24.02.2011, 12:30
O tutorial consiste em mostrar como obter dados de uma enumeraзгo de constantes. Essa aзгo pode ser ъtil por exemplo, pra salvar todas informaзхes do jogador como uma pilha.
Crie as constantes com a tag 'minhasequencia':
Contantes criadas, agora vamos colocar ela em uma array matriz.
E vamos tambйm atribuir algum valor аs cйlulas:
Feito, temos a array matriz com as cйlulas:
Imagine se precisassemos imprimir esses dados de uma vez, como seria?
Assim?
Nгo, desse modo funciona, porйm geraria o warning: 'tag mismatch'.
Para uma compilaзгo limpa, fazemos assim: Usaremos a tag 'minhasequencia' pra percorrer por dentro da enumeraзгo completa.
No loop for, na segunda condiзгo, deve se usar uma tag nos dois lados do operador, no contrбrio o cуdigo nгo seria interpretado pelo compilador como deveria, e vocк receberia o warning: 'tag mismath'.
Acaba aqui, tendo esse exemplo explicado, creio que vocк pode fazer em algo em maior escala com as constantes enumeradas.
Crie as constantes com a tag 'minhasequencia':
pawn Код:
enum minhasequencia
{
constante1,
constante2,
constante3
}
pawn Код:
new array[minhasequencia];
pawn Код:
array[constante1] = 10;
array[constante2] = 11;
array[constante3] = 13;
pawn Код:
cйlula 0: constante1(10)
cйlula 1: constante2(11)
cйlula 2: constante3(12)
Assim?
pawn Код:
for(new i = 0; i < sizeof array; ++i)
{
printf("array[%d] = %d", i, array[i]);
}
Para uma compilaзгo limpa, fazemos assim: Usaremos a tag 'minhasequencia' pra percorrer por dentro da enumeraзгo completa.
pawn Код:
for(new i = 0; minhasequencia:i < minhasequencia; ++i)
{
printf("array[%d]: %d", i, array[minhasequencia:i]);
}
Acaba aqui, tendo esse exemplo explicado, creio que vocк pode fazer em algo em maior escala com as constantes enumeradas.