30.09.2012, 07:19
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Последний раз редактировалось Kon_BR; 06.12.2012 в 04:04.
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Audio Streams SA:MP
.................................................. .................................................. .................By Kon_BR
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- Este tutorial possui trкs partes :Audio Streams SA:MP
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* Introduзгo, informaзхes & etc.
• Upar/Pegar o URL da sua musica + pegar IPs das rбdios.
• Usando/Aplicando as funзхes.
Introduзгo
- Bom pessoal, estava sem nada pra fazer (sempre, parece ehhehhue) e decidi fazer este "pequeno" tutorial sobre Audio Streams, onde explico ou pelo menos tento onde ou como pegar os URLs para a funзгo da бudio stream dentro do script.
- Qualquer coisa que eu esqueci digam. Isso irб me ajudar a adicionar mais informaзхes ao tutorial. Critique а vontade. :b
Links Ъteis
PlayAudioStreamForPlayer
StopAudioStreamForPlayer
Mp3Skull
DropBox
Tutorial de como usar o DropBox - By ViictorDaay
Video ensinando a usar o mesmo - By humildadeforever
Informaзхes
- "Streaming (fluxo, ou fluxo de mнdia)й uma forma de distribuir informaзгo de audio e video pela Internet atravйs de pacotes."
- Beleza, Audio Stream pode ser basicamente entendida (Num servidor de SA:MP) como um audio que й emitido dentro do jogo por um link/ip/hospedagem (URL).
Begin !
Parte 1 - Pegando o URL da sua mъsica.
Simplesmente, basta vocк correr atrбs do URL da mъsica (Copiando o endereзo de link, caso o mesmo esteja "acoplado" em alguma imagem ou algo do tipo.) onde a mesma й executada (como no caso da imagem do 4є passo, logo abaixo) ou baixada/apareзa para fazer download. Se vocк entender e conseguir fazer isto, pode pular esta parte do tutorial jб. ^^
Beleza, vamos comeзar.
1є - Antes de tudo, conheзa o site http://mp3skull.com, bom site para encontrar e baixar mъsicas.
2є - Apуs procurar sua musica no site vocк se deparб com uma lista de vбrias alternativas da qual vocк pesquisou (desde a mъsica normal atй modificadas,remix,etc.) :
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Caso, nгo seja como a imagem а cima, vocк precisarб pegar o link onde vocк clica e a mъsica й baixada ou ouvida(tocada). Como um exemplo na imagem abaixo :
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Feito, agora possuнmos o link da mъsica, pronto para o uso na funзгo no teu script ! Agora, caso vocк nгo encontre a tal musica/audio seu, vocк pode upar a mъsica ou qualquer outro som que vocк queira no DropBox. (Outro site muito bom pra isso.) O que й muito, mas MUITO simples depois que aprende ! Veja os links sobre tutorial de como usa-lo em "Links Uteis" aqui mesmo, no tуpico logo а cima.
Parte 1.2 - Pegando o IP de uma rбdio
Ok, de fato existe muitos tutoriais melhores sobre isso, e atй mais prбticos, porйm, quanto o fato de ser mais fбcil, este tutorial, digo, site pode facilmente ganhar. Let's go !
1є - Entre no site "http://www.planetaxat.com/radio/".
2є - Vocк de cara encontrarб a parte onde pesquisa a tal rбdio, "Buscador de rбdio de Xat" ali, vocк verб duas opзхes, para pesquisar, "Palavras:" e para escolher um gкnero. Como na imagem :
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3є - Ao encontrar a rбdio que queira basta clicar no botгo "Obter IP" e escolher um dos IPs (caso teja mais de um) :
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Parte 2 - Usando e entendendo as funзхes
Vamos lб!
1є - Vamos entender as funзхes existentes para as Audios Streams no SA:MP.
PlayAudioStreamForPlayer - Inicia a musica pelo URL que й inserido na funзгo para o tal player (playerid), e caso use o resto dos parвmetros, em tal posiзгo, tambйm. || "Esta funзгo permite que vocк inicie/toque um audiostream para um jogador especнfico. Todos os parвmetros, exceto o "playerid" e o "url[]" й opcional."
