[Tutorial] Criando GangZone ( GZ )
#1

Nesse Tutorial, Vamos Criar um GangZone do 0, uma no Casarгo e outra prуximo ao aeroporto.

PS: vamos utilizar as seguintes organizaзхes Imaginarias:

pawn Код:
if(MinhaGang[playerid] == Vagos)
if(MinhaGang[playerid] == Grove)
1.0 - Pegando Coordenada da Nossa GangZone.



Como vocк ver a cima, Vocк tem que da /save do lado esquerdo abaixo, e do lado direito em cima. Veja o Vнdeo
( OBRIGATORIO PARA APRENDER ):


[ame]http://www.youtube.com/watch?v=QGFMfLCWSFs[/ame]

Vocк tambйm pode usar meu FS para criar: https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=562970

1.1 - Coordenada Criada.

Код:
AddPlayerClass(78,1208.1812,-2068.6694,69.0078,91.1575,0,0,0,0,0,0); // Esquerda Abaixo
AddPlayerClass(78,1122.5748,-1994.9491,69.0078,92.7242,0,0,0,0,0,0); // Direita Acima
Essas Sгo as Coordenadas Que Criamos Usando o Vнdeo.

Vamos Usar a Funзгo:


pawn Код:
GangZoneCreate(MinX, MinY, MaxX, MaxY);
// Ou Seja, a Menor Coordenada X e Y, e maior Coordenada X,Y.
Agora vamos pegar nossa coordenada e bota-lб no GangZoneCreate Ficando.

pawn Код:
GangZoneCreate(1122.5748, -2068.6694, 1208.1812, -1994.9491);
Verifique Agora a Coordenada X,Y Do Nosso Vнdeo e a GangZoneCreate a cima.

pronto, criamos nossa primeira GangZone, agora vamos dar continuidade...

1.2 - Criando a GangZone

Bote Isso no Topo do Seu GameMode:

pawn Код:
new Dominando[MAX_PLAYERS]; // Usaremos Quando o Player For Dominar
new GZCasarao; // Da Nome a Nossa GZ
new donoCasarao; // Define quem й o dono da GZ
new GuerranoCasarao; // Se Estiver Em Guerra o Casarao.
new ProvocoCasarao[MAX_PLAYERS]; // Se Ele der /do no casarгo.
new TempoGuerraCasarao; // Tempo Para Dominar/
forward GuerraCasarao(playerid); // Public de Dominar.
new CelulasJFS[128]; // new Que Iremos usar Para Nossas format.
new NomeJFS[MAX_PLAYER_NAME]; // Pegarб o Nome do Player ^^
Depois de Definir, Vamos Definir Para Quando Algum Player Entrar no Servidor, Setar a Cor da GangZone.

Bote Isso Abaixo No OnPlayerConnect.

pawn Код:
if(donoConstrucao == 0) // Se o DonoCasarao For 0, й Branca, de Ninguem.
{
     GangZoneShowForPlayer(playerid, GZConstrucao, 0xC0C0C0AA); // GangZone de Cor Normal ( Branca ).
}
if(donoConstrucao == 1) // Se o DonoCasarao For 1, й Dos Vagos.
{
    GangZoneShowForPlayer(playerid, GZConstrucao, CorVagos); // GangZone de Cor Vagos ( Amarela )
}
if(donoConstrucao == 2) // Se o DonoCasarao For 2, й Dos Grove.
{
    GangZoneShowForPlayer(playerid, GZConstrucao,CorGrove); // GangZone de Cor Grove ( Verde )
}
Bote Isso Abaixo no OnPlayerDisconnect

pawn Код:
if(ProvocoConstrucao[playerid] == 1) // Se o Player Estiver Domindo ( /do ), se ele sair, a GZ Ficarб Branca Denovo, Assim Podendo Dominar Denovo.
{
        // Essas Funзхes Abaixo Reseta a GangZone, Porque o Player que estavб dominando saiu, a GZ Volta ao seu estado de inнcio.
        GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao); // Para Fazer a GangZone Parar de Piscar.
        GangZoneShowForAll(GZCasarao, 0xFFFFFF96); // GangZone Voltarб a Ficar Branca.
        GuerranoCasarao = 0; // Setando Para poder dominar.
        ProvocoCasarao[playerid] = 0; // Setando Para poder dominar.
        donoCasarao = 0; // Setando para o dono 0 ( ninguem ).
        Dominando[playerid] = 0; // Setando que ninguem estб dominando.
        KillTimer(TempoGuerraCasarao); // Destroi o SetTimer Criado Para Dominar a GZ
}
Se Vocк Quiser Por Essa Parte, й a mesma coisa que a gente fez em cima, sу que, se o Player Morrer ele й resetado, se vocк quiser por para quando o player morrer, resetar bote na public OnPlayerDeath:

