14.11.2013, 20:24
Dicas de Organizaзгo
A organizaзгo nуs cуdigos й uma coisa fundalmental, porйm nгo obrigatуria, mas digamos que vocк participa em uma comunidade e quer expor o seu trabalho й necessбrio haver uma organizaзгo visto que ninguйm й obrigado a descobrir o que й que certa coisa й e/ou faz. Isto tambйm й aplicado para quem quer trabalhar na бrea de programaзгo, quando se trabalha nesta бrea raramente estamos sozinhos, ou seja, nуs estamos a desenvolver algo com uma equipa e й necessбrio que exista uma organizaзгo entre ela, pois se o cуdigo й feito а maneira de um pode haver bastante conflitos na hora de ler. Apуs esta introduзгo vamos ao que interessa.
Quando desenvolvemos um projeto, seja qual for ele, й necessбrio organizarmos os nossos ficheiros. Nуs nгo somos obrigados a escrever um cуdigo no mesmo ficheiro, desta forma podemos criar vбrios ficheiros responsбveis por diversas coisas, por exemplo:
Temos um gamemode e o que queremos fazer de inicio й um sistema de login, sistema de admin e um sistema de casas.
Em vez de escrevermos tudo em sу um ficheiro nуs poderemos dividir estes sistemas em 3 ficheiros, da seguinte forma:
- user.p
- Responsбvel pelo gerenciamento dos dados do jogador (Login, Registro, Salvamento, etc...)
- admin.p
- Responsбvel pelos comandos e sistemas de administrador
- casas.p
- Responsбvel pelos sistemas de casa (Compra de casa, Salvamento de casa, etc...)
Entгo mas como й que eu posso fazer esse tipo de ficheiros se no sa-mp server sу tem a pasta gamemodes?
Bem primeiro vocк pode criar uma pasta e colocar lб os ficheiros, tambйm pode colocar na pasta includes e atй gravar os ficheiros como .inc em vez de .p , isto depende da organizaзгo e intrepretaзгo de cada um.
Eu pessoalmente quando desenvolvo projetos usando a linguagem PAWN eu costumo criar uma pasta e lб coloco as seguintes pastas:
- bin: Responsбvel por conter o ficheiro .amx do projeto
- pawno: Responsбvel por ter a pasta includes e o compilador e editor
- ...includes: Responsбvel pelas includes do sa-mp ( apenas ficheiros .inc)
- systems: Responsбvel pelos ficheiros de sistema ( ex: admin.p )
- plugins: Responsбvel pelas includes de plugins do sa-mp ( apenas ficheiros .inc)
Exemplo de um ficheiro .bat:
Код:
pawno\pawncc.exe ficheiro.pwn -r -w move ficheiro.amx bin pause
Como podem ver este modo de organizaзгo pode ser bastante ъtil e eficaz, mantйm o seu projeto limpo e organizado e pode ser portбvel.
Uma das coisas fundamentais na programaзгo й comentar, comente o que й necessбrio, pois assim quando vocк abrir ele de um dia para o outro e/ou passar a um colega vai ser mais fбcil para ler o cуdigo.
Caso vocк tenha usado a dica de criar ficheiros por separado tambйm й bastante bom usar keywords, ou seja, para o sistema de admin poderнamos usar o prefixo admin_ dessa forma se fizermos uma funзгo ou variбvel iria ficar admin_AlgumaCoisa , lembrando que isto nгo serб necessбrio se vocк usa variбveis locais, pois estas sгo usadas em apenas uma funзгo.
Outra coisa interessante й pegarmos em uma folha de papel ou um programa e fazermos um diagrama e nele conter todos os sistemas que seriam necessбrios no nosso projeto, dessa forma teremos um cуdigo ainda mais organizado.
Este tуpico nгo й um tutorial em si, mas sim dicas para quem leva a programaзгo a sйrio e gosta de organizaзгo, ninguйm й obrigado a fazer este tipo de organizaзгo, mas й sempre bom sermos organizados.
Espero que gostйm, regradz