23.04.2011, 01:47
(
Последний раз редактировалось RockFire; 23.04.2011 в 20:00.
Причина: Correзгo
)
Este й meu primeiro tutorial, й simples mas pode ajudar alguns novatos.
Vou ensinar a usar 3DTextLabel, em uma posiзгo especнfica, em veнculos e players
Explicaзгo:
Usando Attach3DTextLabelToPlayer - Cria o Texto 3D em um player
No topo do GM/FS
Explicaзгo:
Usando Attach3DTextLabelToVehicle - Cria o Texto 3D em um veнculo
Explicaзгo:
Crйditos:
Vou ensinar a usar 3DTextLabel, em uma posiзгo especнfica, em veнculos e players
pawn Код:
label = Create3DTextLabel("Oi",0xFFFFFFAA,30.0,40.0,50.0,40.0,0);
- label - Й como um resumo da funзгo Create3DTextLabel(...);
- "Oi" - Dentro do "" vocк escreve o texto, tambйm pode-se formatar o texto usando uma string
pawn Код:
format(string,sizeof(string),"%s",funcao);
- Ao invйs de "Oi" colocar string e sem as aspas, tambйm nгo se esqueзa de definir a string e o tamanho da mesma
pawn Код:
new string[30];
- 0xFFFFFFAA - Seria a COR, que pode ser definida, isso pode poupar muito trabalho.
pawn Код:
#define COR_1 0xFFFFFFAA
- 30.0 - Й a coordenada X que й a latitude, ou seja leste e oeste.
- 40.0 - Й a coordenada Y que й a longitude, ou seja norte e sul.
- 50,0 - Й a coordenada Z que й a altura, ou seja a profundidade.
- 40.0 - Й o mundo virtual, no caso a dimensгo.
- 0 - Й para ser visualizado por objetos (0 = Falso 1 = Verdadeiro)
- Para destroir um Texto 3D use Delete3DTextLabel(label);
pawn Код:
dcmd_textlabel(playerid, params[])
{
#define COR_GAY 0xFFFFFFAA
new string[128];
new Float:x,Float:y,Float:z;
GetPlayerPos(playerid, x,y,z);
format(string,sizeof(string),"%s",params[1]);
Create3DTextLabel(string,COR_GAY,x,y,z,40.0,1);
return 1;
}
Usando Attach3DTextLabelToPlayer - Cria o Texto 3D em um player
No topo do GM/FS
pawn Код:
new Text3D:label[MAX_PLAYERS];
- Cria uma variбvel global (Se estiver no topo do GM ou FS serб global se estiver dentro de uma callback ou semelhante dentro das chaves "{" e "}" serб local).
pawn Код:
label[playerid] = Create3DTextLabel("Sou gay",0x008080FF,30.0,40.0,50.0,40.0,0); // Foi explicado acima
Attach3DTextLabelToPlayer(label[playerid], playerid, 0.0, 0.0, 0.7)
- label[playerid] - O resumo da funзгo Create3DTextLabel(...);
- playerid - O id do player
- 0.0 - Coordenada X do player
- 0.0 - Coordenada Y do player
- 0.7 - Coordenada Z do player, estб definido como 0.7, й altura entгo ficarб acima do skin do player
pawn Код:
dcmd_ptextlabel(playerid, params[])
{
#define COR_GAY 0xFFFFFFAA
new string[128];
new label[MAX_PLAYERS];
format(string,sizeof(string),"%s",params[1]);
label[playerid] = Create3DTextLabel(string,COR_GAY,x,y,z,40.0,1);
Attach3DTextLabelToPlayer(label[playerid], playerid, 0.0, 0.0, 0.7);
SendClientMessage(playerid,COR_GAY,string);
return 1;
}
pawn Код:
new vehicleid, Text3D:vehicle_text;
vehicle_text = Create3DTextLabel( "Texto", 0xFF0000AA, 0.0, 0.0, 0.0, 50.0, 0, 1 );
vehicleid = CreateVehicle( 510, 0.0. 0.0, 15.0, 5, 0, 120 );
Attach3DTextLabelToVehicle(vehicle_text, vehicleid, 0.0, 0.0, 2.0);
- new vehicleid, Text3D:vehicle_text; - Cria as variбveis vehicleid e vehicle_text
- vehicle_text = Create3DTextLabel(...); - Cria o texto 3D
- vehicleid = CreateVehicle( 510, 0.0. 0.0, 15.0, 5, 0, 120 ); - Cria o veнculo no caso com id que seria vehicleid
- Attach3DTextLabelToVehicle(vehicle_text, vehicleid, 0.0, 0.0, 2.0); - Cria o texto 3D no veнculo em vehicle_text й o texto 3D definido acima
- vehicleid й o id do veнculo
- 0.0 й a coordenada X
- 0.0 й a coordenada Y
- 2.0 й a coordenada Z
pawn Код:
new vehicleid, Text3D:vehicle_text;
public OnGameModeInit()
{
vehicleid = CreateVehicle( 510, 0.0. 0.0, 15.0, 5, 0, 120 );
}
dcmd_vtextlabel(playerid, params[])
{
#define COR_GAY 0xFFFFFFAA
new string[128];
new label[MAX_PLAYERS];
format(string,sizeof(string),"%s",params[1]);
label[playerid] = Create3DTextLabel(string,COR_GAY,x,y,z,40.0,1);
Attach3DTextLabelToVehicle(vehicle_text, vehicleid, 0.0, 0.0, 2.0);
SendClientMessage(playerid,COR_GAY,string);
return 1;
}
- Texto e comandos: feliperch
- Funзхes: Wiki
- dcmd: DracoBlue