pawn Код:
if(ProvocoConstrucao[playerid] == 1) // Se o Player Estiver Domindo ( /do ), se ele Morrer, a GZ Ficarб Branca Denovo, Assim Podendo Dominar Denovo.
{
        // Essas Funзхes Abaixo Reseta a GangZone, Porque o Player que estavб dominando e morreu, a GZ Volta ao seu estado de inнcio.
        GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao); // Para Fazer a GangZone Parar de Piscar.
        GangZoneShowForAll(GZCasarao, 0xFFFFFF96); // GangZone Voltarб a Ficar Branca.
        GuerranoCasarao = 0; // Setando Para poder dominar.
        ProvocoCasarao[playerid] = 0; // Setando Para poder dominar.
        donoCasarao = 0; // Setando para o dono 0 ( ninguem ).
        Dominando[playerid] = 0; // Setando que ninguem estб dominando.
        KillTimer(TempoGuerraCasarao); // Destroi o SetTimer Criado Para Dominar a GZ
}
Agora no OnGameModeInit, Bote o Cуdigo Abaixo, Que Criarб nossa GangZone.

pawn Код:
GZCasarao = GangZoneCreate(1122.5748, -2068.6694, 1208.1812, -1994.9491);
// a GangZoneCreate foi o que a gente criou no nosso vнdeo, e demos o nome a ela.
Pronto Criamos a Nossa GZ e as funзхes, Agora Vamos Criar o Comando.

1.3 - Criando o Comando.

pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/dominar", true) == 0 || strcmp(cmdtext, "/do", true) == 0) // Ou /dominar ou /do ^^
{
        if(MinhaGang[playerid] == Vagos) // se for vagos
        {
              if(!IsPlayerInCasarao(playerid)) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк nгo estб em nenhum territуrio!");
              if(Dominando[playerid] == 1) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк Jб Estб Dominando um Territorio.");
              if(GuerranoCasarao == 1) return SendClientMessage(playerid, -1, "Jб estб tendo uma guerra nesse territorio.");
              GetPlayerName(playerid, NomeJFS, MAX_PLAYER_NAME); // pegando o nome do player
              format(CelulasJFS, sizeof(CelulasJFS), "%s e os Vagos Estгo Dominando o Casarгo",NomeJFS); // mensagem ao dominar
              SendClientMessageToAll(CorVagos, CelulasJFS); // para todos a mensagem.
              SendClientMessage(playerid, -1, "Fique esperto, Todos os Terroristas Foi Avisados!");
              SendClientMessage(playerid, -1, "Espere 1 minuto para dominar estб area.");
              GangZoneFlashForAll(GZCasarao, CorVagos); // Ficar piscando para todos.
              Dominando[playerid] = 1; // setando o 'DOMINANDO' Para 1.
              ProvocoCasarao[playerid] = 1; // setando o 'ProvocoCasarao' Para 1.
              GuerranoCasarao = 1; // setando o 'GuerranoCasarao ' Para 1.
              TempoGuerraCasarao = SetTimerEx("GuerraCasarao", 60000, 0, "i", playerid); // SetTimer Atй dominar ( 1 MIN )
              return true;
        }
        if(MinhaGang[playerid] == Grove) // se for grove
        {
              if(!IsPlayerInCasarao(playerid)) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк nгo estб em nenhum territуrio!");
              if(Dominando[playerid] == 1) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк Jб Estб Dominando um Territorio.");
              if(GuerranoCasarao == 1) return SendClientMessage(playerid, -1, "Jб estб tendo uma guerra nesse territorio.");
              GetPlayerName(playerid, NomeJFS, MAX_PLAYER_NAME); // getando o nome do player.
              format(CelulasJFS, sizeof(CelulasJFS), "%s e os Grove Estгo Dominando o Casarгo",NomeJFS); // mensagem
              SendClientMessageToAll(CorGrove, CelulasJFS); // mensagem a cima para todos
              SendClientMessage(playerid, -1, "Fique esperto, Todos os Terroristas Foi Avisados!");
              SendClientMessage(playerid, -1, "Espere 1 minuto para dominar estб area.");
              GangZoneFlashForAll(GZCasarao, CorGrove);// Ficar piscando para todos.
              Dominando[playerid] = 1; // setando o 'DOMINANDO' Para 1.
              ProvocoCasarao[playerid] = 1; // setando o 'ProvocoCasarao' Para 1.
              GuerranoCasarao = 1; // setando o 'GuerranoCasarao ' Para 1.
              TempoGuerraCasarao = SetTimerEx("GuerraCasarao", 60000, 0, "i", playerid);// SetTimer Atй dominar ( 1 MIN )
              return true;
        }
        return true;
}
1.4 - Completando o Timer SetTimerEx.

