[Tutorial] Identando seus cуdigos
#1

Identando Cуdigos


Vou explicar como fazer uma melhor identaзгo e deixar seus cуdigos mais legнveis de duas maneiras e facilitar seu trabalho.

Identaзгo Tradicional - Iniciantes/Intermediбrios (eu)


Um simples caso:

pawn Код:
main()
{
    new l;
    if( !l )
    {
        new a = 1;
        if( l + a )
        {
            new d = 2;
            if( l + a + d )
            {
                if( ( l - a ) + d )
                {

                }
                else
                {

                }
            }
        }
    }
}
Ou um caso mais complicado:

pawn Код:
#include <a_samp>
main()
{
    point:
    new a;
    a = random(5);
    if( a % 2 )
    {
        switch( a )
        {
            case 1, 3, 5:
            {
                if( ( a * 2 ) - 7 )
                    goto point;
                else
                    for( new i; i > 0; --i )
                        if( i == a )
                        {
                            goto point;
                        }
            }
        }
    }
}
Vocк percebe que em ambos os casos, eu faзo assim:

Код:
funзгo
    BLOCO
    BLOCO
        BLOCO2
            BLOCO3
        BLOCO2
    BLOCO
Ou seja. Cada funзгo, ou statement que vocк precisa usar brackets, as brackets vгo na mesma linha de identaзгo, MAS, as prуximas funзхes DENTRO dessas BRACKETS vгo na prуxima linha de identaзгo. Um simples TAB resolve.

Vocк pode fazer de qualquer maneira DESDE que vocк obedeзa a essa regra.

Код:
objeto {
    objeto {
        objeto {
            objeto {
            }
        }
    }
}
Vamos pensar de maneira diferente. um if й um pai. E tudo que tiver sob a CONDIЗГO dele sгo seus filhos.

Se ele tiver vбrios filhos, vocк usa brackets ({}) Senгo, vocк pode deixar o filho ъnico dele bem coladinho com ele:
pawn Код:
if( condiзгo )
    funзгo;

Identaзгo Um Pouco mais Complicada - Nгo se limite a aprender isso se se sente mais confortбvel.


pawn Код:
#include <a_samp>
main() {
    point:
    new a;
    a = random(5);
    if( a % 2 ) {
        switch( a ) {
            case 1, 3, 5: {
                if( ( a * 2 ) - 7 )
                    goto point;
                else
                    for( new i; i > 0; --i )
                        if( i == a ) {
                            goto point;
                        }
            }
        }
    }
}
Eu nгo diria que й muito complicado, mas a diferenзa, como pode notar й que ao invйs de pular uma linha, a bracket vai logo na mesma linha. Pra mim, sinceramente, eu prefiro a outra, pois descreve exatamente qual condiзгo deve acontecer tal fato. Mas a escolha й sua.


Espero que esse tutorial tenha ajudado a melhorar teu cуdigo. Um cуdigo limpo vale mais do que um complicado e 'escroto'.

Vlw =D
Reply
#2

Awesome
Reply
#3

nao entendi bulhufas, ate pq nao sei o q eh um codigo identado.
Reply
#4

Leia denovo ^^
Reply
#5

Quote:
Originally Posted by arakuta
Посмотреть сообщение
nao entendi bulhufas, ate pq nao sei o q eh um codigo identado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Indenta%C3%A7%C3%A3o
Reply
#6

Mal explicado ? vocк que й burro e nгo entende nada. Sу sabe copiar ^^
Reply
#7

Eu nгo considero isso por exemplo:
pawn Код:
objeto {
    objeto {
        objeto {
            objeto {
Uma boa identaзгo, nгo sou chegado em chaves apуs sintaxes...
Qualquer um pode identar seus cуdigos apenas apertando TAB, o problema nгo й saber identar e sim ter preguiзa e/ou ter mal gosto na identaзгo.
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by Josma_cmd
Посмотреть сообщение
Eu nгo considero isso por exemplo:
pawn Код:
objeto {
    objeto {
        objeto {
            objeto {
Uma boa identaзгo, nгo sou chegado em chaves apуs sintaxes...
Qualquer um pode identar seus cуdigos apenas apertando TAB, o problema nгo й saber identar e sim ter preguiзa e/ou ter mal gosto na identaзгo.
Verdade ... Tambйm nгo gosto assim, para mim, da outra forma й mais facil de visualizar o codigo.

@Andrew_Guiga

Cara, quando alguйm posta um trabalho no fуrum estб sujeito а avaliaзхes, sejam elas boas ou ruins.

Caso nгo queira ser reprovado nгo poste, assim vocк atй nos salva de ver cуdigos mal feitos e nгo й constrangido.

Alйm do mais, nгo й por que vocк fez merda que todos os topicos agora devem ser machados com os seus posts inuteis, desrespeitosos e revoltados.

#TOPIC

Parabйns por mais um уtimo tutorial, Luis Miki.
Reply
#9

Tem Vбrios Tutoriais. Mais o do Garfield Ainda Estб Mais Explicado.

Mais Pelo Tutorial
Reply
#10

Se eu entendi um cуdigo identado й mais legнvel? Й como ler um texto com portugues errado e um com portugues certo? Hб alguma diferenзa pro SAMP? ou sу pra nossa leitura mesmo?
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)