[Off] Portuguкs com Pawn

Olб garotada, tudo bem? Entгo, apуs notar algumas coisas um tanto quanto "irritantes e grotescas" ao ver alguns usuбrios falarem ao se expressar sobre sa-mp ou nгo, Lуs me deu uma ideia sobre um tуpico que seria muito ъtil pra vida pessoal de vocкs e pra melhora da convivкncia interna da comunidade.

A ideia й a seguinte: -ideia perdeu o acento no 'novo' acordo autogrбfico, coff coff!-

Explicar um pouco mais sobre noзхes bбsicas de ortografia relacionadas а sa-mp ou nгo atravйs de uma brincadeira com pawn. (quer brincar com pawn nй? hmmmmm boiola)

Vou dar exemplos de coisas que o pessoal fala de maneira errada, e logo apуs isso citarei a maneira certa a ser escrita e fazer uma pequena analogia usando pawn. (usando o pawn de quem? ( ͡° ͜ʖ ͡°) )
  1. Uso incorreto do gкnero do substantivo gamemode:

Maneira errada:
    Quote:

"Hey cara, vocк tem aquela GM pra me passar?"

Maneira correta:
    Quote:

Hey cara, vocк tem aquele GM pra me passar?

Analogia em Pawn:
    Quote:

if(strfind(post_no_forum, "aquela gm", true)) return 0;

Explicaзгo:
    Quote:

O substantivo "gm" refere-se а palavra "gamemode", que possui gкnero masculino, e como todo substantivo masculino, vocк deve usar o artigo definido "o" como precedente.

O mesmo erro tambйm ocorre frequentemente ao citarem a sigla "VPS" que significa "Virtual Private Server", traduзгo literal para "Servidor Virtual Privado", vocк tem o servidor virtual privado, e nгo a servidor virtual privado.

2. TextDraws, o nome correto:

Maneira errada:
    Quote:

"Hoje eu fiz umas TextDrawns muito bonitas."

Maneira correta:
    Quote:

"Hoje eu fiz umas TextDraws muito bonitas."

Analogia em Pawn:
    Quote:

#define TextDrawn TextDraw

Explicaзгo:
    Quote:

Sim, parece um erro bobo mas muita gente o comete, confesso que fico pra morrer quando leio algo assim. A palavra TextDraw deriva do inglкs - "tф falando grego?"- Text Draw, que significa "Desenhos de Texto" ou "Texto desenhado" ou algo do tipo.

3. Diferenзas entre mas e mais:

Maneira errada:
    Quote:

"Quanto mas scripts, melhor."
    "Hoje eu programei pawn, mais nгo consegui terminar tudo."

Maneira correta:
    Quote:

"Quanto mais scripts, melhor."
    "Hoje eu programei pawn, mas nгo consegui terminar tudo."

Analogia em Pawn:
    Quote:

new bool:adversidade;
    new bool:adicionalidade;

if(strfind(post_no_forum, "mas") && !adversidade) return 0;
    if(strfind(post_no_forum, "mais") && !adicionalidade) return 0;

Explicaзгo:
    Quote:

Mas dб ideia de adversidade, contrariedade, contraposiзгo, e pode ser substituнdo por porйm, enquanto mais dб ideia de adiзгo.

Vocк adciona mais aзъcar, mas coloca menos leite.

4. Verbos no infinitivo (nгo-conjugados):

Maneira errada:
    Quote:

"Hoje eu vou faze meu sistema salvamento."
    "Quase que eu nгo consigo ajuda o menino ali."

Maneira correta:
    Quote:

"Hoje eu vou fazer meu sistema salvamento."
    "Quase que eu nгo consigo ajudar o menino ali."

Analogia em Pawn:
    Quote:

new bool:infinitivo = true;
    if(strfind(post_no_forum, "ajuda", true) && infinitivo) return SendClientMessage(memberid, -1, "Verbo no infinitivo termina sempre com R");

Explicaзгo:
    Quote:
    TODO e qualquer verbo no infinitivo (verbo que ainda nгo foi conjugado) sempre terminarб com R, fazer, esquecer, lembrar, recorrer, programar, e por aн vai.

Espero que tenham entendido, falta bastante coisa nesse tуpico ainda mas colocarei depois, se vocкs tiverem sugestхes de erros ortogrбficos comuns no fуrum comentem ai embaixo e adcionarei depois, e se algum de vocкs comete algum dos erros acima, PARE ENQUANTO DБ TEMPO Abraзos.
Reply

O portuguкs de alguns aqui no fуrum chega a ser grotesco, fico imaginando isso em um servidor.
Reply

Quote:
Originally Posted by FallweN
Посмотреть сообщение
O portuguкs de alguns aqui no fуrum chega a ser grotesco, fico imaginando isso em um servidor.
Nгo precisa imaginar, basta entrar em qualquer servidor GF Edit kkkk
Reply

kkkkkk maioria que escreve assim й kid mano e tenho certeza que nгo vгo entender seu tуpico rsrsrs.

Parabйns pelo topico.
Reply

Enfim isso vai pelo jeito de cada um.

Particularmente isso nao me incomoda muito.
Reply

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=zP1jj01zsXE[/ame]
Reply

Quote:
Originally Posted by MStyleBR
Посмотреть сообщение
kkkkkk maioria que escreve assim й kid mano e tenho certeza que nгo vгo entender seu tуpico rsrsrs.

Parabйns pelo topico.
Nem que sejam crianзas acho que se estгo na escola deveriam aprender o bбsico, e concordo sobre sua opiniгo que alguns nгo irгo entender a finalidade do tуpico e jaja alguns vгo chegar na ignorвncia aqui.
Reply

Quote:
Originally Posted by MStyleBR
Посмотреть сообщение

Parabйns pelo topico.
kkk Nem Sempre, Eu nгo tenho um Portuguкs "otimo".. e nгo sou kid..
Reply

Quote:
Originally Posted by Holl
Посмотреть сообщение
percebe-se...
"maioria" nгo й igual a "todos"

@topic, nao acho que a galera vai se interessar por isso, o pessoal vem aqui com interesse em SA-MP e Pawn e nгo aprender portuguкs.
Reply

Quote:
Originally Posted by Holl
Посмотреть сообщение
voce й mito dos erros. de vc ja cheguei a ver coisas grotescas que vao de "fais" a "geito"

ainda falando de erros na escrita, um dia na board inglesa achei umas mitagens do membro PT em inglкs, dps fui procurar mais posts dele e vejo que em inglкs ele й o mito em falar errado kkkk coisas do tipo:

Quote:

Keep improve this Now

Quote:

Me happends same, i started playing since 2008/2009 but i only join to the forum to increase the knowledge how to have/develop an server.

Then i got addicted more and is why i'm here yet xD.

Quote:

@ Emmet do you advice any good way to disapear that arrows ( << & >> ) and dont be called the OnPlayerSpawn twice?

se criarem um topico similar a esse na area inglesa, com certeza vao marcar ele la xD
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 2 Guest(s)