[Tutorial] Como Aprender Pawn[easy]
#1

Como Aprender Pawn
  • Introduзгo
  • Oque preciso saber?
  • Tutoriais Recomendados
  • Entender A Lуgica
  • Base Funзхes
  • Criar um GameMode
Introduзгo
Olб! Nesse meu Pequeno Tutorial, Estarei tentando ensinar um bбsico de Pawn
acredito que serб muito ъtil ( Pelo menos pra min, seria.. se encontra-se esse tutorial a uns meses atras )

Caso encontre algum erro, por favor sinta-se a vontade a me corrigir.


Oque preciso saber?

  • Bбsico de Inglкs

  • Bбsico de Matemбtica

  • Lуgica de Programaзгo


  • Cada Callback, tem uma funзгo no jogo, por exemplo, quando o player entrar no servidor, TUDO, que estб na callback OnPlayerConnect, vai acontecer!


  • Tudo tem um limite, as pessoas tem limites, e o Samp tambйm tem!
    Todos limites de funзхes podem ser visto em ( https://sampwiki.blast.hk/wiki/Limits )


  • Lembre-se, quando se abre um (parentese) {chave} "aspas" [Colchete]
    tem sempre que fechar!, o inicio e o fim da funзгo.


  • Caso esteja em duvida sobre alguma coisa, de uma pesquisada antes de criar um novo tуpico no fуrum, talvez exista pessoas em anos anteriores com o mesmo tipo de duvida/erro, e conseguiram uma soluзгo do mesmo

  • se Nгo entendeu a explicaзгo de qualquer coisa, Leia Mais uma vez.. depois mais outra, e por ai vai(se mesmo assim
    nгo conseguiu entender, Pesquise Outros tutoriais sobre o mesmo assunto, talvez resolva seu problema!)

  • O Samp usa a Linguagem de Script Pawn!
    Pawno й uma IDE.

  • Get = Puxar
    Set = Dar
    Give = Dar

  • Vale sempre lembrar que vocк tem que ter bastante paciкncia e criatividade, o inicio, й sempre complicado
    mais ao passar do tempo, tudo fica mais fбcil!
  • Use a cabeзa, poe isso pra funcionar! Nгo й sу pensar, que tudo vai acontecer
    como o planejado, Vocк tem que fazer um rascunho
    montar um Passo a Passo e.. DEPOIS por em prбtica seus Scripts.


  • Pense, Eu tenho 2 Maзa
    se eu tiver sozinho em casa, vou comer as 2 maзas ...

    se eu NГO estiver sozinho em casa, vou ter que dar 1 maзa para outra pessoa
    e vou ficar com 1 maзa pra min comer

    //й Assim que funciona tudo.. Sempre de forma muito CLARA!

й muito parecido com uma historia, onde vocк ( PROGRAMADOR ) й o narrador dessa histуria
Sempre tem que ter um inicio e um fim, e sempre de forma clara!,

agora mais um exemplo, mais dessa vez, usando funзхes do Pawn
pawn Код:
if(JUJUBA[playerid] > 0)            //si.. a variavel jujuba for maior que zero(se eu tiver alguma jujuba)
{
    Comer[playerid] = 1;            //adicionar valor 1,a variбvel comer (vou comer)
    JUJUBA[playerid]--;         //-1 da variavel jujuba(comi 1 jujuba)
}
else                                //se for diferente disso( no caso, se eu nгo tiver jujuba)
{
    SendClientMessage(playerid,-1,"Vocк nгo tem uma jujuba");
}
Lуgica: Se eu tiver alguma jujuba, eu como, e se nгo tiver eu mando mensagem
A verdade: Se na variavel chamada: jujuba, tiver um valor, maior q zero, eu removo -1 da variavel

entendeu ? a verdade nгo й que eu comi a jujuba realmente
e sim, que eu faзo, que todos imagine que eu comi
Base Funзхes

A Linguagem de Script Pawn, Tem bastantes funзхes, e todas elas, com um resultado diferente,
todas se encontram no seguinte link ( https://sampwiki.blast.hk/wiki/Category:Scripting_Functions )

Por exemplo, Para mandar uma mensagem ao Jogador, Use a funзгo

  • SendClientMessage(clique) //ela tem que ser escrita exatamente igual estб aqui!
    e os parametros dela, й oque ela precisa para funcionar
    tipo Cor da mensagem.. Pra quem vai ser enviada , e a prуpria mensagem que vocк quer q jogador receba, claro.

