29.08.2015, 00:39
(
Последний раз редактировалось JonathanFeitosa; 30.10.2017 в 18:14.
)
Antes de ler o resto do tуpico:
Caros amigos, apresento-vos hoje um plugin que pelo menos algumas pessoas desconhecem, e na minha opiniгo й um dos melhores plugins criados atй hoje, que toda a gente deveria usar. Ele se chama CrashDetect.
Quando ocorre algum erro no seu script ou o seu servidor crasha, informaзхes adicionais geradas pelo CrashDetect serгo apresentadas na consola e adicionadas ao seu server_log.txt, que poderб auxiliar/acelerar a descoberta da causa do problema, e posteriormente a sua resoluзгo (e acreditem, pode ajudar muito!).
Vocк pode descarregar o plugin CrashDetect aqui:
https://github.com/Zeex/samp-plugin-...etect/releases
http://i.imgur.com/q5TaTvW.png
Pessoas que jб usam o CrashDetect podem nгo estar a usб-lo da melhor forma, leia o seguinte:
Para alйm de vocк ter de colocar o plugin na pasta plugins do seu servidor (e adicionar "crashdetect" na linha "plugins" do seu server.cfg), vocк precisa de fazer mais uma coisa. Vocк precisa de configurar o compilador Pawn para compilar o seu GameMode de modo a dar mais informaзхes ъteis ao CrashDetect. Para tal, vб na sua pasta "pawno" e crie um ficheiro chamado "pawn.cfg" com os seguintes conteъdos:
Compile o seu GameMode novamente, e de seguida, abra o servidor SA-MP. Espere atй o servidor crashar (caso seja esse o seu caso), ou execute o comando que tem erro (caso seja esse o seu caso).
Caso nenhum .xml tenha sido criado na pasta dos GameModes й porque por algum motivo o compilador Pawn continua sem compilar em "debug mode". Se vocк nгo estб a usar o Pawno terб que configurar o seu editor Pawn/IDE para passar o parвmetro/flag -d3 para o compilador Pawn. Caso vocк esteja a usar o Pawno, tente fazer download do pawn.cfg aqui e colocar na pasta "pawno".
Vou pegar aqui numa print de uma pessoa que ajudei a resolver o seu problema, com base no CrashDetect:
Como pode ver pelos sublinhados de cor vermelha, o CrashDetect dб informaзхes bastante ъteis, como por exemplo a linha onde ocorre o erro (2834), a funзгo/callback onde ocorre o erro ("public cmd_idcarro", funзгo criada pelo ZCMD devido ao comando CMD:idcarro) e etc.
Este tуpico nгo foi feito exatamente com o objetivo de ser tutorial. Foi mais feito para evitar eu ter de andar a explicar o mesmo em cada tуpico que encontro que a pessoa nгo usa CrashDetect. Espero que vocк tenha comeзado a usar CrashDetect, e caso vocк jб usasse CrashDetect, espero que tenha verificado se o estб a usar da melhor maneira, visto que todo o mundo diz "usa o plugin CrashDetect", mas poucos sгo aqueles que configuram o Pawn para compilar o seu GM em debug mode (para o CrashDetect dar informaзхes ъteis, como a linha onde ocorre o erro).
Espero que tenham todos entendido o que falei para aqui, e espero que todos compreendam que a utilizaзгo deste plugin poderб ajudar significativamente na resoluзгo de um problema que tenham
P.S: Quando abrirem um tуpico a pedir ajuda e o CrashDetect der informaзхes, postem exatamente tudo o que o CrashDetect der! Vocк pode nгo entender nada, mas outras pessoas mais experientes poderгo entender e resolver o seu problema muito mais rapidamente! E nгo esqueзa tambйm de mostrar o cуdigo onde ocorre o erro, nгo somos bruxos para adivinhб-lo!
- Se vocк nгo sabe o que й CrashDetect, leia o tуpico todo, pois atravйs dele poderб identificar a causa do problema com (muito) mais facilidade.
- Se vocк jб usa CrashDetect, leia o tуpico para perceber se vocк realmente estб a usб-lo da melhor maneira (e jб vi muitos que nгo o fazem!).
Caros amigos, apresento-vos hoje um plugin que pelo menos algumas pessoas desconhecem, e na minha opiniгo й um dos melhores plugins criados atй hoje, que toda a gente deveria usar. Ele se chama CrashDetect.
Quando ocorre algum erro no seu script ou o seu servidor crasha, informaзхes adicionais geradas pelo CrashDetect serгo apresentadas na consola e adicionadas ao seu server_log.txt, que poderб auxiliar/acelerar a descoberta da causa do problema, e posteriormente a sua resoluзгo (e acreditem, pode ajudar muito!).
Vocк pode descarregar o plugin CrashDetect aqui:
https://github.com/Zeex/samp-plugin-...etect/releases
http://i.imgur.com/q5TaTvW.png
Pessoas que jб usam o CrashDetect podem nгo estar a usб-lo da melhor forma, leia o seguinte:
Para alйm de vocк ter de colocar o plugin na pasta plugins do seu servidor (e adicionar "crashdetect" na linha "plugins" do seu server.cfg), vocк precisa de fazer mais uma coisa. Vocк precisa de configurar o compilador Pawn para compilar o seu GameMode de modo a dar mais informaзхes ъteis ao CrashDetect. Para tal, vб na sua pasta "pawno" e crie um ficheiro chamado "pawn.cfg" com os seguintes conteъdos:
Код:
-r -O0 -d3
Caso nenhum .xml tenha sido criado na pasta dos GameModes й porque por algum motivo o compilador Pawn continua sem compilar em "debug mode". Se vocк nгo estб a usar o Pawno terб que configurar o seu editor Pawn/IDE para passar o parвmetro/flag -d3 para o compilador Pawn. Caso vocк esteja a usar o Pawno, tente fazer download do pawn.cfg aqui e colocar na pasta "pawno".
Vou pegar aqui numa print de uma pessoa que ajudei a resolver o seu problema, com base no CrashDetect:
Como pode ver pelos sublinhados de cor vermelha, o CrashDetect dб informaзхes bastante ъteis, como por exemplo a linha onde ocorre o erro (2834), a funзгo/callback onde ocorre o erro ("public cmd_idcarro", funзгo criada pelo ZCMD devido ao comando CMD:idcarro) e etc.
Este tуpico nгo foi feito exatamente com o objetivo de ser tutorial. Foi mais feito para evitar eu ter de andar a explicar o mesmo em cada tуpico que encontro que a pessoa nгo usa CrashDetect. Espero que vocк tenha comeзado a usar CrashDetect, e caso vocк jб usasse CrashDetect, espero que tenha verificado se o estб a usar da melhor maneira, visto que todo o mundo diz "usa o plugin CrashDetect", mas poucos sгo aqueles que configuram o Pawn para compilar o seu GM em debug mode (para o CrashDetect dar informaзхes ъteis, como a linha onde ocorre o erro).
Espero que tenham todos entendido o que falei para aqui, e espero que todos compreendam que a utilizaзгo deste plugin poderб ajudar significativamente na resoluзгo de um problema que tenham
P.S: Quando abrirem um tуpico a pedir ajuda e o CrashDetect der informaзхes, postem exatamente tudo o que o CrashDetect der! Vocк pode nгo entender nada, mas outras pessoas mais experientes poderгo entender e resolver o seu problema muito mais rapidamente! E nгo esqueзa tambйm de mostrar o cуdigo onde ocorre o erro, nгo somos bruxos para adivinhб-lo!