tem:
Quanto ao plugin
No Windows
No Linux
Adicionando ao GameMode
Bem agora temos de carregar o y_commands e a sscanf. Para isso no topo do seu script tera de os incluir (include).
Assim:
Isto ira carregar os Codes da pasta "..pawno/include/YSI/y_commands.inc" e "..pawno/include/sscanf2.inc" para o seu script.
Nota
E ja agora uma Callback й uma funзгo cуdigo que jб existe no seu script ou seja e uma funзгo nativa, exemplo;
Adicionando um comando
Em vez de usar "params" podemos usar "o".
Ficara assim:
Sistema help do y_commands
Analise o comando abaixo:
Como podem verificar ele possui o parametro 'help' preenchido, agora como ler-lo?
Para ler-lo й preciso criar um comando que leia esses parametros, por exemplo esse abaixo:
Com o comando acima sempre que escrever /help [nome do comando] ele ira mostrar o que contem o paramentro 'help' desse comando que quer ver.
Outro Exemplo
String
Em vez de:
Pode fazer assim:
so fiz daquela forma para ser mais facil explicar.
Sistema Help
Placeholders
Criando comandos com sscanf
Declarando
Especificacoes
Usamos-las conforme o fim que queremos obter
Comandos
Eu ja tinha ca visto sobre ZCMD, Bcmd, etc... mas nгo ainda sobre y_command por isso decidi tentar fazer 1 tutorial, e aqui estб o resultado.
O que й?
Bem y_commands e o processador de comandos mais rapido e flexivel existente ate ao momento e sscanf й a melhor alternativa para uso substituindo a velha Strtok, ambos foram criados por ******.
Requesitos e onde colocar
Bom primeiramente terб de fazer download da biblioteca YSI e da sscanf e sua plugin, aqui tem:
- Download da YSI Server Includes.
- Download da sscanf.
Quanto ao plugin
No Windows
- Tera de copiar ou cortar a "sscanf.dll" e colocar na pasta "plugins". Se nao existir esta pasta, tera de criar-la.
- Depois abra o "server.cfg" e adicione "sscanf.dll" na linha "plugins", se nao tiver tera de criar-la assim:
Код:
plugins sscanf.dll
- Tera de copiar ou cortar a "sscanf.so" e colocar na pasta "plugins". Se nao existir esta pasta, tera de criar-la.
- Depois abra o "server.cfg" e adicione "sscanf.so" na linha "plugins", se nao tiver tera de criar-la assim:
Код:
plugins sscanf.so
Bem agora temos de carregar o y_commands e a sscanf. Para isso no topo do seu script tera de os incluir (include).
Assim:
pawn Код:
#include <YSI\y_commands>
#include <sscanf2>
Nota
- Os comandos que criarem nao poderao estar dentro de qualquer Callback, tem de ser criados fora.
E ja agora uma Callback й uma funзгo cуdigo que jб existe no seu script ou seja e uma funзгo nativa, exemplo;
pawn Код:
public OnGameModeInit()
{
return 1;
}
- Se colocar os seus comandos dentro destas Callback's irгo ocorrer erros, e com isso poderemos ficar aborrecidos e desistir de criar comandos.
Adicionando um comando
- Para adicionar um comando basta estar fora de qualquer Callback e seguir as funзхes
pawn Код:
YCMD:teste(playerid, params[], help)
{
return 1;
}
- params e o parametro string, playerid e o ID do player que executa o comando.
- y_commands tem um sistema help imbutido.
Em vez de usar "params" podemos usar "o".
Ficara assim:
pawn Код:
YCMD:teste(playerid, o[], help)
{
return 1;
}
Analise o comando abaixo:
pawn Код:
YCMD:oi(playerid, params[], help)
{
if(help)
return SendClientMessage(playerid, -1, "fixe");
SendClientMessage(playerid, -1, "oi");
return 1;
}
Para ler-lo й preciso criar um comando que leia esses parametros, por exemplo esse abaixo:
pawn Код:
YCMD:help(playerid, params[], help)
{
if (isnull(params)) return SendClientMessage(playerid, -1, "uso: /help [comando]");
Command_ReProcess(playerid, params, true);
// isto ira ler o parametro 'help' do comando que colocarmos
return 1;
}
- Nota: O y_commands nao traz o comando /help como nativo, tem de o criar para poder ler os parametros 'help'.