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Parametros: (playerid, url[], Float:posX = 0.0, Float:posY = 0.0, Float:posZ = 0.0, Float:distance = 50.0, usepos = 0) playerid - O tal player no qual irб ouvir o Audio Stream. url[] - O URL no qual estб o бudio e serб executado. Formatos validos : mp3 e ogg/vorbis. Float:PosX - A posiзгo X que irб ser executado o audio. Padrгo : 0.0. Nгo terб efeito caso o "usepos" estб "0" (desativado). Float:PosY - A posiзгo Y que irб ser executado o audio. Padrгo : 0.0. Nгo terб efeito caso o "usepos" estб "0" (desativado). Float:PosZ - A posiзгo Z que irб ser executado o audio. Padrгo : 0.0. Nгo terб efeito caso o "usepos" estб "0" (desativado). Float:distance - A distвncia sobre a qual o бudio serб transmitido. Nгo terб efeito caso o "usepos" estб "0" (desativado). usepos - Define se os parвmetros de posiзхes e distвncia serгo usados. Padrгo : desativado (0). |
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Parametros: (playerid) playerid - O tal player no qual terб o бudio parado. |
pawn Код:
PlayAudioStreamForPlayer(playerid, "(URL/IP da mъsica/rбdio aqui, entre as aspas.)");
Finalmente, temos a funзгo com o URL do бudio stream ! ^^
Exemplos
- Comandos de ouvir uma rбdio (TechnoBase.FM) e parar o бudio.
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
if (strcmp("/radioeletronica", cmdtext, true) == 0) // ~ Comando para ouvir uma rбdio.
{
PlayAudioStreamForPlayer(playerid, "http://80.237.155.73:80"); // - A funзгo de iniciar o бudio (rбdio).
SendClientMessage(playerid, -1, "» Agora vocк estб ouvindo a rбdio TechnoBase.FM (Eletronica/Techno) !"); // - Mensagem enviada para o player que iniciou o бudio e blб blб blб.
return 1;
}
if (strcmp("/pararaudio",cmdtext, true) == 0) // ~ Comando para parar o бudio.
{
StopAudioStreamForPlayer(playerid); // - A funзгo de parar/desligar o бudio.
SendClientMessage(playerid, -1,"» Vocк parou/desligou o бudio (Rбdio/Musica) para vocк mesmo ! "); // - Mensagem enviada para o player que parou o бudio e blб blб blб.
return 1;
}
return 0;
}
- Deixo duas stocks bem interessantes tambйm dessas duas funзхes sу que pro server todo. (PlayAudioStreamForAll e StopAudioStreamForAll)
pawn Код:
// ~ Audio Stream para todos.
stock PlayAudioStreamForAll(url[])
{
for(new i = 0, e = GetMaxPlayers(); i < e; i++)
{
if(IsPlayerConnected(i))
{
PlayAudioStreamForPlayer(i, url);
}
}
return 1;
}
// ~ Parar Audio Stream para todos.
stock StopAudioStreamForAll()
{
for(new i = 0, e = GetMaxPlayers(); i < e; i++)
{
if(IsPlayerConnected(i))
{
StopAudioStreamForPlayer(i);
}
}
return 1;
}
Observaзхes
- Vale a pena ressaltar que a funзгo que as Audios Streams exercem, depende da net do player no qual irб ouvir. Atй onde eu sei, nгo causa NENHUM LAG NO SERVIDOR, o que afeta й o player, dependendo da net dele, ele poderб ouvir facilmente, sem nenhum problemas a rбdio/mъsica ou poderб ouvir com travadas/lag.
- Devo lembrar que os ъnicos formatos permitidos pela funзгo й mp3 e ogg/vorbis. ("Valid formats are mp3 and ogg/vorbis.")
- Outra coisa idiota, porйm muitas pessoas irгo se confundir. Caso vocкs notem que a Audio Stream nгo toque e nгo apareзa aquela mensagem em verde ("Audio Stream: http://[...]") й simplesmente porque o бudio do jogo das suas opзхes(rбdio) estб desativado/completamente baixo. Entгo verifique sempre nas opзхes antes de iniciar uma audio stream no jogo.
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Creditos
Tutorial completamente feito por mim. (Kon_BR || Twist)
SAMP e SA-MP Forums.
Enjoy :D