18.07.2012, 22:51
(
Последний раз редактировалось Panico622; 19.07.2012 в 21:01.
)
Bom, Sei que existem muitos tutoriais desse mas, vi Algumas Pessoas Pedindo Ajuda Com Portхes, entгo decidi fazer esse Tutorial:
1є Baixe as includes atualizadas em: http://www.sa-mp.com/download.php
-Baixe o Samp Serve e copie a pasta pawno
2є No Topo do GM/FS:
3є Criamos o Objeto/Portao
4є Agora Vamos Fazer o Comando Para Abrilo e Fechalo:
5є Agora Depois de Criarmos os Comandos Para Abrir e Fechalo Vamos Fazer Com Que Eles Se Movam Ao Apertar uma Tecla:
6є Tambem hб a Opзao de Fazelo abrir assim que chegar proximo ao portao, sem aperar tecla ou digitar comando:
Explicando alguma Funзхes:
-MoveObject: Essa Funзгo Faiz Com Que Um Objeto se Movimente
-SendClientMessage: Essa Funзao Manda uma Mensagem ao Player:
-SetTimer: Essa Funзao Depois de Um Certo Tempo, chama outra public, repetidamente, ou nao
-OnPlayerCommandText: Faz com que o player execute um comando
Cretidos:
*Panico-Tutorial
*Ades-Enche o SACO pra coloca mais coisa -qq
1є Baixe as includes atualizadas em: http://www.sa-mp.com/download.php
-Baixe o Samp Serve e copie a pasta pawno
2є No Topo do GM/FS:
pawn Код:
new portaoex;//Criamos a Variavel para definir o nosso objeto
new portaoaberto;//Crimos Outra Variavel para definir se o portao esta aberto ou fechado
pawn Код:
//Coloque em: OnFilterScriptInit ou OnGameModeInit
portaoex = CreateObject(980,786.50000000,-1152.40002441,25.39999962,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Portao Fechado
//Portao de Exemplo, use um editor de mapas(MTA, MapEditor) e crie o seu
pawn Код:
//Stcmp:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
if(strcmp("/abrirportao", cmdtext, true) == 0)
{
if(portaoaberto == 0)//Se o Portao Extiver Fechado Vai Executar:
{
MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,32.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portгo Aberto
SendClientMessage(playerid, 0xF60000AA, "Abrindo O Portao !");//Isso Manda a Mensagem Parra o Player
portaoaberto = 1;//Seta que o portao foi aberto
SetTimer("fportao", 10000, false);//Depois de 10 Seg Chama a public "fportao" para fechalo
SetTimer("longeportao" ,15000, false);//Depois de 15 Seg chama a public "longeportao" para definilo novamente como fechado
}
}
return 0;
}
//ZCMD:
CMD:abrirportao(playerid, params[])
{
if(portaoaberto == 0)//Se o Portao Extiver Fechado Vai Executar:
{
MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,32.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portгo Aberto
SendClientMessage(playerid, 0xF60000AA, "Abrindo O Portao !");//Isso Manda a Mensagem Parra o Player
portaoaberto = 1;//Seta que o portao foi aberto
SetTimer("fportao", 10000, false);//Depois de 10 Seg Chama a public "fportao" para fechalo
SetTimer("longeportao" ,15000, false);//Depois de 15 Seg chama a public "longeportao" para definilo novamente como fechado
}
}
forward fportao(playerid);
public fportao(playerid)//Public que e Chamada Para Fechar o Portao, apos 10 Seg depois de Digitar o Comando
{
MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portгo Fechado
SendClientMessage(playerid, 0xF60000AA, "Fechando O Portao !");//Manda A Mensagen ao Player
return 1;
}
forward longeportao();
public longeportao()//Apos a Public Ser Chamada Vai:
{
portaoaberto = 0;//Definir que o Portao esta fechado
}
pawn Код:
public OnPlayerKeyStateChange(playerid, newkeys, oldkeys)//Essa Public e Chamada Cada Vez que Apertamos uma Tecla no Teclado
{
if(newkeys==KEY_CROUCH)//Se a tecla Apertada for: H
{
if(IsPlayerInRangeOfPoint(playerid, 10.0, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962))//E Estiver Nas Possicoes proximas ao Portao:
{
if (IsPlayerInAnyVehicle(playerid))//E Estiver dentro de um veiculo:
{
OnPlayerCommandText(playerid,"/abrirportao");//Vai digitar o comando Automaticamente
}
}
}
if(newkeys==KEY_SECONDARY_ATTACK) //Ao Apertar F / Enter:
{
if(IsPlayerInRangeOfPoint(playerid, 10.0, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962))//E Estiver Nas Possicoes proximas ao Portao:
{
if (!IsPlayerInAnyVehicle(playerid))//E Esriver Fora de um veiculo:
{
OnPlayerCommandText(playerid,"/abrirportao");//Vai digitar o comando
}
}
}
return 1;
}
pawn Код:
public OnPlayerUpdate(playerid)//Essa Public й Chamada a Cada atualizaзao do player/movimento(EU IMAGINO)
{
if(IsPlayerInRangeOfPoint(playerid, 10.0, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962))//Se Estiver Nas Possicoes proximas ao Portao:
{
if(portaoaberto == 0)//Se e o Portao nao extiver aberto
{
OnPlayerCommandText(playerid,"/abrirportao");//Vai digitar o comando
}
}
return 1;
}
-MoveObject: Essa Funзгo Faiz Com Que Um Objeto se Movimente
Код:
*portaoex: ID do Objeto a Ser Movimentado(aquele que definimos no topo do GM/FS e na OnFilterScriptInit ou OnGameModeInit) *786.50000000,-1152.40002441,32.39999962: Essas Sao as Cordenadas X,Y,Z que o objeto sera movimentado *3.0:Isso Define a Velocidade com que o objeto vai se movimentar *0.00000000,0.00000000,94.00000000: Sao As Rotaзoes X,Y,Z *OBS: Para Veja quem na hora de abrir e fechar o portao as cordenadas sao diferentes: -MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,32.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portгo Aberto -MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portгo Fechado
Код:
*playerid: id do player que esta digitando o comando *0xF60000AA: Cor *Oque esta Entre Aspas("Aki"), й a mensagem ao ser mandada ao player
Код:
*"fportao":Primeiro Tem que Ser Definido a Public a ser chamada(neste caso: "fportao") *10000: Definimos os tempo(1000 = 1 seg) *False: Para nao ficar repetindo de 10 em 10 Seg(se fosse true, a public "fportao" seria chamada repetidamente)
Cretidos:
*Panico-Tutorial
*Ades-Enche o SACO pra coloca mais coisa -qq