- Vamos comecar por um simples comando "/ola" sem recurrendo ao uso de sscanf.
pawn Код:
YCMD:ola(playerid, params[], help)
{
SendClientMessage(playerid, -1, "PT o comando funciona!");
return 1;
}
- O player recebera a simples menssagem , PT o comando funciona!
- Mas se por acaso receberem estes warning's na compilaзгo:
Код:
warning 203: symbol is never used "params" warning 203: symbol is never used "help"
- Esta e a forma de reparar e nao usar os parametros "params" e "help" no seu comando:
pawn Код:
YCMD:ola(playerid, params[], help)
{
#pragma unused params, help
SendClientMessage(playerid, -1, "PT o comando funciona!");
return 1;
}
Outro Exemplo
- Vamos criar um comando para admin RCON usar.
pawn Код:
YCMD:adm(playerid, params[], help)
{
new string[ 128 ];
new pname[ MAX_PLAYER_NAME ];
if( !IsPlayerAdmin(playerid) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando nao podes usar");
if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este e um comando de admin RCON");
if( isnull( params ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Erro: /adm [texto]");
GetPlayerName( playerid, pname, sizeof( pname ) );
format( string, sizeof( string ),"(RCON) %s: %s", pname, params);
SendClientMessageToAll(-1, string);
return 1;
}
String
- new string[ 128 ]; Declaramos que a variavel "string" tem espaзo para 127 caracteres.
- new pname[ MAX_PLAYER_NAME ]; Declaramos que a variavel "pname" ira ter todo o nome do player ewich will hold the name of a player. A variavel armazena no maximo 24 carateres ("MAX_PLAYER_NAME") que e o tamanho maximo do nome que um player podera ter no SA-MP.
Em vez de:
pawn Код:
new string[ 128 ];
new pname[ MAX_PLAYER_NAME ];
pawn Код:
new string[ 128 ], pname[ MAX_PLAYER_NAME ];
Sistema Help
- pawn Код:if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este e um comando de admin RCON");
- pawn Код:if( isnull( params ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Erro: /adm [texto]");
- Uma array e uma variavel em que tu podes armazenar informaзao e aceder-lhe dinamicamente, exemplo:
MAX_PLAYER_NAME
- GetPlayerName( playerid, pname, sizeof( pname ) );
O script ira obter o nome do player que executou o comando ( "sizeof( pname )" ) e colocar-lo em uma array na variavel chamada "pname" com o tamanho maximo de MAX_PLAYER_NAME (24) caracteres.
- pawn Код:format( string, sizeof( string ),"(RCON) %s: %s", pname, params);
- "%s" insere a string. O primeiro "%s" e um placeholder para o nome do player e o segundo para o texto que ele escrever. (/adm [Texto])
- SendClientMessageToAll(-1, string); Isto ira mandar o texto que ele escreveu para todos os players online.
- O adm rcon PT escreve "/adm testando"
Код:
(RCON) PT: testando
Код:
% b Insere um nъmero nesta posiзгo em base binбria % c Insere um ъnico caracter. % d Insere um (inteiro) nъmero inteiro % f Insere um nъmero de ponto flutuante (float). % i Insere um nъmero inteiro. % s Insere uma string. (usamos este a pouco) % x Insere um nъmero em notaзгo hexadecimal. %% Insere o caracter '%'
- Vamos comecar com o simples "/vida" command.
pawn Код:
YCMD:vida(playerid, params[], help)
{
new ID;
if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando dara vida a 1 player!");
if( sscanf( params, "u", ID ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Uso: /vida [PlayerName / ID]");
if( PlayerID == INVALID_PLAYER_ID ) return SendClientMessage(playerid, -1, "[ERRO] Este playes esta OFFLINE");
SetPlayerHealth(ID, 100);
return 1;
}
- new ID; e a variavel que declara o id do player que vamos dar vida.
