03.09.2011, 13:21
(
Last edited by noobre; 02/06/2012 at 09:27 AM.
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Tutorial
Como aprender e/ou usar um Sistema de Cigarros no teu Gamemode. Уptimo para Roleplay.
Primeiro que nada terб que usar apenas tres includes no topo do GM:
Como aprender e/ou usar um Sistema de Cigarros no teu Gamemode. Уptimo para Roleplay.
Primeiro que nada terб que usar apenas tres includes no topo do GM:
pawn Code:
#include <zcmd>
#include <sscanf2>
#include <a_samp>
Segundo terб que criar a variбvel que permitirб a contagem dos seus cigarros:
pawn Code:
new Cig[MAX_PLAYERS];
pawn Code:
#define COLOR_GREEN 0x33AA33AA
#define COLOR_RED 0xA10000AA
Terceiro agora vamos dificultar um bocado.
Vamos criar um comando para que o Player ganhe os cigarros, neste caso os compre.
Vamos criar um comando para que o Player ganhe os cigarros, neste caso os compre.
pawn Code:
CMD:comprarcigarros(playerid, params[])
{
Cig[playerid] = 10;
SendClientMessage(playerid, COLOR_GREEN, "Compraste 10 Cigarros.");
GivePlayerMoney(playerid, -200);
return 1;
}
Explicaзao:
Code:
Cig[playerid] = 10; - Significa os Cigarros que o player irб receber. SendClientMessage(playerid, COLOR_GREEN, "Tiraste um cigarro do maзo."); - Manda mensagem ao Player. GivePlayerMoney(playerid, -200); - Significa o dinheiro que o player irб pagar.
Quarto, vamos criar um comando para que o Player fume:
pawn Code:
CMD:fumar(playerid, params[])
{
if(Cig[playerid] == 0) return SendClientMessage(playerid,COLOR_RED,"Ja nao tens mais cigarros!");
SetPlayerSpecialAction(playerid, SPECIAL_ACTION_SMOKE_CIGGY);
SendClientMessage(playerid,COLOR_GREEN,"Acendeste um cigarro!");
Cig[playerid] --;
return 1;
}
Explicaзгo:
Code:
if(Cig[playerid] == 0) return SendClientMessage(playerid,COLOR_RED,"Ja nao tens mais cigarros!"); - Significa se estiver 0 cigarros, jб nгo pode fumar mais. SetPlayerSpecialAction(playerid, SPECIAL_ACTION_SMOKE_CIGGY); - oferece ao playerid, um cigarro. SendClientMessage(playerid,COLOR_GREEN,"Acendeste um cigarro!"); - Manda mensagem ao player. Cig[playerid] --;
Quinto vamos criar um comando para que o player saiba quantos cigarros tem no seu "maзo".
pawn Code:
CMD:maзo(playerid, params[])
{
SendClientMessage(playerid, COLOR_GREEN,"======== Maзo ========");
new string[MAX_PLAYERS];
format(string,sizeof(string),"Cigarros: %d",Cig[playerid]);
SendClientMessage(playerid,COLOR_GREEN,string);
return 1;
}
Explicaзгo:
Code:
SendClientMessage(playerid, COLOR_GREEN,"======== Maзo ========"); - Mandar mensagem. new string[MAX_PLAYERS]; - Contagem de string neste caso cigarros no format abaixo. format(string,sizeof(string),"Cigarros: %d",Cig[playerid]); - Mensagem que diz quantos cigarros tens. SendClientMessage(playerid,COLOR_GREEN,string); - Afirma que й uma ClientMessage, e dб a cor б mensagem.
Nota: Peзo desculpa por alguma coisa, eu sei que o cуdigo do rapaz que criou o sistema de cigarros estб parecido com o meu. Eu apenas usei o que ele fez e adaptei-o б minha maneira. Espero que tenho deixado tudo bem esclarecido. Alguma dъvida й sу dizer (: