[Tutorial] Sistema de Motor
#1

Boa tarde, fуrum.
Venho hoje fazer um tutorial do sistema de motor, й um cуdigo simples porйm algumas pessoas tem duvidas do mesmo.
(Peзo que desconsiderem alguns erros pois й o meu primeiro tutorial)

Entгo vamos comeзar.

Primeiro vamos definir a new como uma variбvel global.
Coloque no topo de sua gamemode, junto com as outras variбveis

PHP код:
new enginelights,alarm,doors,bonnet,boot,objective
Agora vamos deixar todos os veнculos desligados, para quando ligar o gamemode nгo ter nada ligado.
Adicione em sua public OnGameModeInit
PHP код:
ManualVehicleEngineAndLights(); 
Agora vamos criar o comando "/girarchave" para ligar e desligar o motor do veнculo.

PHP код:
CMD:girarchave(playerid) { 
    if(
GetPlayerState(playerid) == PLAYER_STATE_PASSENGER) { // Verifica se o player й passageiro e nгo deixa ligar ou desligar o veнculo
        
return SendClientMessage(playeridCOLOR_GREY"Vocк precisa ser motorista de um veнculo!"); // Mensagem para ele
    
}
    if(!
IsPlayerInAnyVehicle(playerid)) { // Verifica se o jogador esta em um veнculo 
        
return SendClientMessage(playeridCOLOR_GREY"Vocк nгo estб em um veнculo!"); // Mensagem para ele
    
}
    new 
veiculoid GetPlayerVehicleID(playerid); // Cria a variavel "veiculoid"
    
GetVehicleParamsEx(veiculoidenginelightsalarmdoorsbonnetbootobjective); // Pega os parвmetros criados no comeзo do GM
    
if(engine == VEHICLE_PARAMS_OFF || engine == VEHICLE_PARAMS_UNSET) { // Se o veнculo estб desligado, ele liga.
        
SetVehicleParamsEx(veiculoidVEHICLE_PARAMS_ONlightsalarmdoorsbonnetbootobjective);
        
SendClientMessage(playerid0x31B404FF"Vocк ligou o seu veнculo!");
    } else { 
// Se o veнculo estб ligado, ele desliga.
        
SetVehicleParamsEx(veiculoidVEHICLE_PARAMS_OFFlightsalarmdoorsbonnetbootobjective);
        
SendClientMessage(playerid0x31B404FF"Vocк desligou o seu veнculo!");
    }
    return 
true// Retorna ao valor

Agora vamos colocar um atalho para ligar e desligar atravйs de um botгo.

PHP код:
if(newkeys == KEY_SPRINT// Verifica se o jogador pressionou o ESPAЗO
        
{
        if(
GetPlayerState(playerid) == PLAYER_STATE_PASSENGER) {
            return 
SendClientMessage(playeridCOLOR_GREY"Vocк precisa ser motorista de um veнculo!");
        }
          
// A gente remove o IsPlayerAnyVehicle pois sempre que ele apertar espaзo irб aparecer a mensagem.
        
new veiculoid GetPlayerVehicleID(playerid);
        
GetVehicleParamsEx(veiculoidenginelightsalarmdoorsbonnetbootobjective);
        if(
engine == VEHICLE_PARAMS_OFF || engine == VEHICLE_PARAMS_UNSET) {
            
SetVehicleParamsEx(veiculoidVEHICLE_PARAMS_ONlightsalarmdoorsbonnetbootobjective);
            
SendClientMessage(playerid0x31B404FF"Vocк ligou o seu veнculo!");
        } else {
            
SetVehicleParamsEx(veiculoidVEHICLE_PARAMS_OFFlightsalarmdoorsbonnetbootobjective);
            
SendClientMessage(playerid0x31B404FF"Vocк desligou o seu veнculo!");
        }
        return 
true;
    } 
Entгo й basicamente isso, й um tutorial simples porйm pode ser ъtil para algumas pessoas.
Vocкs podem montar seu prуprio sistema com ajuda do Wiki SA-MP.
https://sampwiki.blast.hk/wiki/Main_Page
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Sistema de Motor - by Raayzeck - 21.08.2018, 16:39
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