Agora Bote no Final do GameMode, Quando Dominar:

pawn Код:
public GuerraCasarao(playerid)
{
      if(MinhaGang[playerid] == Vagos)
      {
          if(ProvocoCasarao[playerid] == 1)
          {
                if(IsPlayerInCasarao(playerid))
                {
                    GetPlayerName(playerid, NomeJFS, MAX_PLAYER_NAME);
                    format(CelulasJFS, sizeof(CelulasJFS), "%s e os Vagos Dominaram a GangZone do Casarгo.",NomeJFS);
                    SendClientMessageToAll(CorVagos, CelulasJFS);
                    SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк Dominou a GangZone do Casarгo.");
                    GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
                    GangZoneShowForAll(GZCasarao, CorVagos);
                    Dominando[playerid] = 0;
                    ProvocoCasarao[playerid] = 0;
                    GuerranoCasarao = 0;
                    donoCasarao = 1;
                    KillTimer(TempoGuerraCasarao);
                    return true;
                }
                else
                {
                   SendClientMessage(playerid, CorVagos, "Vocк nгo estб na Construзгo Abandonada.");
                   Dominando[playerid] = 0;
                   GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
                   GangZoneShowForAll(GZCasarao, 0xFFFFFF96);
                   ProvocoCasarao[playerid] = 0;
                   GuerranoCasarao = 0;
                   donoCasarao = 0;
                   KillTimer(TempoGuerraCasarao);
                   return true;
                }
          }
          return true;
      }
      if(MinhaGang[playerid] == Grove)
      {
          if(ProvocoCasarao[playerid] == 1)
          {
                if(IsPlayerInCasarao(playerid))
                {
                       GetPlayerName(playerid, NomeJFS, MAX_PLAYER_NAME);
                       format(CelulasJFS, sizeof(CelulasJFS), "%s e os Grove Dominaram o Casarгo.",NomeJFS);
                       SendClientMessageToAll(CorGrove, CelulasJFS);
                       SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк dominou o Casarгo.");
                       GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
                       GangZoneShowForAll(GZCasarao, CorGrove);
                       Dominando[playerid] = 0;
                       ProvocoCasarao[playerid] = 0;
                       GuerranoCasarao = 0;
                       donoCasarao = 2;
                       KillTimer(TempoGuerraCasarao);
                       return true;
                }
                else
                {
                       SendClientMessage(playerid, CorGrove, "Vocк nгo estб na Construзгo Abandonada.");
                       Dominando[playerid] = 0;
                       GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
                       GangZoneShowForAll(GZCasarao, 0xFFFFFF96);
                       ProvocoCasarao[playerid] = 0;
                       GuerranoCasarao = 0;
                       donoCasarao = 0;
                       KillTimer(TempoGuerraCasarao);
                       return true;
                }
          }
          return true;
      }
      return true;
}
1.5 - Finazilando o IsPlayerInCasarao.

Se Lembra da Coordenada Que Criamos Lб no Comeзo ?

pawn Код:
GangZoneCreate(1122.5748, -2068.6694, 1208.1812, -1994.9491);
Entгo Basta Fazer o Seguinte.
No Final do Seu GameMode, Bote:

pawn Код:
stock IsPlayerInCasarao(playerid)
{
    new Float:x,Float:y,Float:z;
    GetPlayerPos(playerid, x, y, z);
    if(x >= 1122.5748 && y >= -2068.6694 && x <= 1208.1812 && y <= -1994.9491) return true;
    else return false;
}
Ou Seja, Basta Aplicar na Ordem Que Estб na GangZoneCreate.

Pronto Terminou o Nosso Tutorial, Caso Queria Um Code Sem Erros, й Pegando Normalmente, Abaixo um FilterScript Criado Por Mim:


pawn Код:
#include <a_samp>

new Dominando[MAX_PLAYERS];
new GZCasarao;
new donoCasarao;
new GuerranoCasarao;
new ProvocoCasarao[MAX_PLAYERS];
new TempoGuerraCasarao;
forward GuerraCasarao(playerid);
new CelulasJFS[128];
new NomeJFS[MAX_PLAYER_NAME];

