02.07.2011, 22:25
(
Последний раз редактировалось crush_; 10.08.2011 в 15:39.
)
Olб pessoal, bom, nгo encontrei nenhum tutorial deste tema aqui, entгo lб vai:
Do...While
Do...while й um laзo de repetiзгo como For e While, eu ainda nгo vi alguem usa-lo entгo vim aqui mostrar a vocкs como funciona.
Sintaxe:
A sintaxe й bem simples:
Perceba que o while( ) termina com ; Nгo se esqueзam!
Exemplo de uso:
Bom, antes de dar um exemplo de uso, vamos deixar algumas coisas bem claras:
Quando vocк usa o do vocк irб abrir { e fechar }
O que isto quer dizer?
Vocк nгo poderб fazer isto:
Pois quando vocк fechar as chaves, a variavel i nгo existirб mais!
Recomendo deixar esse tipo de variavel para repetiзхes como uma variavel global ou que esteja dentro de um corpo do cуdigo. Por exemplo:
Obs: Eu apenas usei o -1, pois o Do pula o jogador com o ID 0!
Algumas explicaзхes:
Do do inglкs para o portuguкs, significa Fazer
While do inglкs para o portuguкs, significa Enquanto
Com essa explicaзгo, vocк vai entender melhor!
Veja:
Outro exemplo de uso:
Crйditos:
- Crush
Do...While
Do...while й um laзo de repetiзгo como For e While, eu ainda nгo vi alguem usa-lo entгo vim aqui mostrar a vocкs como funciona.
Sintaxe:
A sintaxe й bem simples:
pawn Код:
do
{
// Instruзхes
}
while(/* Condiзгo */);
Exemplo de uso:
Bom, antes de dar um exemplo de uso, vamos deixar algumas coisas bem claras:
Quando vocк usa o do vocк irб abrir { e fechar }
O que isto quer dizer?
Vocк nгo poderб fazer isto:
pawn Код:
do
{
new i=-1;
i++;
}
while(i<MAX_PLAYERS);
Recomendo deixar esse tipo de variavel para repetiзхes como uma variavel global ou que esteja dentro de um corpo do cуdigo. Por exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
if (strcmp("/servermaxplayers", cmdtext, true, 10) == 0)
{
new i=-1;
do
{
i++;
}
while(i<GetMaxPlayers());
return 1;
}
return 0;
}
Algumas explicaзхes:
Do do inglкs para o portuguкs, significa Fazer
While do inglкs para o portuguкs, significa Enquanto
Com essa explicaзгo, vocк vai entender melhor!
Veja:
pawn Код:
Fazer // Do
{
Incrementar variavel i; // i++;
}
Enquanto(Variavel i for < que o nъmero mбximo de jogadores); // While(i<MAX_PLAYERS);
pawn Код:
#include <a_samp>
forward CheckPing();
public OnFilterScriptInit()
{
SetTimer("CheckPing", 1000, true);
return 1;
}
public CheckPing()
{
new i=-1;
do
{
i++;
if(IsPlayerConnected(i) && GetPlayerPing(i) > 200)
{
SendClientMessage(i, 0x000080FF, "Ajuste sua conexгo!");
Kick(i);
}
}
while(i<MAX_PLAYERS);
}
- Crush