20.11.2010, 00:18
(
Последний раз редактировалось rjjj; 20.11.2010 в 00:35.
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Bom cara, primeiro vocк deve comeзar editando um gamemode bem simples, sugiro o Bayside RPG.
Vocк comeзa mudando textos por exemplo uma linha como esta :
Essa linha apresenta uma funзгo do PAWN, chamada SendClientMessage, essa funзгo й encarregada de mandar os textos para um determinado jogador.
Na linha seguinte, as letras x, y e z sгo parвmetros, ou seja, valores que nгo estгo definidos. Eles sгo definidos no decorrer do cуdigo em que a funзгo й usada. Cada parвmetro й separado por uma vнrgula e estб dentro da funзгo.
Vamos agora enteder de quк essa funзгo й feita:
Em Vermelho : Й a funзгo. A que estб acima й a SendClientMessage.
Em Azul : Parкnteses, esses abrem ou fecha a funзгo para que possam ser colocados os parвmetros.
Em Amarelo : Jogador para qual serб mandanda a funзгo. No caso й o playerid, ou seja, um determinado jogador que possua ID. Esse sнmbolo playerid mudarб dependedo de onde estiver a funзгo.
Em Preto : Й a cor, no caso ela estб em cуdigo.
Em Verde : As aspas, que servem para separar o texto que serб enviado do resto dos parвmetros.
Em Laranja : O texto em si.
Em Rosa : Um Ponto e Vнrgula, o mesmo server para terminar a funзгo apуs ela ser fechada pelos parкnteses.
Vocк comeзa mudando textos por exemplo uma linha como esta :
pawn Код:
SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFAA, "Oi eu Sou o Goku !");
Essa linha apresenta uma funзгo do PAWN, chamada SendClientMessage, essa funзгo й encarregada de mandar os textos para um determinado jogador.
Na linha seguinte, as letras x, y e z sгo parвmetros, ou seja, valores que nгo estгo definidos. Eles sгo definidos no decorrer do cуdigo em que a funзгo й usada. Cada parвmetro й separado por uma vнrgula e estб dentro da funзгo.
pawn Код:
SendClientMessage(x, y, z).
Vamos agora enteder de quк essa funзгo й feita:
Код:
SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFAA,"Oi eu Sou o Goku !");
Em Azul : Parкnteses, esses abrem ou fecha a funзгo para que possam ser colocados os parвmetros.
Em Amarelo : Jogador para qual serб mandanda a funзгo. No caso й o playerid, ou seja, um determinado jogador que possua ID. Esse sнmbolo playerid mudarб dependedo de onde estiver a funзгo.
Em Preto : Й a cor, no caso ela estб em cуdigo.
Em Verde : As aspas, que servem para separar o texto que serб enviado do resto dos parвmetros.
Em Laranja : O texto em si.
Em Rosa : Um Ponto e Vнrgula, o mesmo server para terminar a funзгo apуs ela ser fechada pelos parкnteses.