[Tutorial] Como praticar?
#1

Como praticar?


Muitas vezes nуs aprendemos algo, mas nгo sabemos como utilizar essa coisa, nгo somos autуnomos, por exemplo: Vemos um tutorial de criar uma intro para um video daquele gйnero mas nгo temos autonomia para criar outras intros.
Entгo eu hoje venho-vos mostrar um simples conceito de como podemos praticar PAWN, eu jб passei por essa experiкncia e ainda passo como уbvio.

Lembrando que este tutorial serб mais teуrico do que prбtico, a parte prбtica dependerб de voces e das vossas capacidades, isto й nada mais que um conceito.

Usar o samp-server

Uma das formas que podemos praticar й usando o samp-server, mas como assim? Entгo para vocк praticar pawn nгo necessita de estar sempre dentro do jogo, vocк pode trabalhar com valores, mas as formas mais usadas para praticar com o samp-server й inventar cбlculos e "brincar com variбveis", mas como assim brincar? Entгo, podemos brincar com elas, por exemplo:

pawn Код:
new x = 25, y = 75, r;
r = (25+75)/2;
printf("O valor de r й %d",r);
Mas vocк pensa, isto nгo tem lуgica nenhuma, estб correto, nгo tem lуgica, mas foi assim que eu comecei a praticar, pelo menos consegui ganhar alguma experiкncia com variбveis e saber como poderia lidar com elas.
Lembre-se que vocк pode usar todo o tipo de variбveis e/ou pode usar funзхes para saber como as mesmas funcionam.

Usando a lуgica

A lуgica й sempre necessбrio para nуs praticamos algo, porque se nгo tivermos lуgica nгo saberemos o que estamos a fazer, entгo convйm vocк usar a lуgica pois ela ajudarб muito vocк a resolver certos problemas e a melhorar os seus cуdigos. A lуgica poderб ser ъtil em aspectos de resoluзгo de problemas, pois assim voce saberб qual o melhor caminho a escolher.

Problemas

Os problemas sгo muito comuns em vбrios cуdigos de programaзгo, mas nem todos os problemas sгo um quebra cabeзas, imaginamos que: "Eu tenho 30 moedas e sу posso gastar apenas 1/2, o lucro serб o triplo do gasto. Quantas moedas serгo necessбrias para conseguir o triplo do gasto? Qual a quantidade de moedas obtidas?"
Entгo para resolver esse problema vocк faria.
Код:
Moedas: 30
1/2 de 30 Moedas: 15
O triplo do gasto: 3x15 = 45

Sabe-se que gastou-se 1/2 de 30 moedas, ou seja, 15 moedas e ficaram outras 15, junta-se as 45 e darгo 60, ou seja:

Total de moedas = 30*(1/2) + 3x15 ( = ) Total de moedas = 60
Sei que este nгo й o melhor problema, mas й apenas um exemplo matemбtico, mas agora apliquemos isto a programaзгo.
Problema: "Dinheiro aleatуrio(random) para um jogador aleatуrio."
Lуgica: "Fazer uma selecзгo aleatуria de um jogador, verificar se o mesmo estб conectado e fazer uma selecзгo aleatуria do dinheiro"

pawn Код:
forward GiveRandomMoneyToRandomPlayer();
public GiveRandomMoneyToRandomPlayer(){
    new randplayer = random(500-0) + 0;
    if(IsPlayerConnected(randplayer)){
        new randmoney = random(10000-1000) + 1000;
        GivePlayerMoney(randplayer,randmoney);
        return 1;
    }
    return 0;
}
Lembre-se de estabelecer etapas!

Podemos verificar que seguimos a nossa lуgica, entгo Fizemos uma selecзгo aleatуria de um jogador, verificamos se o mesmo estava conectado e por fim demos o dinheiro ao mesmo.

Como podem ver sгo exemplos pequenos que nуs podemos praticar e achar novas formulas de programar, eu por exemplo muitas vezes o que faзo й "brincadeiras" dessas, ou seja, abro um novo ficheiro, escrevo algumas variбveis e nъmeros e comeзo a criar coisas para testar, coisas que me surgem na cabeзa, por exemplo vocк quer criar um anti-god, entгo o problema й "Detectar o anti-god do jogador", entгo ai vocк vai comeзar a criar lуgicas, digamos que isto й como fosse um trabalho de laboratуrio, pois vocк tem um Problema, depois uma teoria, a experiкncia e por fim a conclusгo que prova ou nгo a teoria.

Espero que tenham gostado do tutorial, penso que seja um pouco confuso й verdade, mas caso surjam duvidas eu tentarei o formular e torna-lo mais legнvel.
Reply
#2

Nice work BlueX.

So not like the title.

My english and fuck xD
Reply
#3

Quote:
Originally Posted by Japa3D
Посмотреть сообщение
So not like the title.
І

й tb acho mais creio que o Conteudo que ele fez deixou o titulo parecer bonito!

