[Tutorial] Como criar um Emprego
#1

°°Tutorial de Emprego°°
Bem ola a todos estou aki hoje para ensinar a vcs como criar um emprego,sei que ja existe um tutorial sobre isto porйm acho que este jeito й melhor, entгo mгos ao teclado!

primeiro de tudo no topo de seu Game Mode:
pawn Код:
#define Cor_Advogado  0xFF6600AA
enum pInfo
{
    pEmprego
}
new PlayerInfo[MAX_PLAYERS][pInfo]
Pronto, nosso emprego esta definido e tem sua cor Prуpria.

Agora irei explicar como vocк fas para o player pegar o emprego:

pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/viraradvogado", true) == 0)
{
    PlayerInfo[playerid][pEmprego] = 1; // Alйm de "Definir" que o emprego do player й 1 que no caso й advogado, ele       seta o emprego do player para 1 (advogado).
    SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Parabens, vocк virou um advogado");//Manda a mensagem para o   player disendo que ele virou um advogado.
}
Pronto assim vc seta o emprego do player.

Agora irei mostrar como criar um comando apenas para quem й do emprego:

pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/checaradvogado", true) == 0)
{
    if(PlayerInfo[playerid][pEmprego] == 1)//Checa se o player й do emprego 1 (Advogado)
{
    SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Parabens, vocк й um advogado");//Manda a mensagem disendo que o player й advogado.
}
else {//Checa se o player nгo й advogado
    SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Vocк nгo й um advogado.");//Manda a mensagem disendo que ele nгo й um advogado.
}
}
Assim й que se cria um comando para um emprego, entгo vamos criar um comando para sair do emprego:

pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/sairdoemprego", true) == 0)
{
    if(PlayerInfo[playerid][pEmprego] == 1)//Checa se o player й do emprego 1 (Advogado).
{
    PlayerInfo[playerid][pEmprego] = 0;//Seta o emprego do player para 0 (Sem emprego ou se preferir Civil).
    SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Parabens, vocк nгo й mais um advogado");//Manda a mensagem disendo que o player nгo й mais um advogado.
}
else {//Checa se o player nгo й advogado
    SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Vocк nгo tem um emprego!");//Manda a mensagem disendo que ele nгo й um advogado.
}
}
Bem e й assim que se cria um emprego, facil porйm chato de fazer. Se aver algo errado por favor deiche um coment para que eu arrume.

Salvando os empregos:
Aqui irei colocar como salvar os empregos com FINI.

No topo de seu Game Mode:
pawn Код:
#include <a_fini>// ou #include <Fini>
new pName[MAX_PLAYER_NAME];//Define o nome para usarmos no GetPlayerName
Agora no OnPlayerDisconnect:
pawn Код:
new string[80];//Define a string para usarmos.
    GetPlayerName(playerid, pName, sizeof(pName));//Pega o nome do Player.
    format(string, sizeof(string), "Empregos/%s.ini",pName);//Cria o formato do arquivo.
    if(Fini_Exists(string))//Checa se o arquivo do Formato que definimos a cima existe.
{
 
    Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo para podermos salvar o emprego.
    Fini_SetVal("Emprego", PlayerInfo[playerid][pEmprego]);//salva o emprego do player.
    Fini_SaveFile(string);//salva o arquivo.
    Fini_CloseFile();//fecha o arquivo.
}
    else {//Se o player nгo tem o arquivo de emprego, ele sera criado automaticamente.
    Fini_Create(string);//cria o arquivo do player para salvar o emprego.
    Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo do player para modificarmos oque ah dentro.
    Fini_SetVal("Emprego", PlayerInfo[playerid][pEmprego]);//Seta o emprego do player para salvarmos
    Fini_SaveFile(string);//salva o arquivo do player para quando ele logar entrar com o mesmo emprego em que saio.
    Fini_CloseFile();// fecha o arquivo do emprego do player
}
Pronto. Arquivo salvo.

