[Tutorial] Algorнtimos / Lуgica Bбsica

Bom, qualquer um que possui um conhecimento um pouco superior, sabe que й fundamental conhecer os algorнtimos da linguagem com qual trabalha para que o seu conhecimento vб alйm e evolua cada dia mais. Abaixo vou deichar os algorнtimos que sгo utilizados em quase 100% das linguagens derivadas de C/C++ e que irб ajudar bastante a galerinha iniciante aн :P

+ > Executa como Adiзгo.

- > Executa como Subtraзгo.

* > Executa como Multiplicaзгo.

/ > Executa como Divisгo.

> > Executa como Maior que.

< > Executa como Menor que.

= > Executa como Igual.

!= > Executa como Diferente.

Listei aqui os principais utilizados no Pawn. Os demais existentes nгo sгo necessбrios, jб que sгo para funзхes realmente complexas, o que praticamente nгo й utilizado no SAMP.

TUTORIAL

Como eu somo 2 valores?

pawn Код:
format(string, 128, "Esse jogador executou o OnPlayerDeath %d vezes.", (Kills[playerid] + Deaths[playerid]));

SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFFF, string);

Como eu subtraio 2 valores?

pawn Код:
format(string, 128, "Esse jogador tem uma relaзгo de %d Kills/Deaths.", (Kills[playerid] - Deaths[playerid]));

Como eu multiplico 2 valores?

pawn Код:
format(string, 128, "Esse jogador gastou $%d comprando Tickts.", (TicktsPrice * Tickts[playerid]));

Como eu divido 2 valores?

pawn Код:
format(string, 128, "Com o dinheiro que tem em mгos, vocк pode comprar %d Tickts.", (Money[playerid] / TicktsPrice));

Como eu verifico se um valor й maior que o outro?

pawn Код:
if(TicktPrice > Grana[playerid])
{
  SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFFF, "Vocк nгo possui dinheiro suficiente.");

return 1;
}

Como eu verifico se um valor й menor que o outro?

pawn Код:
if(TicktPrice < Grana[playerid])
{
  SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFFF, "Vocк tem dinheiro para comprar e ainda sobra um trocado para um doce ^^");

return 1;
}

// Entendendo:

Quando feito a checagem TicktPrice < Grana[playerid] vocк estб verificando se o valor do Tickt й inferior ao dinheiro atual do jogador, que em nosso caso consideramos como 1000. Entгo se considerarmos que o dinheiro do jogador й 1000 e o valor do Ticket й 500, no script o If terб concordвncia e a execuзгo seguirб em frente. Caso contrбrio ele irб continuar a execuзгo depois da chave ( } ) onde o If й finalizado.

Agora vamos imaginar que a funзгo estб assim:

pawn Код:
if(TicktPrice <= Grana[playerid])
{
  SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFFF, "Vocк tem dinheiro para comprar e ainda sobra um trocado para um doce ^^");

return 1;
}

Consideramos agora que o preзo do Ticket й de $1000 e o dinheiro que o jogador pussui em mгos й $999. O If serб executado mas nгo obterб concordвncia, pois estб sendo verificado se o preзo do Ticket (1000) й menor ou igual que a quantia em dinheiro que o jogador tem. Como ele possui $999 nгo hб sucesso na concordвncia. Para que haja, й necessбrio que o jogador tenha em mгos uma quantia equivalente a $1000 ou mais (daн vem o "menor ou igual").

Como eu igualo duas variбveis?

pawn Код:
new MinhaIdade;

MinhaIdade = SuaIdade;

// Entendendo:

Acabamos de criar a variбvel simples chamada MinhaIdade. Depois disso ela foi igualada com a outra variбvel simples jб criada chamada SuaIdade. Sendo assim, considerando que a variбvel MinhaIdade tivesse valor 0 e a SuaIdade tivesse valor de 5, ambas variбveis teriam o mesmo valor depois da igualaзгo (5).