- pawn Код:if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando dara vida a 1 player!");
- pawn Код:if( sscanf( params, "d", ID ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Erro: /vida [ID]");
- pawn Код:if( ID == INVALID_PLAYER_ID ) return SendClientMessage(playerid, -1, "[ERRO] Este playes esta OFFLINE");
- SetPlayerHealth(ID, 100);
Isto e para setar a vida do id a 100.
- A formula da sscanf e esta:
pawn Код:
if(sscanf( params, "Especificacoes", Nossas variaveis ) ) // Se o player introduziu os parametros incorretos
{
// mensagem para avisar o player
}
Usamos-las conforme o fim que queremos obter
Код:
a - se for um caracter. f - se for um nъmero de ponto flutuante (float). i ou d - se for um nъmero inteiro. s - se for uma string. x ou h - Insere um nъmero em notaзгo hexadecimal. z - se for um texto opcional px - se for um delimitador adicional, onde X em outro player. '' - para localizar uma string ( texto ). u - parte de um nome ou um id
- y_commands tem um sistema especial que deteta todos os comandos que tu tens no teu script assim nгo precisas andar sempre atualizar a tua lista de "/comandos".
pawn Код:YCMD:comandos(playerid, params[], help)
{
if ( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Lista de todos os comandos.");
new count = Command_GetPlayerCommandCount( playerid );
for ( new i = 0; i != count; ++i) SendClientMessage( playerid, -1, Command_GetNext ( i, playerid ) );
return 1;
}
- Quando um player escreve um comando que nao existe recebe a mensagem: "SERVER: Unknown Command." entao como alterar essa mensagem?
Basta colocar a CallBack OnPlayerCommandPerformed e usar por exemplo assim:
pawn Код:public OnPlayerCommandPerformed(playerid, cmdtext[], success)
{
if( !success ) return false;
return true;
}
-
pawn Код:public OnPlayerCommandPerformed(playerid, cmdtext[], success)
{
if( !success )
{
format( cmdtext, 128, " ERRO: O comando %s nгo existe veja em /comandos todos ", cmdtext );
SendClientMessage( playerid, -1, cmdtext );
}
return true;
}
- Source:
pawn Код:#include <a_samp>
#include <YSI\y_commands>
#include <sscanf2>
main()
{
print("\n----------------------------------");
print(" Blank Gamemode by your name here");
print("----------------------------------\n");
}
public OnGameModeInit()
{
// Don't use these lines if it's a filterscript
SetGameModeText("Blank Script");
AddPlayerClass(0, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746, 269.1425, 0, 0, 0, 0, 0, 0);
Command_AddAltNamed("information", "info");
return 1;
}
public OnGameModeExit()
{
return 1;
}
public OnPlayerRequestClass(playerid, classid)
{
SetPlayerPos(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);
SetPlayerCameraPos(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);
SetPlayerCameraLookAt(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);
return 1;
}
public OnPlayerConnect(playerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerDisconnect(playerid, reason)
{
return 1;
}
public OnPlayerSpawn(playerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason)
{
return 1;
}
public OnVehicleSpawn(vehicleid)
{
return 1;
}
public OnVehicleDeath(vehicleid, killerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerText(playerid, text[])
{
return 1;
}
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
if (strcmp("/mycommand", cmdtext, true, 10) == 0)
{
// Do something here
return 1;
}
return 0;
}
public OnPlayerEnterVehicle(playerid, vehicleid, ispassenger)
{
return 1;
}
public OnPlayerExitVehicle(playerid, vehicleid)
{
return 1;
}
public OnPlayerStateChange(playerid, newstate, oldstate)
{
return 1;
}
public OnPlayerEnterCheckpoint(playerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerLeaveCheckpoint(playerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerEnterRaceCheckpoint(playerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerLeaveRaceCheckpoint(playerid)
