02.07.2012, 22:04
MySQL Tutorial
Bem jб nгo venho cб a alguns tempos e eu tinha prometido que iria fazer um tutorial sobre MySQL e aqui estou eu, entгo pessoal, primeiro de tudo espero que gostem do tutorial e que nгo postem nada que nгo tenha a ver com o conteъdo do tуpico, entгo й isso, vamos lб.Bem primeiro de tudo, muita gente nгo deve saber o que й o MySQL, entгo aqui estб o que a Wikipedia diz.
Quote:
O MySQL й um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglкs Structured Query Language) como interface. Й atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhхes de instalaзхes pelo mundo. Entre os usuбrios do banco de dados MySQL estгo: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, ****** e outros. ver mais |
Na minha opiniгo alem de o MySQL ser mais fбcil de usar, й dinвmico e contem muita seguranзa. Para voce usar o MySQL no sa-mp й necessбrio fazer o download do plugin que foi criado pelo BlueG, atualmente o plugin estб na R7(Realese 7), muita gente continua a usar o antigo, mas a minha intenзгo й ensinar a nova versгo, porque eu comecei a trabalhar com ela e nгo com as versхes antigas, mas eu trago aqui um post em inglкs sobre uns resultados do MySQL r7
Quote:
I have only ran tests with the house loading code, and here are some results (500 rows)...
With mysql_fetch_row, no caching 1. mysql_fetch_row calls took 3065 milliseconds 2. sscanf (parsing) took 27ms in total (500 calls to function) 3. the rest of the house loading code took 129ms (irrelevant) Total: 3221ms With caching 1. cache functions (loading and parsing) took 166ms 2. the rest of the house loading code took 108ms (irrelevant) Total: 274ms From this, we can tell that using the caching functions is about 12 times faster in such example (with loops and huge rows of data being returned). |
Mas bem apуs voce ter colocado o plugin na pasta do seu servidor, voce deverб comeзar por colocar a include no topo do gamemode.
pawn Код:
#include <a_mysql>
pawn Код:
new const
mysql_host[] = "localhost",
mysql_user[] = "root",
mysql_database[] = "server",
mysql_password[] = "1234";
new Query[500];
new MysqlC;
- mysql_host
- Aqui usaremos o nosso localhost, mas claro que caso voce tenha o seu host vocк deve colocar o ip que irгo dar a vocк claro.
- mysql_user
- Aqui usaremos o nosso root, porque no nosso computador normalmente й definido como root, como eu disse caso voce tenha um host o user serб difrente claro.
- mysql_database
- Aqui serб o nome da sua database.
- mysql_password
- Por fim, voce terб que colocar a password do seu banco de dados, no meu caso eu usei 1234, mas no host serб uma difrente.
- Query
- Esta string й muito grande pois o MySQL requere celulas grandes, no caso do php nгo й necessбrio definir, mas no pawn sim й necessбrio, no meu caso eu jб cheguei a usar 1500 celulas.
- MysqlC
- Esta variбvel й utilizada para guardar os dados da conexгo a database.
Entгo, no inicio nуs comeзamos por definir aquelas coisas simples, agora vamos definir algumas coisas.
pawn Код:
#define MAX_SOLTS (25)
#define D_LOGIN 1
#define D_REGISTER 2
new PlayerName[25];
enum pInfo{
pLevel,
pMoney,
pBank,
pSkin,
pWarn
};
new PlayerInfo[MAX_SOLTS][pInfo];
pawn Код:
forward MySQL_Start();
forward r@MySQL_Start(text[]);
forward MySQL_CheckAccount(playerid);
forward r@MySQL_CheckAccount(playerid);
forward MySQL_CheckPassword(playerid,password[]);
forward r@MySQL_CheckPassword(playerid);
forward MySQL_CreateAccount(playerid,password[]);
forward r@MySQL_CreateAccount(playerid);
forward MySQL_LoadAccount(playerid);
forward r@MySQL_LoadAccount(playerid);
forward MySQL_SaveAccount(playerid);
forward r@MySQL_SaveAccount(playerid);
forward PlayerSpawn(playerid);
- MySQL_Start
- Callback responsavel pela conexгo do MySQL a database.
