[Include] MSi - Business
#1




Business

- Нndice
  • O que й msi_business?
  • Onde posso encontra-la?
  • Como utilizar?
  • Configuraзхes
  • Funзхes
  • Criando uma empresa
  • Pastas necessбrias
- O que й msi_business?
  • msi_business й uma include desenvolvida por Larceny e Lуs e tem como o objetivo conceder facilidade e simplicidade para criar e manusear empresas no jogo.
- Onde posso encontra-la?
  • A include faz parte da livraria MSi(Master Server Includes) e pode ser encontrada neste tуpico.
- Como utilizar?
  • Para utilizar esta include, simplesmente а inclua include a seu script:
    pawn Код:
    #include <MSi\msi_business>
- Configuraзхes
  • Caso preferir, certos valores podem ser configurados, sendo eles quantia mбxima de empresas e tamanho mбximo do nome da empresa, definindo ACIMA da include os seguintes cуdigos:
    pawn Код:
    #define MAX_BUSINESS        (QUANTA_MAXIMA_DE_EMPRESAS)
    #define MAX_BUSINESS_NAME   (QUANTIA_MAXIMA_DE_LETRAS)
  • Exemplo:
    pawn Код:
    #define MAX_BUSINESS        25
    #define MAX_BUSINESS_NAME   64
  • O cуdigo acima define que a quantia mбxima de empresas que podem ser criadas sгo 25 e o tamanho mбximo do nome de uma empresa й de 64 caracteres.
  • Por padrгo, a quantia mбxima de empresas que podem ser criadas sгo 50 e o tamanho mбximo do nome da empresa й de 64 chars.
- Funзхes
  • CreateBusiness(Float:Enterx, Float:Entery, Float:Enterz, Float:Entera, Float:Exitx, Float:Exity, Float:Exitz, Float:Exita, enterinterior = 0, exitinterior = 0, locked = 0, price = 0, cash = 0, owned = 0, owner[] = "Ninguem", name[] = "Indefinido");
    - Enterx: Coordenada X da entrada da empresa.
    - Entery: Coordenada Y da entrada da empresa.
    - Enterz: Coordenada Z da entrada da empresa.
    - Entera: Вngulo da entrada da empresa.

    - Exitx: Coordenada X da saнda da empresa.
    - Exity: Coordenada Y da saнda da empresa.
    - Exitz: Coordenada Z da saнda da empresa.
    - Exita: Вngulo da saнda da empresa.

    - enterinterior: ID do interior do exterior da empresa.
    - exitinterior: ID do interior do interior da empresa.
    - locked: Empresa trancada ou destrancada.
    - price: Preзo da empresa.

    - cash: Quantia no cofre da empresa.
    - owned: Empresa comprada.
    - owner[]: Nome do dono da empresa.
    - name[]: Nome da empresa.
    - Obs. Apenas as coordenadas sгo obrigatуrias nesta funзгo! O resto й OPCIONAL!

    - Criando uma empresa:
    pawn Код:
    CMD:criarempresa(playerid, params[])
    {
        CreateBusiness(10.0, 248.0, 457.5, 0.0, 0.0, 0.0, 0.0, 0.0);
        // Cria uma empresa em algum lugar
    }
  • SetBusinessEntrancePos(businessid, Float:x, Float:y, Float:z, Float:a)
    - businessid: ID da empresa que terб a posiзгo alterada.
    - x: Coordenada X da entrada da empresa.
    - y: Coordenada Y da entrada da empresa.
    - z: Coordenada Z da entrada da empresa.
    - a: Angulф da entrada da empresa.

