[Tutorial] DS Criaзгo de organizaзoes RP/G
#1

Ola povo do forum sa-mp , agora venho postar um tutorial depois de um longo tempo sem postar nada.
Se gostar comente , se nгo gostar critique mas com uma critica com uma boa fundamentaзгo;
Caso nгo tenha ficadomuito claro avisem.

VAMOS LA

Primeiro iremos criar os tipos de organizaзoes
PHP код:
#define     TYPE_COP             1
#define     TYPE_GANG            2
#define     TYPE_MAFIA           3
#define     TYPE_GOVERNAMENT     4 
temos tambem que criar as cores que cada org tera , neste exemplo usaremos estes
PHP код:
#define     COLOR_COP            0x5959FFFF
#define     COLOR_VAGOS          0xFFFF55FF
#define     COLOR_GROVE          0x7DFF7DFF
#define     COLOR_AZTECA         0x88FFFFFF
#define     COLOR_BALLAS         0xFF82FFFF
#define     COLOR_RUSSIA         0xFFFFD5FF
#define     COLOR_MAFIA          0xC0C0C0FF
#define     COLOR_BOMB           0xFF9191FF
#define     COLOR_MEDICO         0x4A0000FF
#define     COLOR_REP            0xFFC184FF
#define     COLOR_SEGU           0x000000FF 
Depois temos que criar as opзoes que ele terб , vamos criar em uma enum
Aqui escolhi poucas mas vocк pode adicionar varias
PHP код:
enum iorg {
   
NameORG[50],
   
Type,
   
SkinLider,
   
SkinMembro,
   
Color,
   
Float:X,
   
Float:Y,
   
Float:Z,
   
Armas[MAX_WEAPON],
   
Salario

Logo abaixo a variavel com todas as orgs e adicionar as informaзoes na sequencia que esta adicionado acima
No caso nossa sequencia e Nome da org, tipo, skin lider , skin membro, color, as tres pos de spawn , armas e salario.

PHP код:
new OrgInfo[MAX_ORGS][iorg] = {
    {
"Civil"000, -10.00.00.00}, // default
    /*       Policias        */
    
{"Policia Militar"TYPE_COP280281COLOR_COP0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Forзas Armadas",  TYPE_COP280281COLOR_COP0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Policia Militar"TYPE_COP287287COLOR_COP0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    
/*        Gangґs         */
    
{"Los Vagos",    TYPE_GANG108109COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    {
"Grove Street"TYPE_GANG105106COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    {
"Los Aztecas",  TYPE_GANG114115COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    {
"Ballas Gang",  TYPE_GANG104103COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    
/*        Mafiaґs        */
    
{"Russian Mafia",    TYPE_MAFIA111112COLOR_RUSSIA0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    {
"The Mafia",         TYPE_MAFIA127126COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    
/*        Governamentais       */
    
{"Bombeiros",     TYPE_GOVERNAMENT279278COLOR_BOMB0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Paramedicos",   TYPE_GOVERNAMENT276275COLOR_MEDICO0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Reporteres",    TYPE_GOVERNAMENT187187COLOR_REP0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Seguranзas",    TYPE_GOVERNAMENT163164COLOR_SEGU0.00.00.0, { 2431 } , 7500 }
}; 
Vamos a rapida explicaзгo

Vou esplicar uma linha dessas
PHP код:
"Policia Militar" Nome da organizaзгo
TYPE_COP 
Tipo da organizaзгo
280
281 Skin Lider e logo na sequenci skin membro
COLOR_COP 
Cor da org
0.0
0.00.0 = As coordenadas de Spawn (x,y,z)
2431 } = Dentro destas chaves vocк pode colocar quais armas eles terao no spawn por exemplo
7500 
salario que o jogador recebera em um payday por exemplo 
Temos que definir no topo do GM o limite de org e limite de armas
PHP код:
#define        MAX_ORGS         14
#define        MAX_WEAPON       2 
Agora darei explos de como usar :

