09.11.2013, 18:06
Como Usar Map Editor - Tutorial .
Mta Map Editor
Teclas principais :
Page UP : Subir um objeto , em altura
Page Down : Descer um objeto , em altura
Seta para a esquerda( << ) : Movimentar um objeto para a esquerda
Seta para a direita( >> ) : Movimentar um objeto para a direita
Seta para a frente( /\ ) : Movimentar um objeto para a frente
Seta para trбs( v ) : Movimentar um objeto para trбs
CTRL + Setas : Rodar para o respetivo lado das setas ( tambйm pode ser usado o Scroll do rato )
Funзхes principais :
1 - Novo projeto ( New )
2 - Abrir ( Open )
3 - Salvar ( Save )
4 - Salvar como ... ( Save as ... )
5 - Opзхes ( Options )
6 - Desfazer ( Undo )
7 - Refazer o que foi desfeito ( Reundo )
8 - Localizaзхes ( Locations )
9 - Objetos colocados ( current objects )
10 - Definiзхes de Mapa ( Map settings )
11 - Defeniзхes ( Defenitions ) - Nгo serб tratado
12 - Testar ( Test )
13 - Marcas / Marcadores( Markers )
14 - Objetos ( Objets )
15 - Pedestres ( Ped )
16 - Pickups
17 - Veiculos ( Vechiles )
18 - Selecionar / Duplicar objeto ( World Object )
19 - Remover objeto ( Remove object )
Explicando detalhadamente :
1,2,3,4 - Novo projeto | Abrir projeto | Salvar projeto | Salvar projeto como
Decidi agrupar essas 4 funзхes num sу , pois elas tem as funзхes bбsicas de qualquer programa .
1 - Criar um novo projeto . Imagine que vocк jб tem um projeto cheio de objetos , daria muito trabalho estar selecionando um por um e apagando um por um , entгo sу usar esse botгo ( lembrando que ele nгo salva , para isso ler 3 e 4 )
2 - Abrir projeto. Imagine que vocк salvou um projeto anterior e agora quer abri-lo , use esta funзгo
3 e 4 - Salvar | Salvar como ... . Imagine que vocк jб fez o projeto todo , falta sу umas coisas , e vocк tem de sair ... Vocк nгo irб deixar o computador ligado , e entгo , muito simples sу salvar o projeto para depois o abrir ( funзгo 2 )
A diferenзa entre "Salvar" & "Salvar como" й que no Salvar , vocк vai salvar apartida num arquivo jб criado anteriormente por Salvar como , o Salvar Como salva um novo arquivo
.
5 - Opзхes
Serve para vocк definir as suas opзхes , nгo irei abordar muito , pois nгo tem muito que dizer sobre isto
6 e 7 - Desfazer e Refazer
Decidi agrupar estas duas funзхes pois estгo interligadas
6 - Desfazer . Tal como temos nos editores de texto , nos editores de imagem , serve para desfazer uma aзгo . Ou seja para anular algo que fizemos .
7 - Refazer . Talvez menos conhecida , esta funзгo й muito ъtil , imagine que vocк se enganou ao dar UNDO e nгo queria estar a fazer algo denovo , SIMPLES use esta funзгo
8 - Localizaзхes
Imagine que vocк estб fazendo um mapa , e ou fica muito longe da Groove Street ( Local da camera quando iniciar o MTA MAP EDITOR ) , seria chato estar sempre indo atй lб , SIMPLES , use esta funзгo. Nesta funзгo vocк pode Marcar coordenadas e depois й sу dar dois Cliques e vai atй elas .
Nesta funзгo tambйm encontra vбrios interiores .
SS de apoio :
[spoiler]
[/spoiler]
9 - Objetos colocados
Й uma funзгo muito ъtil , imagine que vocк nгo sabe onde estб tal objeto . Vai aqui e clica 2 x em cima do objeto e ele mostra a localizaзгo .
SS de apoio :
10 - Definiзхes do Mapa
Esta funзгo serve para definir o clima entre outras opзхes do mapa , estas opзхes nгo terгo influencia no servidor onde colocar o mapa , apenas no seu "teste"
SS de apoio :
12 - Teste do Mapa
O titulo jб diz tudo , esta funзгo serve para vocк testar o seu mapa . No teste vocк poderб criar carros apenas para o teste , que nгo irгo ficar no cуdigo nem no mapa . Usar outras skins , armas , etc etc etc .
