[Off] Duvida Porque o GM do server samp й em Pawn

Tipo estava na faculdade e tals, comentando com o pessoal sobre as linguagem que jб sabemos programar, me questionaram oque era pawn, muitos quase nem conhecem essa linguagem...

Hoje me surgiu essa duvida de tipo, porque o GM do samp й escrito na linguagem pawn?
Tipo eu atй sei que na compilaзгo, o GM.amx passa a conter instruзхes em assembly que serгo interpletadas pela virtual machine no caso samp-server...

Enfim na atualidade tem o java que funciona quase similar, mais atualizado, seguro, melhor eficiencia(multi thred), ou C++ que й show tambйm...

Pra mim pawn й uma linguagem meio que ultrapassada...

Minha intenзгo nгo й questionar o pawn (samp) nem mesmo causar discordia, й apenas curiosidade mesmo....
Reply

porque o Kalcor quis, e ponto final
Reply

Quote:
Originally Posted by Cycle
View Post
Cara, olha, no meu ponto de vista, o Kalcor quis fazer algo diferente das linguagens jб conhecidas, e ele nгo pretende mudar, pois pra ele, e acredito que se eu estivesse no lugar dele, faria o mesmo, ele na certa quer que a linguagem do seu grande projeto seja especнfica e nгo precise ser igualada a qualquer outra.

Independente de ser ultrapassada, й ela quem faz tudo.
BOA!!
Reply

Pawn й uma linguagem fбcil e "divertida" de se aprender. Creio que sua facilidade motivou Kalcor a usб-la.
Reply

use:
C++: https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=421090
Java: https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=397735
Reply

A linguagem Pawn comeзou como Small, uma extensгo do C, da mesma maneira como comeзou a linguagem C++. O objetivo do Small, porйm, era permitir a produзгo facilitada de subprogramas para programas principais escritos em C .

Com o tempo, o Small foi adquirindo caracterнsticas tгo particulares que se tornou uma nova linguagem. Dentre os detalhes de Pawn que o distinguem do C, destacam-se: orientaзгo a eventos, unicidade do tipo de dado (cell, com tamanho de 32 bits), ausкncia de ponteiros, importaзгo de funзхes somente por protуtipos (funзхes nativas), entre outros.

Portanto, faz sentido escolher Pawn como scripting language para uma plataforma escrita em C/++ como o SA-MP.

Espero ter ajudado .
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)