OnPlayerSpawn
PHP код:
public OnPlayerSpawn(playerid)
{
     
/* Exemplos */
     
SetPlayerColor(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][Color]);
     
     
SetPlayerSkin(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][SkinLider]);// Lembrado que tera que getar se ele e lider
     
GivePlayerMoney(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][Salario]);
     
SetPlayerPos(playeridOrgInfo[1][X], OrgInfo[1][Y], OrgInfo[1][Z]);
     for(new 
weaponidweaponidMAX_WEAPONweaponid++)
     {
          
GivePlayerWeapon(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][Armas][weaponid], 999);
     }
     
     return 
true;

verificar se e COP
PHP код:
if(OrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][Type] != TYPE_COP)return SendClientMessage(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][Color]), "Err: Vocк nгo e um policial"
O que seria a '/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/' ??
Exemplos
PHP код:
Variavel que guarda o nomero da org que somos membro ou lider
Alguns guardam assim
Player
[playerid][pMember]
Player[playerid][pLider]
Essas variaveis que citei acima tens que ser criadono seu sistema de registro 
DE TUDO ISSO QUE FIZ CADA UM PODE FAZER DO SEU GEITO , MUDAR OS TYPES , COLOR, NAMES ETC.
Caso tenha alguma duvida poste que tentarei exclarecer.



Base do tutorial
PHP код:
#include         a_samp
#define        MAX_ORGS         14
#define        MAX_WEAPON       2
/*       Type         */
#define     TYPE_COP             1
#define     TYPE_GANG            2
#define     TYPE_MAFIA           3
#define     TYPE_GOVERNAMENT     4
/*       Color        */
#define     COLOR_COP            0x5959FFFF
#define     COLOR_VAGOS          0xFFFF55FF
#define     COLOR_GROVE          0x7DFF7DFF
#define     COLOR_AZTECA         0x88FFFFFF
#define     COLOR_BALLAS         0xFF82FFFF
#define     COLOR_RUSSIA         0xFFFFD5FF
#define     COLOR_MAFIA          0xC0C0C0FF
#define     COLOR_BOMB           0xFF9191FF
#define     COLOR_MEDICO         0x4A0000FF
#define     COLOR_REP            0xFFC184FF
#define     COLOR_SEGU           0x000000FF
enum iorg {
   
NameORG[50],
   
Type,
   
SkinLider,
   
SkinMembro,
   
Color,
   
Float:X,
   
Float:Y,
   
Float:Z,
   
Armas[MAX_WEAPON],
   
Salario
}
new 
OrgInfo[MAX_ORGS][iorg] = {
    {
"Civil"000, -10.00.00.00}, // default
    /*       Policias        */
    
{"Policia Militar"TYPE_COP280281COLOR_COP0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Forзas Armadas",  TYPE_COP280281COLOR_COP0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Policia Militar"TYPE_COP287287COLOR_COP0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    
/*        Gangґs         */
    
{"Los Vagos",    TYPE_GANG108109COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    {
"Grove Street"TYPE_GANG105106COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    {
"Los Aztecas",  TYPE_GANG114115COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    {
"Ballas Gang",  TYPE_GANG104103COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    
/*        Mafiaґs        */
    
{"Russian Mafia",    TYPE_MAFIA111112COLOR_RUSSIA0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    {
"The Mafia",         TYPE_MAFIA127126COLOR_VAGOS0.00.00.0, { 2431 } , 500 },
    
/*        Governamentais       */
    
{"Bombeiros",     TYPE_GOVERNAMENT279278COLOR_BOMB0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Paramedicos",   TYPE_GOVERNAMENT276275COLOR_MEDICO0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Reporteres",    TYPE_GOVERNAMENT187187COLOR_REP0.00.00.0, { 2431 } , 7500 },
    {
"Seguranзas",    TYPE_GOVERNAMENT163164COLOR_SEGU0.00.00.0, { 2431 } , 7500 }
};
public 
OnPlayerSpawn(playerid)
{
     
SetPlayerColor(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][Color]);
     
