[Tutorial] Usando 3DTextLabel
#1

Este й meu primeiro tutorial, й simples mas pode ajudar alguns novatos.
Vou ensinar a usar 3DTextLabel, em uma posiзгo especнfica, em veнculos e players


pawn Код:
label = Create3DTextLabel("Oi",0xFFFFFFAA,30.0,40.0,50.0,40.0,0);
Explicaзгo:
  • label - Й como um resumo da funзгo Create3DTextLabel(...);
  • "Oi" - Dentro do "" vocк escreve o texto, tambйm pode-se formatar o texto usando uma string
pawn Код:
format(string,sizeof(string),"%s",funcao);
  • Ao invйs de "Oi" colocar string e sem as aspas, tambйm nгo se esqueзa de definir a string e o tamanho da mesma
pawn Код:
new string[30];
  • 0xFFFFFFAA - Seria a COR, que pode ser definida, isso pode poupar muito trabalho.
pawn Код:
#define COR_1 0xFFFFFFAA
  • 30.0 - Й a coordenada X que й a latitude, ou seja leste e oeste.
  • 40.0 - Й a coordenada Y que й a longitude, ou seja norte e sul.
  • 50,0 - Й a coordenada Z que й a altura, ou seja a profundidade.
  • 40.0 - Й o mundo virtual, no caso a dimensгo.
  • 0 - Й para ser visualizado por objetos (0 = Falso 1 = Verdadeiro)
  • Para destroir um Texto 3D use Delete3DTextLabel(label);
Aplicaзгo prбtica:

pawn Код:
dcmd_textlabel(playerid, params[])
{
    #define COR_GAY 0xFFFFFFAA
    new string[128];
    new Float:x,Float:y,Float:z;
    GetPlayerPos(playerid, x,y,z);
    format(string,sizeof(string),"%s",params[1]);
    Create3DTextLabel(string,COR_GAY,x,y,z,40.0,1);
    return 1;
}

Usando Attach3DTextLabelToPlayer - Cria o Texto 3D em um player

No topo do GM/FS
pawn Код:
new Text3D:label[MAX_PLAYERS];
  • Cria uma variбvel global (Se estiver no topo do GM ou FS serб global se estiver dentro de uma callback ou semelhante dentro das chaves "{" e "}" serб local).

pawn Код:
label[playerid] = Create3DTextLabel("Sou gay",0x008080FF,30.0,40.0,50.0,40.0,0); // Foi explicado acima
Attach3DTextLabelToPlayer(label[playerid], playerid, 0.0, 0.0, 0.7)
Explicaзгo:
  • label[playerid] - O resumo da funзгo Create3DTextLabel(...);
  • playerid - O id do player
  • 0.0 - Coordenada X do player
  • 0.0 - Coordenada Y do player
  • 0.7 - Coordenada Z do player, estб definido como 0.7, й altura entгo ficarб acima do skin do player
Aplicaзгo pratica:
pawn Код:
dcmd_ptextlabel(playerid, params[])
{
   
    #define COR_GAY 0xFFFFFFAA
    new string[128];
    new label[MAX_PLAYERS];
    format(string,sizeof(string),"%s",params[1]);
    label[playerid] = Create3DTextLabel(string,COR_GAY,x,y,z,40.0,1);
    Attach3DTextLabelToPlayer(label[playerid], playerid, 0.0, 0.0, 0.7);
    SendClientMessage(playerid,COR_GAY,string);
    return 1;
}
Usando Attach3DTextLabelToVehicle - Cria o Texto 3D em um veнculo

pawn Код:
new vehicleid, Text3D:vehicle_text;
vehicle_text = Create3DTextLabel( "Texto", 0xFF0000AA, 0.0, 0.0, 0.0, 50.0, 0, 1 );
vehicleid = CreateVehicle( 510, 0.0. 0.0, 15.0, 5, 0, 120 );
Attach3DTextLabelToVehicle(vehicle_text, vehicleid, 0.0, 0.0, 2.0);
Explicaзгo:
  • new vehicleid, Text3D:vehicle_text; - Cria as variбveis vehicleid e vehicle_text
  • vehicle_text = Create3DTextLabel(...); - Cria o texto 3D
  • vehicleid = CreateVehicle( 510, 0.0. 0.0, 15.0, 5, 0, 120 ); - Cria o veнculo no caso com id que seria vehicleid
  • Attach3DTextLabelToVehicle(vehicle_text, vehicleid, 0.0, 0.0, 2.0); - Cria o texto 3D no veнculo em vehicle_text й o texto 3D definido acima
  • vehicleid й o id do veнculo
  • 0.0 й a coordenada X
  • 0.0 й a coordenada Y
  • 2.0 й a coordenada Z
Aplicaзгo pratica:
pawn Код:
new vehicleid, Text3D:vehicle_text;

public OnGameModeInit()
{
    vehicleid = CreateVehicle( 510, 0.0. 0.0, 15.0, 5, 0, 120 );
}

dcmd_vtextlabel(playerid, params[])
{
    #define COR_GAY 0xFFFFFFAA
    new string[128];
    new label[MAX_PLAYERS];
    format(string,sizeof(string),"%s",params[1]);
    label[playerid] = Create3DTextLabel(string,COR_GAY,x,y,z,40.0,1);
    Attach3DTextLabelToVehicle(vehicle_text, vehicleid, 0.0, 0.0, 2.0);
    SendClientMessage(playerid,COR_GAY,string);
    return 1;
}
Crйditos:
  • Texto e comandos: feliperch
  • Funзхes: Wiki
  • dcmd: DracoBlue
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#2

Outro?
Jб tem uns mil sу aqui na board '-'.
Ainda bem que й em dcmd inovado xD.
Belo tutorial.
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#3

Inovado sу por que й dcmd? Definir uma cor dentro de um comando? cara vocк usa uma define se vocк for usa-la vбrias vezes nгo apenas duas vezes ou pode usar caso use algo que precisa ser mudado toda hora assim dando uma prбticidade, mas de qualquer modo ficou bom o tutorial bem explicado. Se o tutorial era para ensinar a usar uma 3DTextLabel o que menos importa й se ele estб usando dcmd ou zcmd.
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#4

Eu nгo li nada, nгo ligo, mas a formataзгo tб legal.

7/10
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#5

i dont understand in english posts men!!!!


I find this nice scripting if you understand this write from me...,,,><><><><><><>
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#6

Aldi - ... Disse Que й Bom, Se Vocк Entender Ele ...

Bom Tutorial.
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