04.09.2017, 18:34
A tag bool serve para identificar o tipo de dado booleano, este tipo de dado aceita apenas dois valores: true (verdadeiro) e false (falso). Ele nгo aceita valores inteiros, apenas booleanos (true e false < os 2 ъnicos valores booleanos).
Criar uma variбvel booleana no Pawn nгo hб vantagens importantes, pois o peso delas na memуria й similar а uma variбvel do tipo inteiro, se nгo me engano pesam 4 bytes. Geralmente eu uso este tipo de dado em variбveis que apenas indicarгo uma verdade ou mentira, por exemplo:
Quando criadas, por padrгo elas assumem o valor falso (false) e sу mudarгo caso seu valor for alterado no script.
Claro que hб como simplificar este cуdigo acima, mas fiz assim para que nгo pareзa confuso.
Vocк tambйm pode usa-las para especificar o tipo de retorno booleano em funзхes:
Й simples, o tipo de dado booleano apenas informa se algo й verdade (true) ou mentira (false). Nada mais, portanto, vocк nгo pode fazer:
O compilador lhe informarб um erro, pois o tipo de dado booleano sу aceita os valores true e false.
Espero que ajude.
Criar uma variбvel booleana no Pawn nгo hб vantagens importantes, pois o peso delas na memуria й similar а uma variбvel do tipo inteiro, se nгo me engano pesam 4 bytes. Geralmente eu uso este tipo de dado em variбveis que apenas indicarгo uma verdade ou mentira, por exemplo:
Code:
new bool:usoucmd[MAX_PLAYERS]; CMD:comando(playerid) { if(usoucmd[playerid] == true) // se ele usou o comando { SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк jб usou o comando."); } else if(usoucmd[playerid] == false) // se ele nгo usou o comando { usoucmd[playerid] = true; // ele usou, entгo assume o valor verdadeiro SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк usou agora o comando."); } return 1; }
Claro que hб como simplificar este cуdigo acima, mas fiz assim para que nгo pareзa confuso.
Vocк tambйm pode usa-las para especificar o tipo de retorno booleano em funзхes:
Code:
bool:Motorista(playerid) { if(GetPlayerVehicleSeat(playerid) == 0) { return true; } return false; } // O mesmo cуdigo tambйm poderia ser feito de modo mais simples assim: bool:Motorista(playerid) { return (GetPlayerVehicleSeat(playerid) == 0); }
Code:
new bool:variavel1 = 1; new bool:variavel2 = 0; new bool:variavel3 = 3;
Espero que ajude.