Agora quando o player logar, ele presisa voltar com o mesmo emprego. Entгo usamos o seguinte:

Agora no OnPlayerConnect:
pawn Код:
new string[80];//Define a string para usarmos.
        GetPlayerName(playerid, pName, sizeof(pName));//Pega o nome do Player.
        format(string, sizeof(string), "Empregos/%s.ini",pName);//Cria o formato do arquivo.
        Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo para pegar o emprego do player.
        PlayerInfo[playerid][pEmprego] = Fini_GetValue("Emprego"); //Pega o emprego do player
        Fini_CloseFile();//Fecha o arquivo.
Pronto! O player loga com o mesmo emprego em que deslogou.

Espero que esse Tutorial ajude a todos que presisam de ajuda em criar um emprego.

Crйditos:

CrazY_Fenix(Mandrack_FreeZe) pelo tutorial inteiro.
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#2

Ъtil.
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#3

Quote:
Originally Posted by Edu33
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Ъtil.
Vlw!
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#4

Acho q compensaria mais fazer um tuto explicando melhor sobre variбveis e enums do que fazer um tutorial dessa maneira.
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#5

Tutorial util porem se sair do servidor e voltar ja sabe ne? entгo tenta por um tuto pra salvar o emprego tambem ne ;d
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#6

Quote:
Originally Posted by Kuddy
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Acho q compensaria mais fazer um tuto explicando melhor sobre variбveis e enums do que fazer um tutorial dessa maneira.
й um tuto de faser emprego... Eu tambem pensei em faser um tuto de enum mais й que quando pensei tava no meio do tuto kk ai nгo dava, sу server como exemplo pro caso dos novatos quiserem faser seu prуprio sistema de emprego.

Vale pelo coment!
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#7

Fazendo um tutorial deveria ao menos indentar neh!
Tuto bem simples mas deve ajudar alguйm!
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#8

Quote:
Originally Posted by Jake_Dunlapp
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Tutorial util porem se sair do servidor e voltar ja sabe ne? entгo tenta por um tuto pra salvar o emprego tambem ne ;d
pode crer vo botar tambйm, vlw pela dica!
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#9

Seria melhor se usastes uma define, ao invйs de numero e tambйm indentaзгo melhor, Ficaria bem mais simples dos "mais novatos" entenderem.

pawn Код:
#define Advogado 1
#define Mecanico 2

// Como usar:
if(PlayerInfo[playerid][pEmprego] == Advogado) return SendClientMessage(playerid,-1,"vocк й advogado");

//Oposiзгo acima:
if(PlayerInfo[playerid][pEmprego] != Advogado) return SendClientMessage(playerid,-1,"vocк NГO й advogado");

// Como Usar 2:
if(PlayerInfo[playerid][pEmprego] == Mecanico ) return SendClientMessage(playerid,-1,"vocк й Mecanico ");

//Oposiзгo acima:
if(PlayerInfo[playerid][pEmprego] != Mecanico ) return SendClientMessage(playerid,-1,"vocк  NГO й Mecanico ");
De qualquer maneira, Nгo achei muito bom, poderia ter mais funзхes. Porйm, й ъtil.
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#10

pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[]) {

    if(!strcmp(cmdtext, "/viraradvogado", false)) {
   
        if(!GetPVarInt(playerid, #advogado)) {
            SendClientMessage(playerid, 0xFFFF00FF, "[ERRO]: Vocк jб й advogado!");
        }
        SetPVarInt(playerid, #advogado, 1);
        SendClientMessage(playerid, 0xFFFF00FF, "[INFO]: Vocк virou advogado!");
        return 1;
    }
    if(!strcmp(cmdtext, "/checaradvogado", false)) {
   
        if(GetPVarInt(playerid, #advogado)) {
            SendClientMessage(playerid, 0xFFFF00FF, "[ERRO]: Vocк nгo й um advogado!");
        }
        SendClientMessage(playerid, 0xFFFF00FF, "[INFO]: Parabкns vocк й um advogado!");
        return 1;
    }
    if(!strcmp(cmdtext, "/sairdoemprego", false)) {
   
        if(GetPVarInt(playerid, #advogado)) {
            SendClientMessage(playerid, 0xFFFF00FF, "[ERRO]: Vocк nгo й um advogado!");
        }
        SetPVarInt(playerid, #advogado, 0);
        SendClientMessage(playerid, 0xFFFF00FF, "[INFO]: Vocк saiu do emprego de advogado!");
        return 1;
    }

    return 0;
}
Isso estб mais para um cуdigo ъtil. Quem sabe seja ъtil para alguйm!
Reply
#11

Sistema de salvamento adicionado. Aproveitem pessoal.

leonardo1434 , vlw pela dica.

