24.06.2011, 03:20
Enum й como se fosse um agrupamento de variбveis que vгo ser usadas para a mesma coisa. Para comeзar, enum, se nгo me engano, significa enumerator.
Por exemplo, se vocк fosse usar variбveis para database de players, vocк usaria:
Como vimos, essas 3 variбveis vгo alojar o dinheiro, skin e vida do jogador, mas podemos organizar melhor colocando essas trкs variбveis no enum PlayerData, como no exemplo:
E como usar este enum? Crie uma variбvel global com o parвmetro MAX_PLAYERS, para estabelecer um playerid futuramente e o parвmetro PlayerData para poder usar qualquer variбvel desta enum. Ficaria assim:
Para usar, seria mais fбcil, olhe:
Isso setaria o dinheiro do cara para 5000 e a vida para 100. Quer dizer, nгo setaria, mas alojaria, para setar seria preciso o SetPlayerMoney e SetPlayerHealth.
Tambйm й possнvel variбveis com index, como:
Um exemplo de uso й:
Isso setaria o index 2 da variбvel Pvi da enum PlayerData para determinado playerid em 5.
Espero que tenha entendido.
Por exemplo, se vocк fosse usar variбveis para database de players, vocк usaria:
pawn Код:
new PDinheiro;
new PSkin;
new PVida;
pawn Код:
enum PlayerData
{
PDinheiro,
PSkin,
PVida
}
pawn Код:
enum PlayerData
{
PDinheiro,
PSkin,
PVida
}
new ArrayGlobal[MAX_PLAYERS][PlayerData];
pawn Код:
ArrayGlobal[playerid][Dinheiro] = 5000;
ArrayGlobal[playerid][Vida] = 100;
Tambйm й possнvel variбveis com index, como:
pawn Код:
enum PlayerData
{
PDinheiro,
PSkin,
PVida,
Pvi[4]
}
pawn Код:
ArrayGlobal[playerid][Pvi][2] = 5;
Espero que tenha entendido.