{
return 1;
}
public OnRconCommand(cmd[])
{
return 1;
}
public OnPlayerRequestSpawn(playerid)
{
return 1;
}
public OnObjectMoved(objectid)
{
return 1;
}
public OnPlayerObjectMoved(playerid, objectid)
{
return 1;
}
public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid)
{
return 1;
}
public OnVehicleMod(playerid, vehicleid, componentid)
{
return 1;
}
public OnVehiclePaintjob(playerid, vehicleid, paintjobid)
{
return 1;
}
public OnVehicleRespray(playerid, vehicleid, color1, color2)
{
return 1;
}
public OnPlayerSelectedMenuRow(playerid, row)
{
return 1;
}
public OnPlayerExitedMenu(playerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerInteriorChange(playerid, newinteriorid, oldinteriorid)
{
return 1;
}
public OnPlayerKeyStateChange(playerid, newkeys, oldkeys)
{
return 1;
}
public OnRconLoginAttempt(ip[], password[], success)
{
return 1;
}
public OnPlayerUpdate(playerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerStreamIn(playerid, forplayerid)
{
return 1;
}
public OnPlayerStreamOut(playerid, forplayerid)
{
return 1;
}
public OnVehicleStreamIn(vehicleid, forplayerid)
{
return 1;
}
public OnVehicleStreamOut(vehicleid, forplayerid)
{
return 1;
}
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
return 1;
}
public OnPlayerClickPlayer(playerid, clickedplayerid, source)
{
return 1;
}
public OnPlayerCommandPerformed(playerid, cmdtext[], success)
{
if( !success )
{
format( cmdtext, 128, " ERRO: O comando %s nгo existe veja em /comandos todos os comandos disponiveis ", cmdtext );
SendClientMessage( playerid, -1, cmdtext );
}
return true;
}
/* COMANDOS */
YCMD:ajudacomando(playerid, params[], help)
{
if (isnull(params)) return SendClientMessage(playerid, -1, "uso: /ajudacomando [comando]");
Command_ReProcess(playerid, params, true);
// isto ira ler o parametro 'help' do comando que colocarmos
return 1;
}
YCMD:comandos(playerid, params[], help)
{
if ( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Lista de todos os comandos.");
new count = Command_GetPlayerCommandCount( playerid );
for ( new i = 0; i != count; ++i) SendClientMessage( playerid, -1, Command_GetNext ( i, playerid ) );
return 1;
}
YCMD:ola(playerid, params[], help)
{
#pragma unused params, help
SendClientMessage(playerid, -1, "PT o comando funciona!");
return 1;
}
YCMD:testando(playerid, params[], help)
{
if (help) return SendClientMessage(playerid, -1, "comando lindo.");
SendClientMessage(playerid, -1, "funciona");
return 1;
}
YCMD:testando2(playerid, params[], help)
{
if (help) return SendClientMessage(playerid, -1, "comando feio.");
SendClientMessage(playerid, -1, "funciona2");
return 1;
}
YCMD:vida(playerid, params[], help)
{
new ID;
if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando dara vida a 1 player!");
if( sscanf( params, "u", ID ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Uso: /vida [PlayerName / ID]");
if( PlayerID == INVALID_PLAYER_ID ) return SendClientMessage(playerid, -1, "[ERRO] Este playes esta OFFLINE");
SetPlayerHealth(ID, 100);
return 1;
}
YCMD:adm(playerid, params[], help)
{
new string[ 128 ];
new pname[ MAX_PLAYER_NAME ];
if( !IsPlayerAdmin(playerid) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando nao podes usar");
if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este e um comando de admin RCON");
if( isnull( params ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Erro: /adm [texto]");
GetPlayerName( playerid, pname, sizeof( pname ) );
format( string, sizeof( string ),"(RCON) %s: %s", pname, params);
SendClientMessageToAll(-1, string);
return 1;
}
- Se eu me esqueзi de algo ou me expliquei mal em algo, por favor digam. Tentei o meu melhor para explicar direito para vos.
- ****** - pelo processador de comandos e pela sscanf
SA:MP Wiki - pelas referencias
PT e SmiT - Pelo tutorial