SetPlayerSkin(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][SkinLider]);// Lembrado que tera que getar se ele e lider
     
GivePlayerMoney(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][Salario]);
     
SetPlayerPos(playeridOrgInfo[1][X], OrgInfo[1][Y], OrgInfo[1][Z]);
     for(new 
weaponidweaponidMAX_WEAPONweaponid++)
     {
          
GivePlayerWeapon(playeridOrgInfo[1/*No lugar do 1 a var que indica a org do jogador*/][Armas][weaponid], 999);
     }
     return 
true;


Creditos
Don_Speed (Skype maurilio.don)



PS : SE ERREI ALGO ME AVISEM
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#2

parabйns, gostei +rep
Reply
#3

Ficou уtimo parabйns, vai ajudar muitas pessoas do fуrum.
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#4

muitos caras querem fazer orgs e nem sabem por onde comecar...

isto ira ajudar-los

parabens.
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#5

Bom tutorial.

como PT disse, Algumas pessoas nгo sabem por onde comeзar a criar as orgs.
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#6

Muito obrigado galera .
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#7

Boa cara, uma maneira bem simplificada de se fazer, com uma explicaзгo boa.
Tem tudo para novatos aprenderem!

Parabйns +rep.
Reply
#8

muito bom, agora sу falta fazer um infoorg simples e legal
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#9

REMOVED
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#10

Quote:
Originally Posted by ViniKuliveguisky
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Boa cara, uma maneira bem simplificada de se fazer, com uma explicaзгo boa.
Tem tudo para novatos aprenderem!

Parabйns +rep.
Quote:
Originally Posted by Schocc
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Muito bom tutorial, apesar de existir inъmeras formas de criar organizaзхes.
Muito obrigado pelo comentario .


Quote:
Originally Posted by standart
Посмотреть сообщение
muito bom, agora sу falta fazer um infoorg simples e legal
Vamos ver ao decorrer da semana o que podemos fazer .
Pois para fazer um tutorial assim poderias montar um codigo em cima de uma base .ViniBorn montou algo bem interresante .
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#11

Faltou algumas coisinhas, como salvar, chat da org, comandos de administraзгo da org..

O tutorial em si ficou uma bandeija exposta para o leitor pegar as partes dos cуdigos e ir colocando em seu script, o que eu nгo acho certo. O que estб explicado estб bem explicado, e acho que isso que conta no exato momento. O tutorial ficou obscuro, ainda mais que falta bastante para ele ensinar a fazer organizaзхes.

Eu disse que nгo concordo que entreguem cуdigos de bandeija, mas eu fiz uma crнtica ao seu tutorial por este motivo, estaria eu me negando? Talvez, mas se й para ensinar a fazer um sistema complexo como este, nгo й um tutorial deste tamanho que resolverб os problemas do leitor.
Reply
#12

Quote:
Originally Posted by Kuddy
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Faltou algumas coisinhas, como salvar, chat da org, comandos de administraзгo da org..

O tutorial em si ficou uma bandeija exposta para o leitor pegar as partes dos cуdigos e ir colocando em seu script, o que eu nгo acho certo. O que estб explicado estб bem explicado, e acho que isso que conta no exato momento. O tutorial ficou obscuro, ainda mais que falta um pouco para ele ensinar a fazer organizaзхes.

Eu disse que nгo concordo que entreguem cуdigos de bandeija, mas eu fiz uma crнtica ao seu tutorial por este motivo, estaria eu me negando? Nгo, mas se й para ensinar a fazer um sistema complexo como este, nгo й um tutorial deste tamanho que resolverб os problemas do leitor.
Ok obrigado pela critica , concordo com algumas partes e disconcordo com outras , porem nгo vem ao caso de cita-las .
Novamente muito obrigado .

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#13

Muito bom !
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#14

Nunca criei orgs desse metodo O.o mas estб bom, й bom pra quem estб iniciando, mas tem mйtodos melhores.
Reply
#15

Bom tutorial, vai ajudar muita gente em, parabens +rep
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