[Tutorial] Loops Para Novatos !
#1

> Apresentaзгo <
Olб lindos homens, e mulheres do fуrum - samp! hoje veio ensinar, ou nгo! pois nгo sei se isso pode ser considerado um tutorial. Enfim de como criar Loops, e й claro Como funciona, e irei explicar como e pra quк serve cada coisa dentro dele.


> Requisitos <
1° Presisa Saber pelo menos criar uma vбriavel na linguagem pwn.
2° Exige, um pequeno conhecimento de Matematica. nгo tem esse conhecimento? vб para ESCOLA!

> Comeзando <
Vamos Comeзar, Primeiro Vocк presisa saber oquк й um loop?
Loop, й uma funзгo da linguagem C, que tambem existe no pwn. no loop podemos, fazer uma maneira mais rapida, de mostrar uma mensagem, animaзгo, sem ter que utilizar vбrias funзхes. da Linguagem. ou sejб, sem te que ficar colocando vбrias vezes algumas funзхes exemplo:

PHP код:
SendClientMessage(playerid, -1"LOL");
SendClientMessage(playerid, -1"LOL"); 
SendClientMessage(playerid, -1"LOL"); 
SendClientMessage(playerid, -1"LOL"); 
Ok, Mestre Diks e agora? como faзo meu Loop? o codigo e etc..?

Bom vamos lб entгo:
pawn Код:
for (new i = 1; i <= 10; i++)
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Loop");
}
Agora, vou explicar oque fizemos ai, primeiramente criamos uma vбriavel, chamada i que equivale ao numero 1.
Segundamente, enquanto i que equivale a 1, for menor ou Igual(menor й o simbolo <) a 10 ele sempre estбra, acrescentando mais um numero atй chegar no 10 ou sejб mandarб 10 vezes na tela do usuario, a mensagem loop.

Lembre-se, a base de um loop й sempre Deste geito:
pawn Код:
for (algumacoisa; algumacoisa; algumacoisa)
{
//Alguma funзгo aqui ex: SendClientMessage...
}
Mas Diks Porquк as chaves? bom, й porquк avisamos o compilador, que iremos fazer um loop e explicamos para ele, que dentro do loop ou seja nas chaves: { e } estбra, uma funзгo que ele devera repetir atй chegar nas vezes determinadas.

Dб pra colocar um SendClientMessage com uma string tipo, pegar o nome do usuario e mandar uma mensagem, com o nome dele? dб sim! Sу que preste uma atenзгo:
Jбmais, crie Strings dentro do loop, se nгo ira criar varias strings de uma vez sу. Entгo recomendo que crie, fora da funзгo do seu loop, ou fora das chaves. Resumindo: й infinitas coisas oque vocк Pode fazer com a linguagem pwn, ou C Sejб lб qual vocк esteja programando.

> Detalhes Adicionais <
Mensagem Por Shocc: Um detalhe й que os loops nгo й que sгo da linguagem C, loops sгo usados em varias linguagens de programaзгo com objetivo a Varias iteraзхes continuas. ou seja para fazer varias execuзхes repetidamente.

> FIM <
Gostou Do tutorial te e ajudou? me agradeзa dando seu Lindo REP claro se quiser! com seu REP Vai me incentivar a fazer tutoriais ъteis como esse. se faltou alguma coisa para explicar, poste nos comentarios abaixo, que irei adicionar ao tutorial!

Tutorial By: Diksplay
Reply
#2

Poderia ter falado sobre o while, do while, fazer comparaзхes entre as 3 formas, falar sobre o foreach, enfim.

Deixou a desejar na explicaзгo.

Espero que tenha levado minha postagem como uma critica construtiva, para que possa melhorar seus tutoriais daqui para frente.
Reply
#3

Quote:
Originally Posted by iCasTiel
Посмотреть сообщение
Poderia ter falado sobre o while, do while, fazer comparaзхes entre as 3 formas, falar sobre o foreach, enfim.