    - Esta funзгo altera a posiзгo da entrada de uma empresa, exemplo:

    pawn Код:
    CMD:alterar_entrada_da_empresa_id_zero(playerid, params[])
    {
        SetBusinessEntrancePos(0, 4574.0, 124.0, 1155.0, 158.0)
        // Altera o local da entrada da empresa ID 0
    }
  • GetBusinessEntrancePos(businessid, &Float:x, &Float:y, &Float:z, &Float:a)
    - businessid: ID da empresa que terб a posiзгo obtida.
    - x: Coordenada X da entrada da empresa, passa por referкncia.
    - y: Coordenada Y da entrada da empresa, passa por referкncia.
    - z: Coordenada Z da entrada da empresa, passa por referкncia.
    - a: Angulф da entrada da empresa, passa por referкncia.

    - Esta funзгo obtйm as coordenadas da entrada de uma empresa e passa o valor para outra variбvel, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:obter_coord_empresa_zero(playerid, params[])
    {
        new Float:bizPos[4];
        GetBusinessEntrancePos(0, bizPos[0], bizPos[1], bizPos[2], bizPos[3])
        // Armazena as coordenadas da entrada da empresa na array bizPos.
    }
  • SetBusinessExitPos(businessid, Float:x, Float:y, Float:z, Float:a)
    - businessid: ID da empresa que terб a posiзгo alterada.
    - x: Coordenada X da saнda(interior) da empresa.
    - y: Coordenada Y da saнda(interior) da empresa.
    - z: Coordenada Z da saнda(interior) da empresa.
    - a: Angulф da saнda(interior) da empresa.

    - Esta funзгo altera a posiзгo da saнda(interior) de uma empresa, exemplo:

    pawn Код:
    CMD:alterar_saida_da_empresa_id_zero(playerid, params[])
    {
        SetBusinessExitPos(0, 574.0, 1244.0, 1002.0, 158.0)
        // Altera o local da saнda(interior) da empresa ID 0
    }
  • GetBusinessExitPos(businessid, &Float:x, &Float:y, &Float:z, &Float:a)
    - businessid: ID da empresa que terб a posiзгo obtida.
    - x: Coordenada X da saнda(interior) da empresa, passa por referкncia.
    - y: Coordenada Y da saнda(interior) da empresa, passa por referкncia.
    - z: Coordenada Z da saнda(interior) da empresa, passa por referкncia.
    - a: Angulф da saнda(interior) da empresa, passa por referкncia.

    - Esta funзгo obtйm as coordenadas da saнda(interior) de uma empresa e passa o valor para outra variбvel, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:obter_coord_empresa_zero(playerid, params[])
    {
        new Float:bizPos[4];
        GetBusinessExitPos(0, bizPos[0], bizPos[1], bizPos[2], bizPos[3])
        // Armazena as coordenadas da saнda(interior) da empresa na array bizPos.
    }
  • SetBusinessEntranceInterior(businessid, interior)
    - businessid: ID da empresa que terб o interior(do exterior) alterado.
    - interior: ID do interior.

    - Esta funзгo altera o ID do interior(do exterior) de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:alterar_interior_empresa(playerid, params[])
    {
        SetBusinessEntranceInterior(0, 2);
        // Altera o interiorid da empresaid 0 para 2.
    }
  • GetBusinessEntranceInterior(businessid)
    - businessid: ID da empresa que terб o interior(do exterior) obtido.

    - Esta funзгo obtйm o ID do interior(do exterior) de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:obter_interior_empresa(playerid, params[])
    {
        new interiorid = GetBusinessEntranceInterior(0);
        // Armazena o ID do interior(do exterior) da empresa 0 na var. interiorid.
    }
  • SetBusinessExitInterior(businessid, interior)
    - businessid: ID da empresa que terб o interior(do interior) alterado.
    - interior: ID do interior.

    - Esta funзгo altera o ID do interior(do interior) de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:alterar_interior_empresa(playerid, params[])
    {
        SetBusinessExitInterior(0, 2);
        // Altera o interiorid da empresaid 0 para 2.
    }
  • GetBusinessExitInterior(businessid)
    - businessid: ID da empresa que terб o interior(do interior) obtido.