Obrigado por postar tambйm vlw!
Reply
#12

Por Favor,ajustar a identaзгo. Pois irб estragar com o entendimento dos outros.
Reply
#13

Quote:
Originally Posted by leonardo1434
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Por Favor,ajustar a identaзгo. Pois irб estragar com o entendimento dos outros.
ok. vlw por avisar.
Reply
#14

deu esse erro ai ajuda

C:\Documents and Settings\Fernando\Desktop\Untitled.pwn(53) : warning 217: loose indentation
C:\Documents and Settings\Fernando\Desktop\Untitled.pwn(53) : error 017: undefined symbol "pName"
C:\Documents and Settings\Fernando\Desktop\Untitled.pwn(53) : error 017: undefined symbol "pName"
C:\Documents and Settings\Fernando\Desktop\Untitled.pwn(53) : error 029: invalid expression, assumed zero
C:\Documents and Settings\Fernando\Desktop\Untitled.pwn(53) : fatal error 107: too many error messages on one line

Compilation aborted.Pawn compiler 3.2.3664 Copyright © 1997-2006, ITB CompuPhase


4 Errors.


olha como esta

#include <a_samp>

#if defined FILTERSCRIPT
#include <a_fini>// ou #include <Fini>
new pName[MAX_PLAYER_NAME];//Define o nome para usarmos no GetPlayerName

public OnFilterScriptInit()
}
#define Cor_Advogado 0xFF6600AA
enum pInfo
{
pEmprego
}
new PlayerInfo[MAX_PLAYERS][pInfo]

#else

main()
{
print("\n----------------------------------");
print(" Euro Trucker Simulador 2");
print("----------------------------------\n");
}

#endif

public OnGameModeInit()
{
// Don't use these lines if it's a filterscript
SetGameModeText("EURO_TRUCKER");
AddPlayerClass(192, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746, 269.1425, 0, 0, 0, 0, 0, 0);
AddPlayerClass(199, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746, 269.1425, 0, 0, 0, 0, 0, 0);
AddPlayerClass(15, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746, 269.1425, 0, 0, 0, 0, 0, 0);
return 1;
}

public OnGameModeExit()
{
return 1;
}

public OnPlayerRequestClass(playerid, classid)
{
SetPlayerPos(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);
SetPlayerCameraPos(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);
SetPlayerCameraLookAt(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);
return 1;
}

public OnPlayerConnect(playerid)
{
new string[80];//Define a string para usarmos.
GetPlayerName(playerid, pName, sizeof(pName));//Pega o nome do Player.
format(string, sizeof(string), "Empregos/%s.ini",pName);//Cria o formato do arquivo.
Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo para pegar o emprego do player.
PlayerInfo[playerid][pEmprego] = Fini_GetValue("Emprego"); //Pega o emprego do player
Fini_CloseFile();//Fecha o arquivo.
{
return 1;
}

public OnPlayerDisconnect(playerid, reason)
new string[80];//Define a string para usarmos.
GetPlayerName(playerid, pName, sizeof(pName));//Pega o nome do Player.
format(string, sizeof(string), "Empregos/%s.ini",pName);//Cria o formato do arquivo.
if(Fini_Exists(string))//Checa se o arquivo do Formato que definimos a cima existe.
{

Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo para podermos salvar o emprego.
Fini_SetVal("Emprego", PlayerInfo[playerid][pEmprego]);//salva o emprego do player.
Fini_SaveFile(string);//salva o arquivo.
Fini_CloseFile();//fecha o arquivo.
}
else {//Se o player nгo tem o arquivo de emprego, ele sera criado automaticamente.
Fini_Create(string);//cria o arquivo do player para salvar o emprego.
Fini_OpenFile(string);//abre o arquivo do player para modificarmos oque ah dentro.
Fini_SetVal("Emprego", PlayerInfo[playerid][pEmprego]);//Seta o emprego do player para salvarmos
Fini_SaveFile(string);//salva o arquivo do player para quando ele logar entrar com o mesmo emprego em que saio.
Fini_CloseFile();// fecha o arquivo do emprego do player
}
{
return 1;
}