- MySQL_CheckAccount
- Callback responsavel pela verificaзгo da existencia da conta do player
- MySQL_CheckPassword
- Callback responsavel pela verificaзгo da password da conta do player
- MySQL_CreateAccount
- Callback responsavel pela criaзгo da conta do player
- MySQL_LoadAccount
- Callback responsavel pelo load da conta do player
- MySQL_SaveAccount
- Callback responsavel pelo salvamento da conta do player
- PlayerSpawn
- Callback responsбvel por setar dinheiro,skin,nivel,etc..
- Todas as outras publics com r@ sгo apenas respostas das outras callbacks, ou seja, a calback X manda uma pergunta e a callback r@X manda a resposta.
pawn Код:
public MySQL_Start(){
MysqlC = mysql_connect(mysql_host,mysql_user,mysql_database,mysql_password);
if(!MysqlC)
return print("Nгo foi possivel conectar a database, verifique as definiзхes novamente.");
else {
mysql_function_query(MysqlC,
"CREATE TABLE IF NOT EXISTS `users` (\
`id` int(11) NOT NULL, AUTO_INCREMENT,\
`name` varchar(25) NOT NULL, \
`password` varchar(25) NOT NULL, \
`level` int(11) NOT NULL, \
`bank` int(11) NOT NULL, \
`skin` int(11) NOT NULL, \
`money` int(11) NOT NULL, \
PRIMARY KEY(`id`)\
)",false,"r@MySQL_Start","s","users");
}
return 1;
}
public r@MySQL_Start(text[])
return printf("Tabela %s verificada com sucesso.",text);
- mysql_connect(const host[], const user[], const database[], const password[], port = 3306)
- const host[] - IP ou hostname do servidor MySQL.
- const user[] - Nome de usuбrio da conta que vocк deseja se conectar.
- const database[] - Nome da database que vocк deseja se conectar.
- const password[] - password da conta que vocк deseja se conectar.
- port = 3306 - porta do servidor, nгo й necessбrio preencher este espaзo, pois ele jб esta definida como 3306, use este espaзo caso a porta seja outra
- retorna o identificador de conexгo.
- mysql_function_query( connectionHandle, query[], bool:cache, callback[], format[], {Float,_}:... )
- connectionHandle - conexгo que serб processado.
- query[] - O query que vocк deseja processar.
- bool:cache - Aqui apenas colocaremos "true" caso usaremos a cache, caso nгo usarmos colocaremos false.
- callback[] - A callback que vocк deseja enviar a resposta
- format[] - formataзгo da string.
- {Float,_}:... - Nъmero indefinido de argumentos de qualquer marca.
- retorna - 1 em sucesso, 0 em falha.
- Exemplo feito pelo BlueG
- Quote:pawn Код:mysql_function_query(connectionHandle, "UPDATE `foo` SET `bar` = 1", false, "CustomResponse", "dsf", 1337, "string", 1.5634);
public CustomResponse(integer, string[], Float:float)
{
printf("Query successful executed. Data: %d | %s | %f", integer, string, float);
return 1;
}
- Funзгo
- A callback MySQL_Start em como funзгo iniciar a conexгo a database e criar uma tabela caso ela nгo exista o que й muito mais ъtil, em vez de ser vocк a criar a database direto do phpmyadmin o mysql cria por vocк, logo depois serб mandada uma resposta para a callback r@MySQL_Start e assim sabermos se o funcionou ou nгo.
- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `nomedatabala` (fields)
- Esta funзгo serve para criar uma tabela caso nгo exista, mas claro que voce deve inserir os parвmetros, dentro deles voce de colocar o nome do parametro e o tipo, existem varios tipos, aqui estб alguns exemplos:
- varchar - Um varchar ou campo de caractere variбvel й um conjunto de dados de caracteres de comprimento indeterminado.
- int - O tipo de dados int й o tipo de dados inteiros primбrio do MySQL.
- double - Um nъmero de ponto flutuante de tamanho normal (dupla-precisгo).
