[Tutorial] Identando seus cуdigos
#1

Identando Cуdigos


Vou explicar como fazer uma melhor identaзгo e deixar seus cуdigos mais legнveis de duas maneiras e facilitar seu trabalho.

Identaзгo Tradicional - Iniciantes/Intermediбrios (eu)


Um simples caso:

pawn Код:
main()
{
    new l;
    if( !l )
    {
        new a = 1;
        if( l + a )
        {
            new d = 2;
            if( l + a + d )
            {
                if( ( l - a ) + d )
                {

                }
                else
                {

                }
            }
        }
    }
}
Ou um caso mais complicado:

pawn Код:
#include <a_samp>
main()
{
    point:
    new a;
    a = random(5);
    if( a % 2 )
    {
        switch( a )
        {
            case 1, 3, 5:
            {
                if( ( a * 2 ) - 7 )
                    goto point;
                else
                    for( new i; i > 0; --i )
                        if( i == a )
                        {
                            goto point;
                        }
            }
        }
    }
}
Vocк percebe que em ambos os casos, eu faзo assim:

Код:
funзгo
    BLOCO
    BLOCO
        BLOCO2
            BLOCO3
        BLOCO2
    BLOCO
Ou seja. Cada funзгo, ou statement que vocк precisa usar brackets, as brackets vгo na mesma linha de identaзгo, MAS, as prуximas funзхes DENTRO dessas BRACKETS vгo na prуxima linha de identaзгo. Um simples TAB resolve.

Vocк pode fazer de qualquer maneira DESDE que vocк obedeзa a essa regra.

Код:
objeto {
    objeto {
        objeto {
            objeto {
            }
        }
    }
}
Vamos pensar de maneira diferente. um if й um pai. E tudo que tiver sob a CONDIЗГO dele sгo seus filhos.

Se ele tiver vбrios filhos, vocк usa brackets ({}) Senгo, vocк pode deixar o filho ъnico dele bem coladinho com ele:
pawn Код:
if( condiзгo )
    funзгo;

Identaзгo Um Pouco mais Complicada - Nгo se limite a aprender isso se se sente mais confortбvel.


pawn Код:
#include <a_samp>
main() {
    point:
    new a;
    a = random(5);
    if( a % 2 ) {
        switch( a ) {
            case 1, 3, 5: {
                if( ( a * 2 ) - 7 )
                    goto point;
                else
                    for( new i; i > 0; --i )
                        if( i == a ) {
                            goto point;
                        }
            }
        }
    }
}
Eu nгo diria que й muito complicado, mas a diferenзa, como pode notar й que ao invйs de pular uma linha, a bracket vai logo na mesma linha. Pra mim, sinceramente, eu prefiro a outra, pois descreve exatamente qual condiзгo deve acontecer tal fato. Mas a escolha й sua.


Espero que esse tutorial tenha ajudado a melhorar teu cуdigo. Um cуdigo limpo vale mais do que um complicado e 'escroto'.

Vlw =D
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Identando seus cуdigos - by steki. - 17.07.2011, 13:09
Re: Identando seus cуdigos - by RockFire - 17.07.2011, 13:35
Re: Identando seus cуdigos - by arakuta - 17.07.2011, 13:56
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Re: Identando seus cуdigos - by Josma_cmd - 17.07.2011, 17:43
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Re: Identando seus cуdigos - by arakuta - 18.07.2011, 00:10

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