09.11.2016, 22:15
(
Последний раз редактировалось KinG7; 18.03.2017 в 17:44.
Причина: UPDATE
)
Como Aprender Pawn
- Introduзгo
- Oque preciso saber?
- Tutoriais Recomendados
- Entender A Lуgica
- Base Funзхes
- Criar um GameMode
Introduзгo
Olб! Nesse meu Pequeno Tutorial, Estarei tentando ensinar um bбsico de Pawn
acredito que serб muito ъtil ( Pelo menos pra min, seria.. se encontra-se esse tutorial a uns meses atras )
Caso encontre algum erro, por favor sinta-se a vontade a me corrigir.
Oque preciso saber?
Olб! Nesse meu Pequeno Tutorial, Estarei tentando ensinar um bбsico de Pawn
acredito que serб muito ъtil ( Pelo menos pra min, seria.. se encontra-se esse tutorial a uns meses atras )
Caso encontre algum erro, por favor sinta-se a vontade a me corrigir.
Oque preciso saber?
- Bбsico de Inglкs
- Bбsico de Matemбtica
- Lуgica de Programaзгo
- Cada Callback, tem uma funзгo no jogo, por exemplo, quando o player entrar no servidor, TUDO, que estб na callback OnPlayerConnect, vai acontecer!
- Tudo tem um limite, as pessoas tem limites, e o Samp tambйm tem!
Todos limites de funзхes podem ser visto em ( https://sampwiki.blast.hk/wiki/Limits )
- Lembre-se, quando se abre um (parentese) {chave} "aspas" [Colchete]
tem sempre que fechar!, o inicio e o fim da funзгo.
- Caso esteja em duvida sobre alguma coisa, de uma pesquisada antes de criar um novo tуpico no fуrum, talvez exista pessoas em anos anteriores com o mesmo tipo de duvida/erro, e conseguiram uma soluзгo do mesmo
- se Nгo entendeu a explicaзгo de qualquer coisa, Leia Mais uma vez.. depois mais outra, e por ai vai(se mesmo assim
nгo conseguiu entender, Pesquise Outros tutoriais sobre o mesmo assunto, talvez resolva seu problema!)
- O Samp usa a Linguagem de Script Pawn!
Pawno й uma IDE.
- Get = Puxar
Set = Dar
Give = Dar
- Vale sempre lembrar que vocк tem que ter bastante paciкncia e criatividade, o inicio, й sempre complicado
mais ao passar do tempo, tudo fica mais fбcil!
Tutoriais Recomendados
FAQ: Dъvidas Frequentes
Oque vocк precisa saber sobre PAWN
Bбsico sobre algorнtimos.[Lуgica de programaзгo]
Entender A Lуgica
FAQ: Dъvidas Frequentes
Oque vocк precisa saber sobre PAWN
Bбsico sobre algorнtimos.[Lуgica de programaзгo]
Entender A Lуgica
- Use a cabeзa, poe isso pra funcionar! Nгo й sу pensar, que tudo vai acontecer
como o planejado, Vocк tem que fazer um rascunho
montar um Passo a Passo e.. DEPOIS por em prбtica seus Scripts.
- Pense, Eu tenho 2 Maзa
se eu tiver sozinho em casa, vou comer as 2 maзas ...
se eu NГO estiver sozinho em casa, vou ter que dar 1 maзa para outra pessoa
e vou ficar com 1 maзa pra min comer
//й Assim que funciona tudo.. Sempre de forma muito CLARA!
й muito parecido com uma historia, onde vocк ( PROGRAMADOR ) й o narrador dessa histуria
Sempre tem que ter um inicio e um fim, e sempre de forma clara!,
agora mais um exemplo, mais dessa vez, usando funзхes do Pawn
Lуgica: Se eu tiver alguma jujuba, eu como, e se nгo tiver eu mando mensagem
A verdade: Se na variavel chamada: jujuba, tiver um valor, maior q zero, eu removo -1 da variavel
entendeu ? a verdade nгo й que eu comi a jujuba realmente
e sim, que eu faзo, que todos imagine que eu comi
Sempre tem que ter um inicio e um fim, e sempre de forma clara!,
agora mais um exemplo, mais dessa vez, usando funзхes do Pawn
pawn Код:
if(JUJUBA[playerid] > 0) //si.. a variavel jujuba for maior que zero(se eu tiver alguma jujuba)
{
Comer[playerid] = 1; //adicionar valor 1,a variбvel comer (vou comer)
JUJUBA[playerid]--; //-1 da variavel jujuba(comi 1 jujuba)
}
else //se for diferente disso( no caso, se eu nгo tiver jujuba)
{
SendClientMessage(playerid,-1,"Vocк nгo tem uma jujuba");
}
A verdade: Se na variavel chamada: jujuba, tiver um valor, maior q zero, eu removo -1 da variavel
entendeu ? a verdade nгo й que eu comi a jujuba realmente
e sim, que eu faзo, que todos imagine que eu comi
Base Funзхes
A Linguagem de Script Pawn, Tem bastantes funзхes, e todas elas, com um resultado diferente,
todas se encontram no seguinte link ( https://sampwiki.blast.hk/wiki/Category:Scripting_Functions )
Por exemplo, Para mandar uma mensagem ao Jogador, Use a funзгo
A Linguagem de Script Pawn, Tem bastantes funзхes, e todas elas, com um resultado diferente,
todas se encontram no seguinte link ( https://sampwiki.blast.hk/wiki/Category:Scripting_Functions )
Por exemplo, Para mandar uma mensagem ao Jogador, Use a funзгo
- SendClientMessage(clique) //ela tem que ser escrita exatamente igual estб aqui!
e os parametros dela, й oque ela precisa para funcionar
tipo Cor da mensagem.. Pra quem vai ser enviada , e a prуpria mensagem que vocк quer q jogador receba, claro.
- SendClientMessage(Quem, Que Cor, qual MENSAGEM); // na lуgica, seria assim!
- SendClientMessage(playerid, -1, "Oi, meu nick й KinG7"); //em pawn o correto
- Playerid = EU
- -1 = (cor branca) //as cores sгo em hexadecimal, mais como eu n lembro de cabeзa, eu botei -1 mesmo
- Mensagem = "oi" //mensagem tem que estб dentro das "aspas"
outro exemplo, para mandar um DIALOGO, para um Jogador, use a funзгo
- ShowPlayerDialog(clique) //tem que estб escrita desse mesmo jeito, ou vai da erro
- ShowPlayerDialog(Quem, DIALOGO, ESTILO DO DIALOGO, Titulo, INFORMAЗГO DO DIALOGO, BOTГO 1, BOTГO 2); //usando a lуgica
- ShowPlayerDialog(playerid, 1515, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Titulo", "Quem й melhor?", "Bolsonaro", "Lula"); //correto, em pawn
- Playerid = EU
- 1515 == numero id do dialogo, й como se fosse a identidade de cada dialogo
- DIALOG_STYLE_MSGBOX == Estilos de Dialogos(clique)
Criar Um Gamemode
Primeiramente Leia este Tуpico: ( Como comeзar um projeto que nunca serб terminado(clique) )
Super Recomendo usar essa base
[GameMode] Base DOF2(clique)
Espero que esteja bom, Qualquer erro, nгo exite em me corrigir.
Primeiramente Leia este Tуpico: ( Como comeзar um projeto que nunca serб terminado(clique) )
Super Recomendo usar essa base
[GameMode] Base DOF2(clique)
Espero que esteja bom, Qualquer erro, nгo exite em me corrigir.