16.10.2014, 03:43
(
Последний раз редактировалось Artista; 16.10.2014 в 05:31.
)
Bom, vou fazer um mini tutorial e espero poder ajudб-lo
if й a mesma coisa que "se", logo tudo que estб dentro de if й uma pergunta.
Exemplos:
Imagine a seguinte situaзгo:
Vocк quer fazer uma negociaзгo com Joгo. Porйm, Joгo sу aceita a negociaзгo se vocк possuir 10 ou mais doces.
Entгo certamente a condiзгo seria --> if(Doces[playerid] >= 10)
PS: se vocк tiver 10 ou mais doces, me dar um? '-'
Outros sнmbolos interessantes que nгo citei:
Agora vamos a explicaзгo do cуdigo da sua pergunta:
se DadosJogador[playerid][ORGANIZACAO_JOGADOR] й igual a GROOVE e Bater_Cartao[1][playerid] й igual a true e DadosJogador[playerid][VERIFICAR_MODO_ADMIN] й igual a 0 a cor do jogador serб mudada para COR_GROOVE_STREET
Ah e vocк pode trabalhar de forma mais fбcil com variбveis do tipo bool, veja:
Falando brevemente sobre returns agora.
return й usado para retornar algo, exemplo:
O cуdigo acima irб retornar com o nome do jogador.
Enfim, й isso. Qualquer dъvida basta perguntar.
if й a mesma coisa que "se", logo tudo que estб dentro de if й uma pergunta.
Exemplos:
pawn Код:
if(Var > valor) // pergunta SE a variavel Var й maior que valor
{
}
if(Var < valor) // pergunta se a variavel Var й menor que valor
{
}
if(Var == valor) // pergunta se a variavel Var й igual a valor
{
}
if(Var >= valor) // pergunta se a variavel Var й maior ou igual que valor
{
}
if(Var <= valor) // pergunta se a variavel Var й menor ou igual que valor
{
}
if(Var != valor) // pergunta se a variavel Var й diferente a valor
{
}
Vocк quer fazer uma negociaзгo com Joгo. Porйm, Joгo sу aceita a negociaзгo se vocк possuir 10 ou mais doces.
Entгo certamente a condiзгo seria --> if(Doces[playerid] >= 10)
PS: se vocк tiver 10 ou mais doces, me dar um? '-'
Outros sнmbolos interessantes que nгo citei:
pawn Код:
|| // Isso й a mesma coisa que "ou"
&& // Isso й a mesma coisa que "e"
! // Isso й a mesma coisa que "negaзгo"
se DadosJogador[playerid][ORGANIZACAO_JOGADOR] й igual a GROOVE e Bater_Cartao[1][playerid] й igual a true e DadosJogador[playerid][VERIFICAR_MODO_ADMIN] й igual a 0 a cor do jogador serб mudada para COR_GROOVE_STREET
Ah e vocк pode trabalhar de forma mais fбcil com variбveis do tipo bool, veja:
pawn Код:
if(Var) // Isso й a mesma que --> if(Var == true)
if(!Var) // Isso й a mesma que --> if(Var == false)
return й usado para retornar algo, exemplo:
pawn Код:
stock pNome(playerid)
{
new Nome[MAX_PLAYER_NAME];
GetPlayerName(playerid,Nome,sizeof(Nome));
return Nome;
}
Enfim, й isso. Qualquer dъvida basta perguntar.