@topic

muito bom mais acho que neste mesmo tutorial poderia ter encinado uso e manipulaзгo total de outras variaveis
para iniciantes acho que iria ajudar mais.

mais enfim fico mt bom!
Reply
#4

O jeito certo de dar dinheiro randфmica й assim


PHP код:
DarDinheiroRandomico(quantidade)
{
    new 
jogadores GetMaxPlayers(),buffer[MAX_PLAYERS],jogador;
    while(--
jogadores > -1)
    {
        if(!
IsPlayerConnected(jogadores)) continue;
        
buffer[jogador++] = jogadores;
    }
    
GivePlayerMoney(buffer[random(jogador)],quantidade);
    return ;

Mas enfim, boa iniciativa. Apenas acho que mais pontos deveriam ser abordados. Como jб venho dizendo treinem no visuag sobre pseudo algoritmos .
Reply
#5

Quote:
Originally Posted by leonardo1434
Посмотреть сообщение
O jeito certo de dar dinheiro randфmica й assim


PHP код:
DarDinheiroRandomico(quantidade)
{
    new 
jogadores GetMaxPlayers(),buffer[MAX_PLAYERS],jogador;
    while(--
jogadores > -1)
    {
        if(!
IsPlayerConnected(jogadores)) continue;
        
buffer[jogador++] = jogadores;
    }
    
GivePlayerMoney(buffer[random(jogador)],quantidade);
    return ;

Mas enfim, boa iniciativa. Apenas acho que mais pontos deveriam ser abordados. Como jб venho dizendo treinem no visuag sobre pseudo algoritmos .
Aliбs, poderia atй ter um tutorial bem explicado sobre isso aqui no fуrum, seria um bom release. Fiz uma pequena pesquisa aqui sobre isso e percebi que no fуrum nгo deve ter muitos.

@TOPIC
Gostei do tutorial, vou "brincar" com as vars tbm ^^
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by Japa3D
Посмотреть сообщение
Nice work BlueX.

So not like the title.

My english and fuck xD
Obrigado na altura foi o que me surgiu a cabeзa

Quote:
Originally Posted by Sky_.
Посмотреть сообщение
І

й tb acho mais creio que o Conteudo que ele fez deixou o titulo parecer bonito!

@topic

muito bom mais acho que neste mesmo tutorial poderia ter ensinado uso e manipulaзгo total de outras variaveis
para iniciantes acho que iria ajudar mais.

mais enfim fico mt bom!
O uso e manipulaзгo total de outras variaveis serб um outro projeto que estou a desenvolver a parte com o Gustavo :mrgreeen:


Quote:
Originally Posted by leonardo1434
Посмотреть сообщение
O jeito certo de dar dinheiro randфmica й assim


PHP код:
DarDinheiroRandomico(quantidade)
{
    new 
jogadores GetMaxPlayers(),buffer[MAX_PLAYERS],jogador;
    while(--
jogadores > -1)
    {
        if(!
IsPlayerConnected(jogadores)) continue;
        
buffer[jogador++] = jogadores;
    }
    
GivePlayerMoney(buffer[random(jogador)],quantidade);
    return ;

Mas enfim, boa iniciativa. Apenas acho que mais pontos deveriam ser abordados. Como jб venho dizendo treinem no visuag sobre pseudo algoritmos .
@Code

Como eu fiz tambйm dб (nгo testei, fiz de cabeзa apenas), mas ele fara um primeiro random, depois um segundo random, eu nгo estou falando de optimizaзхes, o objetivo й resolver o problema

--

Sim eu apenas pensei em alguns pontos base, mas por exemplo treinar algoritmos nгo й para todos, quando me refiro a todos, nem toda a gente tem o conhecimento suficiente para sair fora a fazer algoritmos...

Quote:
Originally Posted by kratty
Посмотреть сообщение
Aliбs, poderia atй ter um tutorial bem explicado sobre isso aqui no fуrum, seria um bom release. Fiz uma pequena pesquisa aqui sobre isso e percebi que no fуrum nгo deve ter muitos.

@TOPIC
Gostei do tutorial, vou "brincar" com as vars tbm ^^
Como disse eu estou no desenvolvimento de um projeto junto com o Gustavo

--

Obrigado e boas "brincadeiras" com as vars
Reply
#7

OMG!

Muito bom.
Reply
#8

Abris-te bem o mкs de Dezembro, parabйns.

+rep
Reply
#9

Boa iniciativa +REP.
Reply
#10

Daria para Explicar mais coisas sobre "Como Praticar", й uma уtima ideia mais ficou com pouco Conteъdo..

pawn Код:
random(500-0) + 0;

Isso nгo tem Logica Sentido AzulX, Kkkk..
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)