[Tutorial] Use CrashDetect para identificar erros e causas de crash (e aprenda como o usar corretamente!)
#1

Antes de ler o resto do tуpico:
  • Se vocк nгo sabe o que й CrashDetect, leia o tуpico todo, pois atravйs dele poderб identificar a causa do problema com (muito) mais facilidade.
  • Se vocк jб usa CrashDetect, leia o tуpico para perceber se vocк realmente estб a usб-lo da melhor maneira (e jб vi muitos que nгo o fazem!).
Jб nгo й a primeira vez que vejo pessoas a ficarem perdidas porque o servidor SA-MP crasha ou alguma alteraзгo que fizeram no script dб erro durante a execuзгo (por exemplo, num comando, dar a mensagem "SERVER: Unknown command", quando na verdade o comando existe).

Caros amigos, apresento-vos hoje um plugin que pelo menos algumas pessoas desconhecem, e na minha opiniгo й um dos melhores plugins criados atй hoje, que toda a gente deveria usar. Ele se chama CrashDetect.

Quando ocorre algum erro no seu script ou o seu servidor crasha, informaзхes adicionais geradas pelo CrashDetect serгo apresentadas na consola e adicionadas ao seu server_log.txt, que poderб auxiliar/acelerar a descoberta da causa do problema, e posteriormente a sua resoluзгo (e acreditem, pode ajudar muito!).

Vocк pode descarregar o plugin CrashDetect aqui:
https://github.com/Zeex/samp-plugin-...etect/releases
http://i.imgur.com/q5TaTvW.png

Pessoas que jб usam o CrashDetect podem nгo estar a usб-lo da melhor forma, leia o seguinte:
Para alйm de vocк ter de colocar o plugin na pasta plugins do seu servidor (e adicionar "crashdetect" na linha "plugins" do seu server.cfg), vocк precisa de fazer mais uma coisa. Vocк precisa de configurar o compilador Pawn para compilar o seu GameMode de modo a dar mais informaзхes ъteis ao CrashDetect. Para tal, vб na sua pasta "pawno" e crie um ficheiro chamado "pawn.cfg" com os seguintes conteъdos:
Код:
-r -O0 -d3
Compile o seu GameMode novamente, e de seguida, abra o servidor SA-MP. Espere atй o servidor crashar (caso seja esse o seu caso), ou execute o comando que tem erro (caso seja esse o seu caso).

Caso nenhum .xml tenha sido criado na pasta dos GameModes й porque por algum motivo o compilador Pawn continua sem compilar em "debug mode". Se vocк nгo estб a usar o Pawno terб que configurar o seu editor Pawn/IDE para passar o parвmetro/flag -d3 para o compilador Pawn. Caso vocк esteja a usar o Pawno, tente fazer download do pawn.cfg aqui e colocar na pasta "pawno".

Vou pegar aqui numa print de uma pessoa que ajudei a resolver o seu problema, com base no CrashDetect:


Como pode ver pelos sublinhados de cor vermelha, o CrashDetect dб informaзхes bastante ъteis, como por exemplo a linha onde ocorre o erro (2834), a funзгo/callback onde ocorre o erro ("public cmd_idcarro", funзгo criada pelo ZCMD devido ao comando CMD:idcarro) e etc.

Este tуpico nгo foi feito exatamente com o objetivo de ser tutorial. Foi mais feito para evitar eu ter de andar a explicar o mesmo em cada tуpico que encontro que a pessoa nгo usa CrashDetect. Espero que vocк tenha comeзado a usar CrashDetect, e caso vocк jб usasse CrashDetect, espero que tenha verificado se o estб a usar da melhor maneira, visto que todo o mundo diz "usa o plugin CrashDetect", mas poucos sгo aqueles que configuram o Pawn para compilar o seu GM em debug mode (para o CrashDetect dar informaзхes ъteis, como a linha onde ocorre o erro).

Espero que tenham todos entendido o que falei para aqui, e espero que todos compreendam que a utilizaзгo deste plugin poderб ajudar significativamente na resoluзгo de um problema que tenham

P.S: Quando abrirem um tуpico a pedir ajuda e o CrashDetect der informaзхes, postem exatamente tudo o que o CrashDetect der! Vocк pode nгo entender nada, mas outras pessoas mais experientes poderгo entender e resolver o seu problema muito mais rapidamente! E nгo esqueзa tambйm de mostrar o cуdigo onde ocorre o erro, nгo somos bruxos para adivinhб-lo!
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#2

Muito bom, seria legal postar como tutorial na pбgina de lanзamentos.
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#3

Depois um moderador edita o tнtulo, adiciona uma TAG e move para Lanзamentos.

Mas, muito bom. Passei a usar o CrashDetect por causa disso.
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#4

Informaзгo interessante. Merece +rep.

Deveria ter postado como um tutorial na бrea de Lanзamentos.
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#5

Muito bom +Rep
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#6

Muito bem,

espero que movam para a бrea de lanзamentos.
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#7

como faзo para saber porque minha gm estб dando unknonw ?
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#8

Quote:
Originally Posted by DKDarkking
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como faзo para saber porque minha gm estб dando unknonw ?
Vocк jб leu o tуpico e "instalou" o CrashDetect? Se sim, execute o seu servidor SA-MP, faзa a aзгo que provoca o erro e o CrashDetect irб dar informaзхes na sua consola. Vocк estб dizendo que o seu GameMode estб dando "Unknown", й num comando ou й ali no sнtio onde supostamente й o nome do seu GameMode?

Edit: Obrigado por todos os elogios
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#9

Quote:
Originally Posted by Nixtren
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Vocк jб leu o tуpico e "instalou" o CrashDetect? Se sim, execute o seu servidor SA-MP, faзa a aзгo que provoca o erro e o CrashDetect irб dar informaзхes na sua consola. Vocк estб dizendo que o seu GameMode estб dando "Unknown", й num comando ou й ali no sнtio onde supostamente й o nome do seu GameMode?
http://prntscr.com/8aezq6

se quiser ver por sн mesmo : 45.35.14.164:7777
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#10

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Originally Posted by DKDarkking
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http://prntscr.com/8aezq6

se quiser ver por sн mesmo : 45.35.14.164:7777
Vocк estб usando CrashDetect? Que mostra no server_log?

P.S: Acho melhor criar um novo tуpico :P
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