>> Em caso de Ifs:

Para utilizar a igualaзгo em um If, ou melhor, a checagem de igualaзгo, usa-se 2 sнmbolos, assim:

pawn Код:
if(MinhaIdade == SuaIdade)
{
  printf("Somos da mesma idade ^^");
}

Como verifico a diferenзa entre 2 valores?

pawn Код:
new MinhaIdade;

if(MinhaIdade != SuaIdade)
{
  printf("Sua idade й diferente da minha ^^");
}

// Entendendo:

Acabamos de criar a variбvel simples chamada MinhaIdade. Depois disso verifiquemos atravйs de um If a outra variбvel simples jб criada chamada SuaIdade. Sendo assim, considerando que a variбvel MinhaIdade tivesse valor 0 e a SuaIdade tivesse valor de 5, as mesmas nгo teriam o mesmo valor, o If nao obteria concordвncia e a execuзгo do cуdigo continuaria depois da chave ({) onde ele й finalizado.

SESSГO 02

Agora vou ensinar algo um pouco mais complicado, um Loop:

pawn Код:
for(new Lp = 0; Lp < 100; Lp ++)
{
}
Criamos aqui o nosso Loop. Na primeira parte (new Lp = 0;) definimos a nossa variбvel que serб utilizada no Loop e setamos o seu valor para 0, para evitar futuros bugs (as variбveis por padrгo quando criadas sгo automaticamente definidas para valor 0 (nulo), mas como eu disse: "para evitar futuros bugs" estaremos setando-a para 0 novamente).

Na segunda parte (Lp < 100;) estamos definindo que o Loop serб executado atй que a variбvel Lp tenha valor 99, ou seja: menor que 100.

E na terceira parte, por fim, estamos definindo que a variбvel Lp terб seu valor adicionado de 1 (uma) unidade de valor, cada vez que o Loop for executado (e assim ter seu valor aumentando atй que chegue em 99, aonde a funзгo "Lp < 100;" coordena).

Agora vamos embutir esse Loop em uma funзгo simples, que tem como objetivo verificar por intermйdio de uma array (array й qualquer variбvel que possua 2 ou mais valores ao mesmo tempo) se a arma que um jogador tem em mгos, caso ela seja definida como "proibida" ele serб Kickado:

pawn Код:
new ArmasProibidas[2] = {

36,

38
};

for(new Lp = 0; Lp < sizeof(ArmasProibidas); Lp ++)
{
  if(GetPlayerWeapon(playerid) == ArmasProibidas[Lp])
  {  
     Kick(playerid);
  }
}

// Entendendo:

Utilizamos o Loop para verificar todas as armas listadas na array ArmasProibidas. Na definiзгo onde define-se o tamanho do Loop, isto й, quantas vezes ele serб executada coloquemos sizeof(ArmasProibidas) para que assim o compilador substitua isso pelo tamanho da array, neste caso, 2.

Depois disso utilizemos a funзгo GetPlayerWeapon para verificar se a arma que aquele jogador tinha em mгos era um das quais estavam presentes na array. Caso esse If obtenha concordвncia o jogador serб automaticamente Kickado.

Dъvidas e Comentбrios sгo bem vindos

OBS: Em breve irei adicionando outras funзхes legais/fundamentais ^^
Reply

Bom para iniciante, bem explicadinho!
Reply

Nice, Good Work .
Reply

уtimo, уtimo, уtimo xD

Bom para iniciantes [2] ( como pra mim, eu acho xD )

Reply

Muito Bom Mesmo .

..
Reply

Realmente MUITO BOM

Para iniciantes isso й muito bom.

Ira dar grandes ajudas
Reply

Se isso e o Basico, como sera o avancado? cara muito muito bom tutorial, melhor so se tivesse um desse falando sobre dialogs de impttup sabe, igual akeles q o cara digita /skin aparece um dialog pra ele digitar qual skin ele quer
Reply

Muito bom, deu pra ter uma noзгo.
Reply

Fico feliz de saber que gostaram. Em breve estarei postando novos tutoriais ensinando a criar funзхes legais/fundamentais como eu jб havia dito ^^
Reply

esta muito interessante esse tutorial, parabens !
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)