13,14,15,16,17 - Objetos e outras coisas para o seu mapa ( Criando o mapa propriamente dito )
Agrupei estas 5 Funзхes numa sу , pois sгo elas que constituem o mapa propriamente dito .
13 - Marcas - Neste caso estamos a falar de colocar marcas , tal como o cilindro que se encontra na imagem ( /imageshack/img837/1623/5alw.png ) . [ OBS : As marcas nгo sгo convertidas para SA-MP (mais б frente iremos falar das conversхes)
14 - Objetos - Bem , tal como o prуprio nome indica й a funзгo usada para colocar objetos . Para colocar o objeto й sу clicar no icon de objetos e depois Clicar duas vezes no objeto que quer , e pronto divirta-se a posicionб-lo
15 - Pedestres - Esta funзгo serve para colocar um pedestre no mapa , regra geral й usado para testar Alcance entre outras coisas . ( nгo й convertido )
16 - Pickups - esta funзгo serve para colocar Pickups ou seja sitios onde o jogador "pega" alguma coisa , no caso desta (/imageshack/img440/9939/2mg7.png) o jogador assim que passar ir ficar com a vida cheia (nгo convertнvel) .
17 - Veiculos - Esta funзгo serve para adicionar veiculos ao seu Mapa .
18 - Duplicar objetos do mapa - Esta funзгo serve para duplicar objetos do Mapa original do San Andreas .
19 - Remover objetos - Esta funзгo serve para remover objetos do mapa original de San Andreas .
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Convertendo objetos
Entгo , como muitos sabemos o MTA nгo nos dб um cуdigo direto para colocar no SA-MP .
Para podermos colocar os objetos do MTA no SA-MP devemos converte-los , eu uso esse site (http://convertffs.com) .
Para pegarmos o cуdigo temos de ir ao directуrio de instalaзгo do MTA e depois ... ( MTA\server\mods\deathmatch\resources\ ) depois temos as pastas , cada uma corresponde a um projeto , e estгo com o nome do projeto .
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Acho que й tudo , depois quando tiver tempo meto a parte do SA-MP Map construction .
Qualquer erro , sу comentarem ai em baixo .
Mta Map Editor
Teclas principais :
Page UP : Subir um objeto , em altura
Page Down : Descer um objeto , em altura
Seta para a esquerda( << ) : Movimentar um objeto para a esquerda
Seta para a direita( >> ) : Movimentar um objeto para a direita
Seta para a frente( /\ ) : Movimentar um objeto para a frente
Seta para trбs( v ) : Movimentar um objeto para trбs
CTRL + Setas : Rodar para o respetivo lado das setas ( tambйm pode ser usado o Scroll do rato )
Funзхes principais :
1 - Novo projeto ( New )
2 - Abrir ( Open )
3 - Salvar ( Save )
4 - Salvar como ... ( Save as ... )
5 - Opзхes ( Options )
6 - Desfazer ( Undo )
7 - Refazer o que foi desfeito ( Reundo )
8 - Localizaзхes ( Locations )
9 - Objetos colocados ( current objects )
10 - Definiзхes de Mapa ( Map settings )
11 - Defeniзхes ( Defenitions ) - Nгo serб tratado
12 - Testar ( Test )
13 - Marcas / Marcadores( Markers )
14 - Objetos ( Objets )
15 - Pedestres ( Ped )
16 - Pickups
17 - Veiculos ( Vechiles )
18 - Selecionar / Duplicar objeto ( World Object )
19 - Remover objeto ( Remove object )
Explicando detalhadamente :
1,2,3,4 - Novo projeto | Abrir projeto | Salvar projeto | Salvar projeto como
Decidi agrupar essas 4 funзхes num sу , pois elas tem as funзхes bбsicas de qualquer programa .
