[Ajuda] Quando devo usar return?
#1

Eu sei que

Return true/1 = verdadeiro
return false/0 = falso

Mais no caso para que serve o return? eu uso varios comando sem usar o return, nгo sei isso irб prejudicar meu servidor quando estiver online...

pawn Код:
public OnPlayerRequestSpawn(playerid)
{
    if(!JogadorLogado[playerid] == false)
    {
        SendClientMessage(playerid, COR_CINZA, "Vocк nгo estб logado, logue-se para poder jogar.");
        SetTimerEx("KickPublic", 500, 0, "d", playerid);
        return true; // com return !
    }
    return false; // estou usando false o que pode acontecer?
}
pawn Код:
public OnPlayerRequestSpawn(playerid)
{
    if(!JogadorLogado[playerid] == false)
    {
        SendClientMessage(playerid, COR_CINZA, "Vocк nгo estб logado, logue-se para poder jogar.");
        SetTimerEx("KickPublic", 500, 0, "d", playerid);
        // sem return !
    }
    return true; // estou usando true o que pode aconteceR?
}
Reply
#2

Retorno nada mais й do que o valor que serб retornado pela funзгo, simples.

Й tanto que nгo existe sу return 1 (true) ou return 0 (false), como eu achava que tinha antigamente.


Por exemplo, uma funзгo de pegar o nome de um jogador sу pelo ID:
pawn Код:
pNome(playerid)
{
    new
        nome[MAX_PLAYER_NAME]
    ;
   
    GetPlayerName(playerid, nome, sizeof(nome));
   
    return nome;
}

// Quando eu estiver em uma situaзгo onde precisarei usar a funгo
public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason)
{
    new
        str[128]
    ;

    format(str, sizeof(str), "O jogador %s matou o jogador %s.", pNome(killerid), pNome(playerid));
    SendClientMessageToAll(-1, str);
    return 1;
}
Viu como ficou tudo mais simples? E Eu tambйm poderia fazer isso com uma funзгo que soma 2 nъmeros:
pawn Код:
Soma(n1, n2)
{
    new resultado = n1 + n2;

    return resultado;
}
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)