31.10.2014, 13:54
Dicas para fazer um bom tutorial
Os tutoriais й uma das coisas mais importante numa comunidade de programaзгo, pois estes permitem a partilha de conhecimentos entre pessoas mais experientes e menos experientes, por isso deve existir algumas regras bбsicas, ou dicas para que essa aprendizagem nгo se torne em um problema.
O meu primeiro tуpico foi um tutorial e desde ai nгo parei, no inicio nгo tinha uma grande estrutura entгo ao longo do tempo fui melhorando e acabei por fazer tutoriais que sгo reconhecidos aqui na board.
Para fazer um bom tutorial deve-se ter a noзгo do que se estб a ensinar, ou seja, nуs devemos ter a certeza que o nosso conhecimento й correto e nгo errado, claro que algumas vezes isso pode acontecer por isso que existem as tais criticas-construtivas, essas criticas servem para nуs aprendemos e melhorar.
Eu penso que muita gente ao fazer tutoriais acha que apresentar um cуdigo й o mais fundamental, mas isso й errado, a ideia do tutorial й partilhar o conhecimento e nгo o cуdigo, dessa forma o cуdigo й apenas um exemplo ou um complemento da nossa teoria, digamos que ele й a parte experimental do conhecimento, mas nгo podemos ignorar pois a experiкncia irб comprovar a nossa teoria.
Saindo um pouco da filosofia e voltando ao assunto, existem algumas coisas fundamentais e a primeira delas й saber escrever, pois a lнngua й o nosso meio de comunicaзгo й o meio humano para a transferкncia de dados cerebrais. Alйm disso й necessбrio escrever com clareza, ou seja, ser direto e objetivo, em seguida й necessбrio explicar a lуgica e por fim exemplificar a nossa lуgica.
Certo & Errado
Como jб disse muitos tutoriais tem tendкncia a ensinar como escrever o cуdigo e isto й errado.
O que nуs queremos й explicar a lуgica, isso serб o mais correto.
Exemplo:
Irei exemplificar o que й certo e errado com um cуdigo de condicionais e atribuiзгo de valores.
pawn Код:
new var_1 = 0;
new var_2 = 25;
if(var_1 == 0)
{
var_2 = var_2 * var_2;
}
pawn Код:
new var_1 = 0; //variбvel var_1 com valor 0
new var_2 = 25;//variбvel var_2 com valor 25
if(var_1 == 0) //se var_1 for igual a 0 entгo:
{
var_2 = var_2 * var_2; //atribuir o valor de var_2 * var_2 a var_2 , isto seria var_2^2
}
Agora criamos uma varбvel com valor 0 e outra com valor 25
pawn Код:
new var_1 = 0;
new var_2 = 25;
pawn Код:
if(var_1 == 0)
Para fazer uma condiзгo utilizamos o if e abrimos parenteses, depois definimos a nossa condiзгo, ex:
pawn Код:
new var_1 = 0; //variбvel var_1 com valor 0
new var_2 = 25;//variбvel var_2 com valor 25
if(var_1 == 0) //se var_1 for igual a 0 entгo:
{
var_2 = var_2 * var_2; //atribuir o valor de var_2 * var_2 a var_2 , isto seria var_2^2
}
Este й um bom exemplo de como as coisas devem ser explicadas, para que dessa forma os tutoriais fiquem bem intuitivos e explicativos, alйm de limpos e legнveis.
Outras coisas
Por fim podemos dar cor ao texto, para que o mesmo nгo fique uniforme e seja variado, criando assim uma diferenciaзгo no texto e nгo uma monotonia na leitura.