Ambas tкm suas vantagens e desvantagens
![Tongue](images/smilies/razz.gif)
.
Variбveis globais, quanto mais forem maiores em quantidade, maior a parte da memуria do computador que ocuparгo
![afro](images/smilies/mrgreen.gif)
.
Jб as variбveis locais (pelo menos as nгo-declaradas com
static) sгo destruнdas assim que ocorre o tйrmino do processamento do bloco de cуdigo no qual estгo. Se manuseadas corretamente, juntas terгo sempre um tamanho menor que o espaзo de memуria que й socilitado para a pilha (ou stack), estrutura de dados que as contйm durante o leitura do arquivo .amx
![Tongue](images/smilies/razz.gif)
.
Por outro lado a velocidade do cуdigo diminui se essas variбveis forem utilizadas, pois elas sгo criadas durante a execuзгo dele, enquanto que as globais jб sгo criadas apуs a compilaзгo do cуdigo Pawn
![afro](images/smilies/mrgreen.gif)
.
Na minha opiniгo й melhor uma variбvel global para armazenar mensagens, pois nesse caso prefiro velocidade e praticidade a memуria. Se vocк formatar a string armazenada sempre imediatamente antes de utilizб-la, nгo terб problemas com a variбvel.
Espero ter ajudado
![Tongue](images/smilies/razz.gif)
.