  • SendClientMessage(Quem, Que Cor, qual MENSAGEM); // na lуgica, seria assim!
  • SendClientMessage(playerid, -1, "Oi, meu nick й KinG7"); //em pawn o correto

  • Playerid = EU
  • -1 = (cor branca) //as cores sгo em hexadecimal, mais como eu n lembro de cabeзa, eu botei -1 mesmo
  • Mensagem = "oi" //mensagem tem que estб dentro das "aspas"
outro exemplo, para mandar um DIALOGO, para um Jogador, use a funзгo

  • ShowPlayerDialog(clique) //tem que estб escrita desse mesmo jeito, ou vai da erro


  • ShowPlayerDialog(Quem, DIALOGO, ESTILO DO DIALOGO, Titulo, INFORMAЗГO DO DIALOGO, BOTГO 1, BOTГO 2); //usando a lуgica


  • ShowPlayerDialog(playerid, 1515, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Titulo", "Quem й melhor?", "Bolsonaro", "Lula"); //correto, em pawn

  • Playerid = EU
  • 1515 == numero id do dialogo, й como se fosse a identidade de cada dialogo
  • DIALOG_STYLE_MSGBOX == Estilos de Dialogos(clique)
Criar Um Gamemode

Primeiramente Leia este Tуpico: ( Como comeзar um projeto que nunca serб terminado(clique) )

Super Recomendo usar essa base
[GameMode] Base DOF2(clique)

Espero que esteja bom, Qualquer erro, nгo exite em me corrigir.
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#2

A explicaзгo da Maзв foi a melhor, kk !
Parabйns man, muito bom o tutorial.
Reply
#3

Um bom tutorial, e уtimas explicaзхes (kkkkkkkkkkkkkkkk)

Vale lembrar que alйm de tudo, vocк tem que ter bastante paciкncia e criatividade.
Abraзгo amigo!
Reply
#4

Bom tutorial amigo
Estб ficando PRO
Reply
#5

Quote:
Originally Posted by String01
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importante saber, que sempre tem que retornar a alguma coisa..
lуgica: eu comi maзa, e to com a barriga cheia
pawn Код:
return 1;


Уtimo tutorial. Falta melhorar apenas na organizaзгo do conteъdo, ou seja, na escolha da fonte, margem, tamanho e cor.
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#6

Quote:
Originally Posted by IlanZ
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Bom tutorial amigo
Estб ficando PRO
Nгo sou digno de ser chamado PRO ;-;, mais eu faзo oque posso, pra ajudar

Quote:
Originally Posted by tiiP
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Um bom tutorial, e уtimas explicaзхes (kkkkkkkkkkkkkkkk)

Vale lembrar que alйm de tudo, vocк tem que ter bastante paciкncia e criatividade.
Abraзгo amigo!
[+]Adicionado

Quote:
Originally Posted by Relaxed
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A explicaзгo da Maзв foi a melhor, kk !
Parabйns man, muito bom o tutorial.
kkkkkkkkkkk, nй ? mt obrigado

Quote:
Originally Posted by JonathanFeitosa
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Уtimo tutorial. Falta melhorar apenas na organizaзгo do conteъdo, ou seja, na escolha da fonte, margem, tamanho e cor.
Й um prazer Conhece-lo JFS! Nossa cara, muito obrigado vocк, ^^ vou melhorar o design, pode deixar.

Quote:
Originally Posted by CrowleyNWD
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PHP код:
return SendClientMessage(playerid, -1"Noza Jureg"); 
Melhor parte KKKKKKKKKK
Parabйns, +REP
Muito obrigado <3

Mais uma vez, Obrigado a todos.. Poucos.. mais que reconheceram meu trabalho
e minha intenзгo de ajudar, vou tentar atualizar o tуpico sempre que possнvel
Bom dia :3

[~~]tуpico atualizado[~~]
Quote:
Originally Posted by Bruno13
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Boa iniciativa, ...Sу tem algumas afirmaзхes meio erradas, como essa:
Em callbacks, o retorno й utilizado para indicar se a mesma poderб ser chamada em outros scripts, com exceзхes de algumas outras callbacks onde o retorno tem outras finalidades.

Porйm, o mesmo nгo se aplica para funзхes por exemplo, onde nгo й obrigatуrio o uso de retornos, apenas se vocк deseja retornar algum dado, seja ele um valor booleano, string, inteiro, flutuante...

No mais, bom trabalho!
Й um prazer Vк-lo Bruno, Muito Obrigado por me corrigir ^^'
eu tirei o uso do return por enquanto.. quando aprender mais sobre isso
eu ponho aqui de volta
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#7

PHP код:
return SendClientMessage(playerid, -1"Noza Jureg"); 
Melhor parte KKKKKKKKKK

Parabйns, +REP
Reply
#8

Boa iniciativa, misturar aprendizado com humor й atestar que sу nгo aprende quem nгo quer.

Sу tem algumas afirmaзхes meio erradas, como essa:

Quote:
Originally Posted by String01
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[*]importante saber, que sempre tem que retornar a alguma coisa, ou algum valor
lуgica: eu bebi agua, e estou bem(esse й o retorno)
pawn Код:
return 1;
estou mal
pawn Код:
return 0;
eu reclamei
pawn Код:
return SendClientMessage(playerid, -1, "noza jureg");
Em callbacks, o retorno й utilizado para indicar se a mesma poderб ser chamada em outros scripts, com exceзхes de algumas outras callbacks onde o retorno tem outras finalidades.

Porйm, o mesmo nгo se aplica para funзхes por exemplo, onde nгo й obrigatуrio o uso de retornos, apenas se vocк deseja retornar algum dado, seja ele um valor booleano, string, inteiro, flutuante...

No mais, bom trabalho!
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#9

Estou surpreso com a grandiosidade da board. Parabйns para o autor do tutorial.
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#10

Muito bom, principalmente para mim que estou iniciante em PAWN, sei algumas coisas, e este tutorial irб me ajudar bastante, parabйns +REP.
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