Deixou a desejar na explicaзгo.

Espero que tenha levado minha postagem como uma critica construtiva, para que possa melhorar seus tutoriais.
Sim, Poderia sim, й que estou re-aprendendo a programar C, e aprendi sobre Loop, por enquanto nada de While, mas assim que eu aprender, essas 3 formas. irrei estar criando um novo tуpico ensinando os novatos. =)
obrigado pela sua critica iCastiel! Admiro Muito Vocк Amigo! =)
Reply
#4

Sу uma coisa nгo peзa reputaзгo,quem sentir que deseja reconhecк-lo de que vocк ensinou alguma coisa a essa pessoa ela automaticamente o reputarб.O Rep,nгo vai influenciar em nada.
Reply
#5

Bom tutorial 8/10 ... ,
Pode fazer melhor sei que vc consegue.

#edit:
@BarbaNegra: Concordo com o que vc disse.

@Topic: Um detalhe й que os loops nгo й que sгo da linguagem C, loops sгo usados em varias linguagens de programaзгo com objetivo a Varias iteraзхes continuas. ou seja para fazer varias execuзхes repetidamente.

Enfim +rep
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by BarbaNegra
Посмотреть сообщение
Sу uma coisa nгo peзa reputaзгo,quem sentir que deseja reconhecк-lo de que vocк ensinou alguma coisa a essa pessoa ela automaticamente o reputarб.O Rep,nгo vai influenciar em nada.
BarbaNegra Sim Peзo Desculpa por pedir +REP Vou retirar isso..

Quote:
Originally Posted by Schocc
Посмотреть сообщение
Bom tutorial 8/10 ... , pode fazer melhor sei que vc consegue.
Obrigado Schocc sua critica, serб boa pra mim daqui pra frente! =)

#Tуpico Atualizado 09/07/2013 as 22:11
Reply
#7

pawn Код:
for (new i = 1; i <= 10; i++); //Acredito que nгo й certo o uso de chaves aqui.
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Loop");
}
Pode ser que eu esteja errado , mais , caso eu esteja espero que me desculpe.

Tutorial bem bunitinho e organizado , porйm , acho que poderia explicar melhor sobre o loop em si , mais bem legal parabenz pelo seu tutorial , espero que ajude os novatos.

7/10.
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by iMega
Посмотреть сообщение
pawn Код:
for (new i = 1; i <= 10; i++); //Acredito que nгo й certo o uso de chaves aqui.
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Loop");
}
Pode ser que eu esteja errado , mais , caso eu esteja espero que me desculpe.

Tutorial bem bunitinho e organizado , porйm , acho que poderia explicar melhor sobre o loop em si , mais bem legal parabenz pelo seu tutorial , espero que ajude os novatos.

7/10.
Amigo, nгo faz diferenзa usar, as chaves lб emcima.

Enquanto, a explicaзгo, bom. eu expliquei o mбximo que pude, e pra mim e para mais algums estбva, bom. expliquei o mбximo que pude, eu vou aceitar como uma critica, apesar de nгo gostar, de vocк ter falado, que eu poderia explicar melhor :/

@EDIT, Se a chave for o ";" Nгo й correto, foi erro meu. Arrumado.
Reply
#9

Quote:
Originally Posted by Diksplay
Посмотреть сообщение
pawn Код:
for (new i = 1; i <= 10; i++);
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Loop");
}
pawn Код:
for (algumacoisa; algumacoisa; algumacoisa);
{
//Alguma funзгo aqui ex: SendClientMessage...
}
O modo correto й:

pawn Код:
for ( new i = 1; i <= 10; i++ ) // Nгo se usa ';' no final.
{

    //Funзхes ...

}
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by iCasTiel
Посмотреть сообщение
O modo correto й:

pawn Код:
for ( new i = 1; i <= 10; i++ ) // Nгo se usa ';' no final.
{

    //Funзхes ...

}
Obrigado Icastiel, vou arrumar! =)
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)