1 - Criar um novo projeto . Imagine que vocк jб tem um projeto cheio de objetos , daria muito trabalho estar selecionando um por um e apagando um por um , entгo sу usar esse botгo ( lembrando que ele nгo salva , para isso ler 3 e 4 )
2 - Abrir projeto. Imagine que vocк salvou um projeto anterior e agora quer abri-lo , use esta funзгo
3 e 4 - Salvar | Salvar como ... . Imagine que vocк jб fez o projeto todo , falta sу umas coisas , e vocк tem de sair ... Vocк nгo irб deixar o computador ligado , e entгo , muito simples sу salvar o projeto para depois o abrir ( funзгo 2 )
A diferenзa entre "Salvar" & "Salvar como" й que no Salvar , vocк vai salvar apartida num arquivo jб criado anteriormente por Salvar como , o Salvar Como salva um novo arquivo
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5 - Opзхes
Serve para vocк definir as suas opзхes , nгo irei abordar muito , pois nгo tem muito que dizer sobre isto
6 e 7 - Desfazer e Refazer
Decidi agrupar estas duas funзхes pois estгo interligadas
6 - Desfazer . Tal como temos nos editores de texto , nos editores de imagem , serve para desfazer uma aзгo . Ou seja para anular algo que fizemos .
7 - Refazer . Talvez menos conhecida , esta funзгo й muito ъtil , imagine que vocк se enganou ao dar UNDO e nгo queria estar a fazer algo denovo , SIMPLES use esta funзгo
8 - Localizaзхes
Imagine que vocк estб fazendo um mapa , e ou fica muito longe da Groove Street ( Local da camera quando iniciar o MTA MAP EDITOR ) , seria chato estar sempre indo atй lб , SIMPLES , use esta funзгo. Nesta funзгo vocк pode Marcar coordenadas e depois й sу dar dois Cliques e vai atй elas .
Nesta funзгo tambйm encontra vбrios interiores .
SS de apoio :
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9 - Objetos colocados
Й uma funзгo muito ъtil , imagine que vocк nгo sabe onde estб tal objeto . Vai aqui e clica 2 x em cima do objeto e ele mostra a localizaзгo .
SS de apoio :
10 - Definiзхes do Mapa
Esta funзгo serve para definir o clima entre outras opзхes do mapa , estas opзхes nгo terгo influencia no servidor onde colocar o mapa , apenas no seu "teste"
SS de apoio :
12 - Teste do Mapa
O titulo jб diz tudo , esta funзгo serve para vocк testar o seu mapa . No teste vocк poderб criar carros apenas para o teste , que nгo irгo ficar no cуdigo nem no mapa . Usar outras skins , armas , etc etc etc .
13,14,15,16,17 - Objetos e outras coisas para o seu mapa ( Criando o mapa propriamente dito )
Agrupei estas 5 Funзхes numa sу , pois sгo elas que constituem o mapa propriamente dito .
13 - Marcas - Neste caso estamos a falar de colocar marcas , tal como o cilindro que se encontra na imagem ( /imageshack/img837/1623/5alw.png ) . [ OBS : As marcas nгo sгo convertidas para SA-MP (mais б frente iremos falar das conversхes)
14 - Objetos - Bem , tal como o prуprio nome indica й a funзгo usada para colocar objetos . Para colocar o objeto й sу clicar no icon de objetos e depois Clicar duas vezes no objeto que quer , e pronto divirta-se a posicionб-lo
15 - Pedestres - Esta funзгo serve para colocar um pedestre no mapa , regra geral й usado para testar Alcance entre outras coisas . ( nгo й convertido )
16 - Pickups - esta funзгo serve para colocar Pickups ou seja sitios onde o jogador "pega" alguma coisa , no caso desta (/imageshack/img440/9939/2mg7.png) o jogador assim que passar ir ficar com a vida cheia (nгo convertнvel) .
17 - Veiculos - Esta funзгo serve para adicionar veiculos ao seu Mapa .
18 - Duplicar objetos do mapa - Esta funзгo serve para duplicar objetos do Mapa original do San Andreas .
19 - Remover objetos - Esta funзгo serve para remover objetos do mapa original de San Andreas .
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Convertendo objetos
Entгo , como muitos sabemos o MTA nгo nos dб um cуdigo direto para colocar no SA-MP .
Para podermos colocar os objetos do MTA no SA-MP devemos converte-los , eu uso esse site (http://convertffs.com) .
Para pegarmos o cуdigo temos de ir ao directуrio de instalaзгo do MTA e depois ... ( MTA\server\mods\deathmatch\resources\ ) depois temos as pastas , cada uma corresponde a um projeto , e estгo com o nome do projeto .
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Acho que й tudo , depois quando tiver tempo meto a parte do SA-MP Map construction .
Qualquer erro , sу comentarem ai em baixo .