22.11.2011, 00:27
(
Последний раз редактировалось rjjj; 22.11.2011 в 15:17.
)
Bem, para se fazer um sistema do tipo precisa-se basicamente da utilizaзгo de variбveis .
Fiz aqui um exemplo com explicaзхes :
Para mais informaзхes sobre variбveis, recomendo que leia este tutorial : https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=235924
Espero ter ajudado .
Fiz aqui um exemplo com explicaзхes :
pawn Код:
//Cria-se no Topo do GM, uma variбvel global:
new DinheiroNoCofre = 0; //Essa variбvel representarб o cofre no GameMode. o 0(zero) na linha indica o total inicial de dinheiro dentro cofre.
//No OnPlayerCommandText:
if(!strcmp(cmdtext, "/depositar", true))
{
DinheiroNoCofre += 3000; //Aqui vocк aumenta o valor armazenado na variбvel/cofre em 3000.
GivePlayerMoney(playerid, -3000); //Essa linha darб ao jogador -3000 de dinheiro, que equivale б aзгo de retirar 3000. Isso farб com que o jogador que usar o comando tenha a impressгo de que o dinheiro que ele perdeu foi para o cofre.
SendClientMessage(0x33CCFFAA, "Vocк depositou R$3000 no cofre."); //Manda uma mensagem.
return true;
}
if(!strcmp(cmdtext, "/sacar", true))
{
if(DinheiroNoCofre == 0) //Se o valor da variбvel que representa o cofre for zero.
{
SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFAA, "O cofre estб vazio."); //Uma mensagem й mandada.
return true; //E a leitura da funзгo й interrompida.
}
//Se a informaзгo do if nгo for verdadeira, o cуdigo continua daqui:
DinheiroNoCofre = 0; //Aqui vocк zera o valor da variбvel do cofre para que o mesmo fique "vazio", e, consequentemente, para que haja a impressгo de que o dinheiro foi realmente retirado do cofre.
SendClientMessage(0x33CCFFAA, "Vocк depositou R$3000 no cofre."); //Manda uma mensagem.
GivePlayerMoney(playerid, 3000); //Essa linha darб ao jogador 3000 de dinheiro.
return true;
}
if(!strcmp(cmdtext, "/saldo", true))
{
new STR[30]; //Cria uma variбvel array capaz de armazenar textos.
format(STR, 30, "Saldo do cofre: %i.", DinheiroNoCofre); //Formata o texto que a variбvel armazena na forma: "Saldo do cofre: (dinheiro no cofre)". Perceba que a variбvel "DinheiroNoCofre" aparece na linha, pois й ela que representa o valor dentro do cofre.
SendClientMessage(playerid, 0x33CCFFAA, STR); //Manda a mensagem formatada ao jogador.
return true;
}
Para mais informaзхes sobre variбveis, recomendo que leia este tutorial : https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=235924
Espero ter ajudado .