//========================
//S istema de Gang Criado
new MinhaGang[MAX_PLAYERS];
#define Vagos 1
#define Grove 2
#define CorGrove 0x00FF00C8
#define CorVagos 0xFFFF00C8
//=========================

public OnFilterScriptInit()
{
    print("\n--------------------------------------");
    print("FS GangZ5one Casarгo Por Jonathan Feitosa Carregado.");
    print("--------------------------------------\n");
    return 1;
}

public OnFilterScriptExit()
{
    print("\n--------------------------------------");
    print("FS GangZone Casarгo Por Jonathan Feitosa Descarregado..");
    print("--------------------------------------\n");
    return 1;
}

main()
{
    print("\n----------------------------------");
    print("Criado Por: Jonathan Feitosa");
    print("----------------------------------\n");
}

public OnGameModeInit()
{
    GZCasarao = GangZoneCreate(1122.5748, -2068.6694, 1208.1812, -1994.9491);
    return 1;
}

public OnPlayerConnect(playerid)
{
    MinhaGang[playerid] = Grove;
    if(donoCasarao == 0)
    {
         GangZoneShowForPlayer(playerid, GZCasarao, 0xC0C0C0AA);
    }
    if(donoCasarao == 1)
    {
        GangZoneShowForPlayer(playerid, GZCasarao, CorVagos);
    }
    if(donoCasarao == 2)
    {
        GangZoneShowForPlayer(playerid, GZCasarao,CorGrove);
    }
    return 1;
}

public OnPlayerDisconnect(playerid, reason)
{
    if(ProvocoCasarao[playerid] == 1)
    {
         
         GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
         GangZoneShowForAll(GZCasarao, 0xFFFFFF96);
         GuerranoCasarao = 0;
         ProvocoCasarao[playerid] = 0;
         donoCasarao = 0;
         Dominando[playerid] = 0;
         KillTimer(TempoGuerraCasarao);
    }
    return 1;
}

public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason)
{
    if(ProvocoCasarao[playerid] == 1)
    {
           
         GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
         GangZoneShowForAll(GZCasarao, 0xFFFFFF96);
         GuerranoCasarao = 0;
         ProvocoCasarao[playerid] = 0;
         donoCasarao = 0;
         Dominando[playerid] = 0;
         KillTimer(TempoGuerraCasarao);
    }
    return 1;
}

public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    if(strcmp(cmdtext, "/dominar", true) == 0 || strcmp(cmdtext, "/do", true) == 0) // Ou /dominar ou /do ^^
    {
        if(MinhaGang[playerid] == Vagos)
        {
             if(!IsPlayerInCasarao(playerid)) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк nгo estб em nenhum territуrio!");
             if(Dominando[playerid] == 1) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк Jб Estб Dominando um Territorio.");
             if(GuerranoCasarao == 1) return SendClientMessage(playerid, -1, "Jб estб tendo uma guerra nesse territorio.");
             GetPlayerName(playerid, NomeJFS, MAX_PLAYER_NAME);
             format(CelulasJFS, sizeof(CelulasJFS), "%s e os Vagos Estгo Dominando o Casarгo",NomeJFS);
             SendClientMessageToAll(CorVagos, CelulasJFS);
             SendClientMessage(playerid, -1, "Fique esperto, Todos os Terroristas Foi Avisados!");
             SendClientMessage(playerid, -1, "Espere 1 minuto para dominar estб area.");
             GangZoneFlashForAll(GZCasarao, CorVagos);
             Dominando[playerid] = 1;
             ProvocoCasarao[playerid] = 1;
             GuerranoCasarao = 1;
             TempoGuerraCasarao = SetTimerEx("GuerraCasarao", 60000, 0, "i", playerid);
             return true;
        }
        if(MinhaGang[playerid] == Grove)
        {
             if(!IsPlayerInCasarao(playerid)) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк nгo estб em nenhum territуrio!");
             if(Dominando[playerid] == 1) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк Jб Estб Dominando um Territorio.");
             if(GuerranoCasarao == 1) return SendClientMessage(playerid, -1, "Jб estб tendo uma guerra nesse territorio.");
             GetPlayerName(playerid, NomeJFS, MAX_PLAYER_NAME);
             format(CelulasJFS, sizeof(CelulasJFS), "%s e os Grove Estгo Dominando o Casarгo",NomeJFS);
             SendClientMessageToAll(CorVagos, CelulasJFS);
             SendClientMessage(playerid, -1, "Fique esperto, Todos os Terroristas Foi Avisados!");
             SendClientMessage(playerid, -1, "Espere 1 minuto para dominar estб area.");
             GangZoneFlashForAll(GZCasarao, CorGrove);
             Dominando[playerid] = 1;
             ProvocoCasarao[playerid] = 1;
             GuerranoCasarao = 1;
             TempoGuerraCasarao = SetTimerEx("GuerraCasarao", 60000, 0, "i", playerid);
             return true;
        }
        return true;
    }
    if(strcmp(cmdtext, "/virarvagos", true) == 0)
    {
        MinhaGang[playerid] = Vagos;
        return true;
    }
    if(strcmp(cmdtext, "/virargrove", true) == 0)
    {
        MinhaGang[playerid] = Grove;
        return true;
    }
    return false;
}