- Esta funзгo serve para criar uma tabela caso nгo exista, mas claro que voce deve inserir os parвmetros, dentro deles voce de colocar o nome do parametro e o tipo, existem varios tipos, aqui estб alguns exemplos:
varchar(10) - Aqui estб definido com 10 ou seja, o maximo que pode ter sгo 10 caracteres.
int(10) - Aqui estб definido com 10, ou seja, o mбximo que pode ter tambem sгo 10 caracteres, mas muita gente confunde porque como й um inteiro sу contem numeros, entгo pensгo que o numero mбximo й 10, mas nгo, significa que o valor mбximo й 9999999999.
Jб o double nгo й necessбrio defenir mбximo, pois ele й um numero de ponto flutuante, o site oficial do MySQL diz o seguinte
Quote:
Originally Posted by MySQL
DOUBLE[(M,D)] [UNSIGNED] [ZEROFILL]
Um nъmero de ponto flutuante de tamanho normal (dupla-precisгo). Valores permitidos estгo entre -1.7976931348623157E+308 e -2.2250738585072014E-308, 0 e entre 2.2250738585072014E-308 e 1.7976931348623157E+308. Se UNSIGNED for especificado, valores negativos nгo sгo permitidos. O M й a largura do display e o D й nъmero de casa decimais. DOUBLE sem argumento ou FLOAT(X) onde 25 <= X <= 53 sгo nъmeros de ponto flutuante de dupla-precisгo. |
Depois de definirmos se й varchar, int, ou double vem outra coisa importante, definir se й NOT NULL e AUTO_INCREMENT
- NOT NULL devemos usar sempre, ou seja, significa que o field nгo й nulo.
- AUTO_INCREMENT serve apenas para o id, ou seja, o auto_increment tem a funзгo de colocar o numero automaticamente sendo que nуs nгo necessitamos de setar o id, ou de modificar o id, ele coloca automaitcamente.
- Por fim nуs devemos colocar o PRIMARY KEY, significa que o a primeira coisa que irб aparecer naquela row serб o id.
pawn Код:
public OnFilterScriptInit()
{
MySQL_Start();
return 1;
}
pawn Код:
public OnGameModeInit()
{
MySQL_Start();
return 1;
}
pawn Код:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
MySQL_CheckAccount(playerid);
return 1;
}
public OnPlayerDisconnect(playerid, reason)
{
MySQL_SaveAccount(playerid);
return 1;
}
Depois criamos as publics.
pawn Код:
public MySQL_CheckAccount(playerid){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"SELECT * FROM `users` WHERE name='%s'",PlayerName);
mysql_function_query(MysqlC,Query,true,"r@MySQL_CheckAccount","d",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_CheckAccount(playerid){
new rows,fields;
cache_get_data(rows,fields,MysqlC);
if(rows){
ShowPlayerDialog(playerid,D_LOGIN,3,"login","insira a sua password para logar","logar","sair");
} else {
ShowPlayerDialog(playerid,D_REGISTER,3,"registro","insira uma password para registrar","registrar","sair");
}
return 1;
}
- cache_get_data(&num_rows, &num_fields , connectionHandle = 1);
- &num_rows - Digamos que row й uma prateleira e na prateleira contem os fields.
- &num_fields - Digamos que fields й uma gaveta que estгo dentro da row.
- connectionHandle - conexгo que serб processado.
- retorna - 1 em sucesso, 0 em falha.
- SELECT * FROM `nomedatabela` WHERE field=valor
- Esta funзгo й muito facil de entender, basta eu traduzir para portugues, entгo vejamos a traduзгo.
SELECIONAR * DE `nomedatabela` ONDE field=valor, o * significa ALL, TUDO, ou seja, vejamos ainda mais especifico
SELECIONAR TUDO DE `nomedatabela` ONDE field й igual ao valor, como podem ver й muito simples de entender, entгo agora outras coisas, o field serб os parametros que criamos no inicio, neste caso eu seleccionei tudo, ou seja, nome,password,level,skin,money,bank da tabela users onde o nome й igual ao playername.
Depois o MySQL manda a resposta e nуs pegamos a data com o cache_get_data e verificamos se existe alguma row com esse o nome igual ao do PlayerName.