public OnPlayerSpawn(playerid)
{
return 1;
}

public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason)
{
return 1;
}

public OnVehicleSpawn(vehicleid)
{
return 1;
}

public OnVehicleDeath(vehicleid, killerid)
{
return 1;
}

public OnPlayerText(playerid, text[])
{
return 1;
}

public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
if(strcmp(cmdtext, "/viraradvogado", true) == 0)
{
PlayerInfo[playerid][pEmprego] = 1; // Alйm de "Definir" que o emprego do player й 1 que no caso й advogado, ele seta o emprego do player para 1 (advogado).
SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Parabens, vocк virou um advogado");//Manda a mensagem para o player disendo que ele virou um advogado.

{
if(strcmp(cmdtext, "/checaradvogado", true) == 0)
{
if(PlayerInfo[playerid][pEmprego] == 1)//Checa se o player й do emprego 1 (Advogado)
{
SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Parabens, vocк й um advogado");//Manda a mensagem disendo que o player й advogado.
}
else {//Checa se o player nгo й advogado
SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Vocк nгo й um advogado.");//Manda a mensagem disendo que ele nгo й um advogado.
}
}
if(strcmp(cmdtext, "/sairdoemprego", true) == 0)
{
if(PlayerInfo[playerid][pEmprego] == 1)//Checa se o player й do emprego 1 (Advogado).
{
PlayerInfo[playerid][pEmprego] = 0;//Seta o emprego do player para 0 (Sem emprego ou se preferir Civil).
SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Parabens, vocк nгo й mais um advogado");//Manda a mensagem disendo que o player nгo й mais um advogado.
}
else {//Checa se o player nгo й advogado
SendClientMessage(playerid, Cor_Advogado, "Vocк nгo tem um emprego!");//Manda a mensagem disendo que ele nгo й um advogado.
}
}
if (strcmp("/mycommand", cmdtext, true, 10) == 0)
{
// Do something here
return 1;
}
return 0;
}

public OnPlayerEnterVehicle(playerid, vehicleid, ispassenger)
{
return 1;
}

public OnPlayerExitVehicle(playerid, vehicleid)
{
return 1;
}

public OnPlayerStateChange(playerid, newstate, oldstate)
{
return 1;
}

public OnPlayerEnterCheckpoint(playerid)
{
return 1;
}

public OnPlayerLeaveCheckpoint(playerid)
{
return 1;
}

public OnPlayerEnterRaceCheckpoint(playerid)
{
return 1;
}

public OnPlayerLeaveRaceCheckpoint(playerid)
{
return 1;
}

public OnRconCommand(cmd[])
{
return 1;
}

public OnPlayerRequestSpawn(playerid)
{
return 1;
}

public OnObjectMoved(objectid)
{
return 1;
}

public OnPlayerObjectMoved(playerid, objectid)
{
return 1;
}

public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid)
{
return 1;
}

public OnVehicleMod(playerid, vehicleid, componentid)
{
return 1;
}

public OnVehiclePaintjob(playerid, vehicleid, paintjobid)
{
return 1;
}

public OnVehicleRespray(playerid, vehicleid, color1, color2)
{
return 1;
}

public OnPlayerSelectedMenuRow(playerid, row)
{
return 1;
}

public OnPlayerExitedMenu(playerid)
{
return 1;
}

public OnPlayerInteriorChange(playerid, newinteriorid, oldinteriorid)
{
return 1;
}

public OnPlayerKeyStateChange(playerid, newkeys, oldkeys)
{
return 1;
}

public OnRconLoginAttempt(ip[], password[], success)
{
return 1;
}

public OnPlayerUpdate(playerid)
{
return 1;
}

public OnPlayerStreamIn(playerid, forplayerid)
{
return 1;
}

public OnPlayerStreamOut(playerid, forplayerid)
{
return 1;
}

public OnVehicleStreamIn(vehicleid, forplayerid)
{
return 1;
}

public OnVehicleStreamOut(vehicleid, forplayerid)
{
return 1;
}

public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
return 1;
}

public OnPlayerClickPlayer(playerid, clickedplayerid, source)
{
return 1;
}
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