public GuerraCasarao(playerid)
{
      if(MinhaGang[playerid] == Vagos)
      {
          if(ProvocoCasarao[playerid] == 1)
          {
                if(IsPlayerInCasarao(playerid))
                {
                    GetPlayerName(playerid, NomeJFS, MAX_PLAYER_NAME);
                    format(CelulasJFS, sizeof(CelulasJFS), "%s e os Vagos Dominaram a GangZone do Casarгo.",NomeJFS);
                    SendClientMessageToAll(CorVagos, CelulasJFS);
                    SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк Dominou a GangZone do Casarгo.");
                    GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
                    GangZoneShowForAll(GZCasarao, CorVagos);
                    Dominando[playerid] = 0;
                    ProvocoCasarao[playerid] = 0;
                    GuerranoCasarao = 0;
                    donoCasarao = 1;
                    KillTimer(TempoGuerraCasarao);
                    return true;
                }
                else
                {
                   SendClientMessage(playerid, CorVagos, "Vocк nгo estб na Construзгo Abandonada.");
                   Dominando[playerid] = 0;
                   GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
                   GangZoneShowForAll(GZCasarao, 0xFFFFFF96);
                   ProvocoCasarao[playerid] = 0;
                   GuerranoCasarao = 0;
                   donoCasarao = 0;
                   KillTimer(TempoGuerraCasarao);
                   return true;
                }
          }
          return true;
      }
      if(MinhaGang[playerid] == Grove)
      {
          if(ProvocoCasarao[playerid] == 1)
          {
            if(IsPlayerInCasarao(playerid))
            {
                   GetPlayerName(playerid, NomeJFS, MAX_PLAYER_NAME);
                   format(CelulasJFS, sizeof(CelulasJFS), "%s e os Grove Dominaram o Casarгo.",NomeJFS);
                   SendClientMessageToAll(CorGrove, CelulasJFS);
                   SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк dominou o Casarгo.");
                   GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
                   GangZoneShowForAll(GZCasarao, CorGrove);
                   Dominando[playerid] = 0;
                   ProvocoCasarao[playerid] = 0;
                   GuerranoCasarao = 0;
                   donoCasarao = 2;
                   KillTimer(TempoGuerraCasarao);
                   return true;
            }
            else
            {
                   SendClientMessage(playerid, CorGrove, "Vocк nгo estб na Construзгo Abandonada.");
                   Dominando[playerid] = 0;
                   GangZoneStopFlashForAll(GZCasarao);
                   GangZoneShowForAll(GZCasarao, 0xFFFFFF96);
                   ProvocoCasarao[playerid] = 0;
                   GuerranoCasarao = 0;
                   donoCasarao = 0;
                   KillTimer(TempoGuerraCasarao);
                   return true;
            }
          }
          return true;
      }
      return true;
}

stock IsPlayerInCasarao(playerid)
{
    new Float:x,Float:y,Float:z;
    GetPlayerPos(playerid, x, y, z);
    if(x >= 1122.5748 && y >= -2068.6694 && x <= 1208.1812 && y <= -1994.9491) return true;
    else return false;
}
Crйditos: Jonathan Feitosa

Antes de Terminar a GZ Ficou Pequena Como eu Criei, Simples, e Bem Legal.
Dъvidas ? Mande Por MSN, ( john_feat@hotmail.com ).


PS: Tutorial em Construзгo ( Explicaзхes. )
Ajudei ? Reputation.
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Criando GangZone ( GZ ) - by JonathanFeitosa - 25.08.2011, 19:22
Re: Criando GangZone ( GZ ) - by ViniBorn - 25.08.2011, 19:27
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Re: Criando GangZone ( GZ ) - by qSmoke - 02.03.2014, 17:27
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Re: Criando GangZone ( GZ ) - by DannielCooper - 02.03.2014, 19:05
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Re: Criando GangZone ( GZ ) - by DenilsonN - 01.07.2016, 08:04
Re: Criando GangZone ( GZ ) - by F1N4L - 01.07.2016, 11:39
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Re: Criando GangZone ( GZ ) - by CharleH - 06.05.2017, 05:26

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