    - Esta funзгo obtйm o ID do interior(do interior) de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:obter_interior_empresa(playerid, params[])
    {
        new interiorid = GetBusinessExitInterior(0);
        // Armazena o ID do interior(do interior) da empresa 0 na var. interiorid.
    }
  • SetBusinessLocked(businessid, locked)
    - businessid: ID da empresa.
    - locked: 1 Para trancar a empresa, 0 para destrancar.

    - Esta funзгo (des)tranca uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:trancar_empresa(playerid, params[])
    {
        SetBusinessLocked(0, true);
        // Tranca a empresa ID 0.
    }
  • IsBusinessLocked(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo verifica se uma empresa estб trancada, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_trancada(playerid, params[])
    {
        if (IsBusinessLocked(0)) print("Empresa ID 0 estб tramcada");
        // Verifica se uma ID 0 empresa estб trancada.
    }
  • SetBusinessPrice(businessid, price)
    - businessid: ID da empresa.
    - price: Preзo a ser definido а empresa

    - Esta funзгo altera o preзo de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_valor(playerid, params[])
    {
        SetBusinessPrice(0, 2500);
        // Altera o valor da empresa ID 0 para $2500.
    }
  • GetBusinessPrice(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm o preзo de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_valor(playerid, params[])
    {
        new empresa_valor = GetBusinessPrice(0);
        // Armazena o valor do preзo da empresa ID 0 na var. empresa_valor
    }
  • SetBusinessCash(businessid, value)
    - businessid: ID da empresa.
    - value: Quantia no cofre da empresa

    - Esta funзгo altera a quantia de dinheiro do cofre de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_cofre(playerid, params[])
    {
        SetBusinessCash(0, 3000);
        // Altera a quantia do cofre da empresa ID 0 para $3000.
    }
  • GetBusinessCash(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm a quantia de dinheiro no cofre de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_cofre(playerid, params[])
    {
        new empresa_cofre = GetBusinessCash(0);
        // Armazena o valor do cofre da empresa ID 0 na var. empresa_valor
    }
  • SetBusinessOwned(businessid, owned)
    - businessid: ID da empresa.
    - owned: 1 para definir que tem dono, 0 para definir que nгo tem dono

    - Esta funзгo define se uma empresa tem dono ou nгo, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_dono(playerid, params[])
    {
        SetBusinessOwned(0, true);
        // Define que a empresa ID 0 tem dono.
    }
  • IsBusinessOwned(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo verifica se uma empresa tem dono ou nгo, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_dono(playerid, params[])
    {
        if (IsBusinessOwned(0)); print("A empresa ID 0 tem dono.");
        // Verifica se a empresa ID 0 tem dono.
    }
  • SetBusinessOwner(businessid, owner[])
    - businessid: ID da empresa.
    - owner[]: Nome do dono da empresa

    - Esta funзгo altera o nome do dono da empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_dono(playerid, params[])
    {
        SetBusinessOwner(0, "Charles_Ricken");
        // Altera o nome do dono da empresa ID 0 para Charles_Ricken.
    }
  • GetBusinessOwner(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm o nome do dono da empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_dono(playerid, params[])
    {
        printf("O nome do dono da empresa ID 0 й %s", GetBusinessOwner(0));
        // Imprimi o nome do dono da empresa ID 0 no console.
    }
  • SetBusinessName(businessid, name[])
    - businessid: ID da empresa.
    - name[]: Nome da empresa

    - Esta funзгo altera o nome da empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_nome(playerid, params[])
    {
        SetBusinessName(0, "Restaurante - Prato feito");
        // Altera o nome do dono da empresa ID 0 para Restaurante - Prato feito.
    }
  • GetBusinessName(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm o nome da empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_nome(playerid, params[])
    {
        printf("O nome da empresa ID 0 й %s", GetBusinessName(0));
        // Imprimi o nome da empresa ID 0 no console.
    }
  • SetBusinessProducts(businessid, prods)
    - businessid: ID da empresa.
    - prods: Quantia de produtos da empresa