- Esta funзгo й muito facil de entender, basta eu traduzir para portugues, entгo vejamos a traduзгo.
pawn Код:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
switch(dialogid){
case D_LOGIN:{
if(!response)
Kick(playerid);
else {
if(strlen(inputtext) < 4)
return ShowPlayerDialog(playerid,D_LOGIN,3,"login","insira a sua password para logar","logar","sair");
else
MySQL_CheckPassword(playerid,inputtext);
}
}
case D_REGISTER:{
if(!response)
Kick(playerid);
else {
if( 5 < (strlen(inputtext)) > 25)
return ShowPlayerDialog(playerid,D_REGISTER,3,"registro","insira uma password para registrar","registrar","sair");
else
MySQL_CreateAccount(playerid,inputtext);
}
}
}
return 1;
}
public MySQL_CheckPassword(playerid,password[]){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"SELECT * FROM `users` WHERE name='%s' AND password='%s'",PlayerName,password);
mysql_function_query(MysqlC,Query,true,"r@MySQL_CheckPassword","ds",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_CheckPassword(playerid){
new rows,fields;
cache_get_data(rows,fields,MysqlC);
if(rows)
MySQL_LoadAccount(playerid);
else
ShowPlayerDialog(playerid,D_LOGIN,3,"login","insira a sua password para logar","logar","sair");
return 1;
}
public MySQL_CreateAccount(playerid,password[]){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"INSERT INTO `users` (name,password,level,money,bank,skin) VALUES ('%s','%s','2','4500','0','240');",PlayerName,password);
mysql_function_query(MysqlC,Query,true,"r@MySQL_CreateAccount","s",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_CreateAccount(playerid){
SendClientMessage(playerid,-1,"Registrado com sucesso, aguarde um pouco...");
MySQL_LoadAccount(playerid);
return 1;
}
- INSERT INTO `nomedatatabela` (fields) VALUES (valores);
- Bem esta "funзгo" serve para inserir algo na tabela, vejamos a traduзгo:
- INSERIR EM `nomedatabela` (fields) VALORES (valores); e bem й sу isto, pelo nome jб diz o qual a funзгo das publics, agora vamos criar a public que faz o load de contas, spawn de player e o salvamento do player.
- Bem esta "funзгo" serve para inserir algo na tabela, vejamos a traduзгo:
pawn Код:
public MySQL_LoadAccount(playerid){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"SELECT * FROM `users` WHERE name='%s'",PlayerName);
mysql_function_query(MysqlC,Query,true,"r@MySQL_LoadAccount","d",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_LoadAccount(playerid){
new rows,fields;
cache_get_data(rows,fields,MysqlC);
if(rows){
cache_get_field_content(0,"level",Query,MysqlC);
PlayerInfo[playerid][pLevel] = strval(Query);
cache_get_field_content(0,"money",Query,MysqlC);
PlayerInfo[playerid][pMoney] = strval(Query);
cache_get_field_content(0,"bank",Query,MysqlC);
PlayerInfo[playerid][pBank] = strval(Query);
cache_get_field_content(0,"skin",Query,MysqlC);
PlayerInfo[playerid][pSkin] = strval(Query);
PlayerSpawn(playerid);
}
else
SendClientMessage(playerid,-1,"Houve um erro com a sua conta"),Kick(playerid);
return 1;
}
public PlayerSpawn(playerid){
SpawnPlayer(playerid);
GivePlayerMoney(playerid,PlayerInfo[playerid][pMoney]);
SetPlayerScore(playerid,PlayerInfo[playerid][pLevel]);
SetPlayerSkin(playerid,PlayerInfo[playerid][pSkin]);
SendClientMessage(playerid,-1,"Seja bem vindo!");
return 1;
}
public MySQL_SaveAccount(playerid){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"UPDATE `users` SET level='%d',money='%d',bank='%d',skin='%d' WHERE name='%s'",PlayerInfo[playerid][pLevel],PlayerInfo[playerid][pMoney],PlayerInfo[playerid][pBank],PlayerInfo[playerid][pSkin],PlayerName);
mysql_function_query(MysqlC,Query,false,"r@MySQL_SaveAccount","d",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_SaveAccount(playerid)
return printf("Conta %d salva com sucesso.",playerid);
Agora sobre a funзгo do MySQL, й muito simples
- UPDATE `nomedatabela` SET fields='valores'
- traduзгo ficaria assim: ATUALIZAR `nomedatabela` CONFIGURAR/MODIFICAR/SETAR fields='valores
- cache_get_field_content(row, const field_name[], dest[], connectionHandle = 1)
- row - Digamos que a row serб a parteleira neste caso a conta do jogador.
