[Off] Direitos autorais - Como proteger os seus cуdigos/projetos.

Boa noite, vejo que muita gente anda utilizando a Creative Commons para "licenciar" seus scripts para que possa evitar roubos/ediзхes/alteraзхes nгo desejadas por parte do usuбrio. Pois bem, para essas pessoas que nгo sabem, a licenзa da Creative Commons й uma versгo de "exemplo" da versгo jurнdica, o que significa que se alguйm quebrar qualquer um dos regulamentos da licenзa, seja, editar, re-postar e etc, vocк nгo poderб fazer absolutamente nada contra isso. Em toda licenзa eles botam uma advertкncia avisando sobre isso, creio eu que poucos viram:

Pois bem, vou lhe ensinar como realmente proteger o seu projeto, com uma licenзa jurнdica vбlida, isso quer dizer, que qualquer quebra das regulamentaзхes da licenзa por meio do usuбrio, ele pode ser processado ou atй mesmo preso atravйs de meios legais.

Requerimentos:
- Ser maior de idade (18+) ou menor emancipado.
- Situaзгo financeira estбvel (vocк vai gastar um bom dinheiro com advocacia e a licenзa)

Como comeзar:
Primeiramente, eu nгo sou advogado, essas informaзхes foram colhidas atravйs de contatos meus e a prуpria internet, vale a pena ler sobre Direitos Autorais na Wikipйdia tambйm.

1є - Procure um escritуrio de advocacia na sua cidade especializado em direitos autorais, se sua cidade for pequena, recomendo alguns sites como:

- Ternamp
- Modal
- Marthom

Lб, eles vгo te aconselhar sobre tudo que vocк vai ter que fazer para poder registrar o seu software, no Brasil й lei poder registrar patente de Softwares (isso inclui scripts seja qual for a linguagem). Nгo recomendo fazer isso para scripts PAWN, pois SA:MP й uma coisa que nгo й estбvel, vocк nгo tem garantias e nunca vai se tornar um trabalho para vocк, pode tornar o seu trabalho, mas vocк nunca vai poder saber o que vai acontecer depois.

Se vocк ainda assim quiser fazer um direito autoral para seu projeto no SA:MP, saiba que vocк vai gastar dinheiro e tempo fazendo isso, entгo, caso queira fazer recomendo fazer em um projeto que vocк gastou anos fazendo e que vocк possa provar que foi vocк que fez. Isso tambйm vale para qualquer pessoa que seja freelancer e programe em qualquer outra linguagem de programaзгo, e fez seu prуprio software.

Caso vocк queira seguir em frente com a carreira de programador como eu vou fazer, quando vocк terminar sua faculdade e ir trabalhar em uma empresa de desenvolvimento de jogos/software, a sua empresa terб a prуpria assessoria jurнdica para fazer o registro desses software e dos scripts, ou seja, vocк nгo vai precisar gastar tempo nem dinheiro com isso.

A partir do momento que vocк registrou sua licenзa, vocк poderб vender o seu produto sem se preocupar com nada, vocк pode fazer sistemas de seriais, compras onlines, assim diminui ainda mais os riscos, e qualquer modificaзгo ilegal no seu software basta pegar a papelada da sua licenзa e procurar o advogado que fez a assessoria jurнdica da licenзa para vocк.

Vale entender tambйm que o processo й caro e й demorado, e tambйm se vocк lanзar o projeto sem a devida licenзa, alguйm alterar, e depois que vocк conseguir a licenзa vocк correr atrбs de quem alterou, nгo vai adiantar nada. Ou seja, se vocк quer botar uma licenзa no seu projeto, entгo faзa isso antes mesmo de vocк lanзar o script/software.

Se vocк й menor de idade e tem mais dъvidas/interesse quanto a isso, vocк pode perguntar aos seus pais como funciona o sistema de advocacia, ou atй mesmo pedir para conversar com os advogados deles.

Vocк pode usar esse tуpico para discutir sobre isso.
Reply

Bom, porйm complicado, pois a maioria do pessoal aqui da board ainda nгo sгo maiores de idade. E tambйm nгo acho que vale gastar dinheiro e muito tempo sу por crйditos de um trabalho pawno, que nгo rende nada.
Enfim, para alguns deve ser ъtil, parabйns pela уtima explicaзгo.
Reply

Gostei da explicaзгo , sу uma dъvida , oque seria "menor emancipado" ?
Reply

Quote:
Originally Posted by darkxdll
View Post
Gostei da explicaзгo , sу uma dъvida , oque seria "menor emancipado" ?
Й um menor de idade que atravйs de uma autorizaзгo dos pais, procura a justiзa e se torna independente, ou seja, ele responde como maior de idade.

Leia mais aqui.
Reply

Com uma autorizaзгo Judicial o menor responde pelos seus atos e seus deveres.
Os pais do adolescente vai atй o Fуrum pede um alvara (acho que й isso) e assinam um termo que estгo emancipando o Menor.

@Quando eu era menor eu era muito atentado, minha vу vivia falando isso pra mim e.e
Reply

Ah entendi , obrigado Lуs .
Good topic x).
Reply

Vish, eu sou um que usa a CC, enfim, nгo vou gastar dinheiro para manter crйditos em um FS, por exemplo, se um dia eu fizer um GM (o que pode demorar anos) TALVEZ eu o faзa, assim quem "jogar" na NET vai pagar caro (muahaha -q).

Boa explicaзгo, parabйns Lуs
Reply

Quando eu estava fazendo um RPG (02 anos de desenvolvimento) eu conversei com alguns advogados amigos da famнlia, mas todos me disseram que й a maior chatice lidar com isso. Entгo deixei de lado =)

Sempre vejo o ****** falando sobre licenзas daquele jeito complicado dele, vocк conseguiu esclarecer o assunto de forma simples.

Good topicІ
Reply

Bom tуpico, agora uma coisa й fato, nгo vale a pena. Pelo menos na minha opiniгo.
Reply

Eu pessoalmente acho que isso nгo vale a pena, eu nгo iria gastar dinheiro com uma licenзa no fуrum sa-mp, se ainda fosse um projeto importante ai eu recorria para uma patente e licenзa, mas como nгo й nгo vejo problema, jб viu o que era licenciar um gamemode, que coisa mais tosca. Mas obrigado por informar lуs.
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 3 Guest(s)