    - Esta funзгo altera a quantia de produtos de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_prods(playerid, params[])
    {
        SetBusinessProducts(0, 1000);
        // Altera a quantia de produtos da empresa ID 0 para 1000.
    }
  • GetBusinessProducts(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm a quantia de produtos de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_prods(playerid, params[])
    {
        new empresa_prods = GetBusinessProducts(0);
        // Armazena o valor de produtos da empresa ID 0 na var. empresa_prods
    }
  • GetBusinessPickupID(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm o ID do pickup de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_pickup(playerid, params[])
    {
        printf("O ID do pickup da empresa ID 0 й %i", GetBusinessPickupID(0));
        // Imprimi o ID da empresa ID 0 no console.
    }
  • SaveBusinessData(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo salva os dados de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:salvar_empresas(playerid, params[])
    {
        new i = 0;
        while(i < MAX_BUSINESS)
            SaveBusinessData(i), i++;
        // Salva os dados de todas as empresas do servidor
    }
  • LoadBusinessData(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Obs. Caso a empresa carregada exista ela serб criada automaticamente!
    - Esta funзгo carrega os dados de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:carregar_empresas(playerid, params[])
    {
        new i = 0;
        while(i < MAX_BUSINESS)
            LoadBusinessData(i), i++;
        // Carrega os dados de todas as empresas do servidor
    }
- Criando uma empresa
  • Para criar uma empresa tudo que vocк precisa fazer й usar a funзгo CreateBusiness, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:criarempresa(playerid, params[])
    {
        new Float:pPos[3];
        // Array para armazenar a posiзгo do jogador

        GetPlayerPos(playerid, pPos[0], pPos[1], pPos[2]);
        // Obtendo a posiзгo do jogador

        new nempresaid;
        // Variбvel para armazenar o ID da empresa

        nempresaid = CreateBusiness(Pos[0], Pos[1], Pos[2], 0.0, 0.0, 0.0, 0.0, 0.0);
        // Criando a empresa e armazenando o ID dela na variбvel

        SetBusinessName(nempresaid, "Restaurante");
        // Definindo o nome da empresa para restaurante

        SetBusinessPrice(nempresaid, 2000);
        // Definindo o preзo da empresa para $2000

        SaveBusinessData(nempresaid);
        // Salvando a empresa
    }

    public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid)
    {
        for (new i = 0; i < MAX_BUSINESS; i++)
        // Loop para checar todas as empresas
        {
            if(GetBusinessPickupID(i) == pickupid)
            // Verificando se um jogador pisou no pickup de uma empresa
            {
                new string[180];
                format(string, sizeof(string), "~b~~h~~h~~h~Esta empresa esta a venda!~n~~w~Nome: ~y~%s ~n~~w~Valor: ~y~%i", GetBusinessName(i), GetBusinessPrice(i));
                GameTextForPlayer(playerid, string, 3500, 3);
                // Mostrando os detalhes da empresa
                return 1;
            }
        }
        return 1;
    }
  • Simples assim, o cуdigo acima geraria um resultado similar a este:
- Pastas necessбrias
  • Й necessбrio ter a pasta "MSi/business" em sua pasta scriptfiles para poder salvar e carregar as empresas.
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MSi - Business - by Larceny - 13.02.2013, 17:51
Re: MSi - Business - by JapaN* - 13.02.2013, 18:43
Re: MSi - Business - by Sky™ - 13.02.2013, 20:59
Re: MSi - Business - by VenoN - 13.02.2013, 21:11
Re: MSi - Business - by dPlaYer_ - 14.02.2013, 02:01
Re: MSi - Business - by Schocc - 14.02.2013, 10:52
Re: MSi - Business - by Larceny - 14.02.2013, 11:02

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