- const field_name[] - Aqui serб o nome da nossa gaveta, como definimos poderб ser name,password,level,money,bank ou skin
- dest[] - Aqui serб o destino para qual os dados serгo mandados, aqui claro deveremos usar a variavel Query
- connectionHandle = 1 - conexгo que serб processado.
pawn Код:
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// Criado por @BlueX
//
// Seja membro da melhor equipe de programaзгo
// http://ips-team.forumeiros.com/t2-inform...cao-na-ips
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// [iPs]TeaM soluзхes de programaзгo em geral
//
//
// [MySQL Tutorial}
//
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#define FILTERSCRIPT
#include <a_samp>
#include <a_mysql>
#define MAX_SOLTS (25)
#define D_LOGIN 1
#define D_REGISTER 2
new const
mysql_host[] = "localhost",
mysql_user[] = "root",
mysql_database[] = "server",
mysql_password[] = "1234";
new Query[500];
new MysqlC;
new PlayerName[25];
enum pInfo{
pLevel,
pMoney,
pBank,
pSkin,
pWarn
};
new PlayerInfo[MAX_SOLTS][pInfo];
forward MySQL_Start();
forward r@MySQL_Start(text[]);
forward MySQL_CheckAccount(playerid);
forward r@MySQL_CheckAccount(playerid);
forward MySQL_CheckPassword(playerid,password[]);
forward r@MySQL_CheckPassword(playerid);
forward MySQL_CreateAccount(playerid,password[]);
forward r@MySQL_CreateAccount(playerid);
forward MySQL_LoadAccount(playerid);
forward r@MySQL_LoadAccount(playerid);
forward MySQL_SaveAccount(playerid);
forward r@MySQL_SaveAccount(playerid);
forward PlayerSpawn(playerid);
public OnFilterScriptInit()
{
print("\n--------------------------------------");
print(" MySQL Tutorial @BlueX");
print("--------------------------------------\n");
MySQL_Start();
return 1;
}
public OnFilterScriptExit()
{
return 1;
}
public OnPlayerConnect(playerid)
{
MySQL_CheckAccount(playerid);
return 1;
}
public OnPlayerDisconnect(playerid, reason)
{
MySQL_SaveAccount(playerid);
return 1;
}
public OnPlayerSpawn(playerid)
{
return 1;
}
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
switch(dialogid){
case D_LOGIN:{
if(!response)
Kick(playerid);
else {
if(strlen(inputtext) < 4)
return ShowPlayerDialog(playerid,D_LOGIN,3,"login","insira a sua password para logar","logar","sair");
else
MySQL_CheckPassword(playerid,inputtext);
}
}
case D_REGISTER:{
if(!response)
Kick(playerid);
else {
if( 5 < (strlen(inputtext)) > 25)
return ShowPlayerDialog(playerid,D_REGISTER,3,"registro","insira uma password para registrar","registrar","sair");
else
MySQL_CreateAccount(playerid,inputtext);
}
}
}
return 1;
}
public MySQL_Start(){
MysqlC = mysql_connect(mysql_host,mysql_user,mysql_database,mysql_password);
if(!MysqlC)
return print("Nгo foi possivel conectar a database, verifique as definiзхes novamente.");
else {
mysql_function_query(MysqlC,
"CREATE TABLE IF NOT EXISTS `users` (\
`id` int(11) NOT NULL, AUTO_INCREMENT,\
`name` varchar(25) NOT NULL, \
`password` varchar(25) NOT NULL, \
`level` int(11) NOT NULL, \
`bank` int(11) NOT NULL, \
`skin` int(11) NOT NULL, \
`money` int(11) NOT NULL, \
PRIMARY KEY(`id`)\
)",false,"r@MySQL_Start","s","users");
}
return 1;
}
public r@MySQL_Start(text[])
return printf("Tabela %s verificada com sucesso.",text);
public MySQL_CheckAccount(playerid){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"SELECT * FROM `users` WHERE name='%s'",PlayerName);
mysql_function_query(MysqlC,Query,true,"r@MySQL_CheckAccount","d",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_CheckAccount(playerid){
new rows,fields;
