[Tutorial] Variбveis
#1

Tutorial Variбveis


● Indice ●

→ Oque й uma variбvel.
→ Formas de Uso.
→ Globais.
→ Locais.
→ Constantes.
→ Usando Bool.
→ Floats,Como Funcionam.

● Oque й uma Variбvel? ●
Sгo Sнmbolos criados que retйm algum valor,que se podem variar na forma de uso.

● Formas de Uso ●
As variбveis podem ser usadas de vastas maneiras.
Exemplos:
pawn Код:
new Variavel;
Forma de usa-la
pawn Код:
CMD:meucomando(playerid,params[])
{
     Variavel = 1;//Minha variбvel agora vale 1,podemos fazer muitas coisas com esta variбvel
}
pawn Код:
CMD:usandoavariavel(playerid,params[])
{
     if(Variavel == 1)
     {
         print("Minha variбvel й 1!");//Aparecerб somente para quem tem a variavel 1
     }
     if(Variavel != 1)
     {
         print("Minha variбvel й diferente de 1!");//Aparecerб somente para quem tem a variavel diferente 1
     }
}
Outros modos sгo as arrays com valores,estas permitem-se criar objetos com o nome de variaves como o Exemplo abaixo.
pawn Код:
new Variavel[2];
Vamos usar na criaзгo e destruiзгo de Objetos.
pawn Код:
public OnGameModeInit()
{
     Variavel[0] = CreateObject(MODEL, X, Y, Z, rX, rY, rZ); //Variavel 0 = Ao Objeto Nъmero 1.
     Variavel[1] = CreateObject(MODEL, X, Y, Z, rX, rY, rZ); //Variavel 1 = Ao Objeto Nъmero 2.
}
Ai vocк iria se perguntar Porque foi atй o numero 1 ?.
lembrando ali usamos os 2 valores com o [0] e [1] os dois tambйm sгo = a 2.
mais e se eu colocasse 0 1 e 2 iria dar erro de tamanha de variбvel, vocк entгo iria la e colocaria 3.

Agora como vocк destruнria este Objeto?
pawn Код:
CMD:destruirobjetos(playerid,params[])
{
    DestroyObject(Variavel[0]);Destruiu o Objeto Variavel[0]
    DestroyObject(Variavel[1]);//Destruiu o Objeto Variavel[1]
}
Vocк tambкm pode criar os Objetos por comando da seguinte maneira.
pawn Код:
CMD:criarobjetos(playerid,params[])
{
     Variavel[0] = CreateObject(MODEL, X, Y, Z, rX, rY, rZ); //Variavel 0 = Ao Objeto Nъmero 1.
     Variavel[1] = CreateObject(MODEL, X, Y, Z, rX, rY, rZ); //Variavel 1 = Ao Objeto Nъmero 2.
}
● Globais ●
As variбveis globais,sгo definidas da seguinte maneira,no topo do gm,para economizar variбveis que poderiam ser definidas somente uma vez.
por exemplo o modo errado(eu acho) de criar cйlulas,exemplo
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
new string[64];//ai estб o problema
format(string,sizeof(string),"Seu score й : %d",GetPlayerScore(playerid));
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
}
poderia ter acontecido diferente.
Exemplo:
pawn Код:
Topo do GM
new string[256]
Pronto agora vocк pode usar assim
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
format(string,sizeof(string),"Seu score й : %d",GetPlayerScore(playerid));
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
}
Nгo ira dar que "string" nгo existe.

● Locais ●
Variбveis locais sгo diferentes de globais(avб) elas sгo criadas em comandos/callbacks.
Perguntas:
Qual A Diferenзa?
R:As variбveis locais,sу poderгo ser usadas na funзгo/comando que for criada.

Exemplos de Uso
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
new string[20];//Assim й usada
format(string,sizeof(string),"Seu score й : %d",GetPlayerScore(playerid));
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
}
Agora nгo adianta fazer isto
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
format(string,sizeof(string),"Seu score й : %d",GetPlayerScore(playerid));
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
}
Certeza que darб erro, motivo: pois ela sу estava definida dentro do comando,e nгo para o GM/FS todo.
● Variбveis Constantes ●
pawn Код:
const Pickup = 2;
Constante criada, Modo De Uso
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
Pickup = 2;
}
Dara erro usando assim
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
Pickup = 3;
}
Motivo: Nгo se pode mudar o valor de uma constante
● Usando Bool ●
Oque й bool?
Bool й uma variбvel que sу pode ter 2 valores [true] [false]
Modo de Uso:
pawn Код:
new bool:Oi[MAX_PLAYERS];
Nгo poderб ser usada da seguinte maneira
pawn Код:
Oi[playerid] = 1;
Somente serб usada da seguinte maneira
pawn Код:
Oi[playerid] = true;
● Floats,Como Funcionam ●
Floats, sгo nъmeros flutuantes,exemplo 100.1,95.8
Sгo usadas geralmente,para getar a vida do player,lataria do carro,coordenadas.
Como usamos uma float?
R:da Seguinte maneira

pawn Код:
new Float:X,Float:Y,Float:Z;
Agora vamos getar a posiзгo do player juntamente com as floats Acima
GetPlayerPos(playerid, X, Y, Z);
pawn Код:
format(string,sizeof(string),"As Coordenadas pegadas com Float sao X = %f ,Y = %f e Z = % f",X,Y,Z);
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
Bom й sу isso,vim fazer este tutorial pois muitos estгo com duvidas sobre o assunto,Aceito criticas Flw
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Variбveis - by Wellington1999 - 29.09.2013, 22:24
Re: Variбveis - by zPain - 29.09.2013, 22:32
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