cache_get_data(rows,fields,MysqlC);
if(rows){
ShowPlayerDialog(playerid,D_LOGIN,3,"login","insira a sua password para logar","logar","sair");
} else {
ShowPlayerDialog(playerid,D_REGISTER,3,"registro","insira uma password para registrar","registrar","sair");
}
return 1;
}
public MySQL_CheckPassword(playerid,password[]){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"SELECT * FROM `users` WHERE name='%s' AND password='%s'",PlayerName,password);
mysql_function_query(MysqlC,Query,true,"r@MySQL_CheckPassword","ds",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_CheckPassword(playerid){
new rows,fields;
cache_get_data(rows,fields,MysqlC);
if(rows)
MySQL_LoadAccount(playerid);
else
ShowPlayerDialog(playerid,D_LOGIN,3,"login","insira a sua password para logar","logar","sair");
return 1;
}
public MySQL_CreateAccount(playerid,password[]){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"INSERT INTO `users` (name,password,level,money,bank,skin) VALUES ('%s','%s','2','4500','0','240');",PlayerName,password);
mysql_function_query(MysqlC,Query,true,"r@MySQL_CreateAccount","s",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_CreateAccount(playerid){
SendClientMessage(playerid,-1,"Registrado com sucesso, aguarde um pouco...");
MySQL_LoadAccount(playerid);
return 1;
}
public MySQL_LoadAccount(playerid){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"SELECT * FROM `users` WHERE name='%s'",PlayerName);
mysql_function_query(MysqlC,Query,true,"r@MySQL_LoadAccount","d",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_LoadAccount(playerid){
new rows,fields;
cache_get_data(rows,fields,MysqlC);
if(rows){
cache_get_field_content(0,"level",Query,MysqlC);
PlayerInfo[playerid][pLevel] = strval(Query);
cache_get_field_content(0,"money",Query,MysqlC);
PlayerInfo[playerid][pMoney] = strval(Query);
cache_get_field_content(0,"bank",Query,MysqlC);
PlayerInfo[playerid][pBank] = strval(Query);
cache_get_field_content(0,"skin",Query,MysqlC);
PlayerInfo[playerid][pSkin] = strval(Query);
PlayerSpawn(playerid);
}
else
SendClientMessage(playerid,-1,"Houve um erro com a sua conta"),Kick(playerid);
return 1;
}
public PlayerSpawn(playerid){
SpawnPlayer(playerid);
GivePlayerMoney(playerid,PlayerInfo[playerid][pMoney]);
SetPlayerScore(playerid,PlayerInfo[playerid][pLevel]);
SetPlayerSkin(playerid,PlayerInfo[playerid][pSkin]);
SendClientMessage(playerid,-1,"Seja bem vindo!");
return 1;
}
public MySQL_SaveAccount(playerid){
GetPlayerName(playerid,PlayerName,25);
format(Query,sizeof(Query),"UPDATE `users` SET level='%d',money='%d',bank='%d',skin='%d' WHERE name='%s'",PlayerInfo[playerid][pLevel],PlayerInfo[playerid][pMoney],PlayerInfo[playerid][pBank],PlayerInfo[playerid][pSkin],PlayerName);
mysql_function_query(MysqlC,Query,false,"r@MySQL_SaveAccount","d",playerid);
return 1;
}
public r@MySQL_SaveAccount(playerid)
return printf("Conta %d salva com sucesso.",playerid);
Crйditos
- BlueX
- Criaзгo deste tutorial.
- BlueG
- Criaзгo do plugin MySQL
- AndreT
- Criaзгo de um post sobre a velocidade do MySQL,
- Stewie`
- Um grande amigo e foi quem me ensinou MySQL.
- Paulo_TerroR
- Esclarecimento de umas duvidas.
- [iPs]TeaM
- A melhor equipe de programaзгo.
- SA-MP Team
- Dedicaзгo e trabalho para fazer uma das melhores comunidades.
- MySQL Website
- Esclarecimento de duvidas sobre MySQL-
- Wikipedia
- Alguns conhecimentos sobre MySQL.
- SA-MP Wiki
- Esclarecimento de duvidas sobre alguns parвmetros do MySQL no pawn.
- birazn
- Criaзгo do video no ******* sobre EASY PHP