19.06.2015, 17:26
Olб garotada, tudo bem? Entгo, apуs notar algumas coisas um tanto quanto "irritantes e grotescas" ao ver alguns usuбrios falarem ao se expressar sobre sa-mp ou nгo, Lуs me deu uma ideia sobre um tуpico que seria muito ъtil pra vida pessoal de vocкs e pra melhora da convivкncia interna da comunidade.
A ideia й a seguinte: -ideia perdeu o acento no 'novo' acordo autogrбfico, coff coff!-
Explicar um pouco mais sobre noзхes bбsicas de ortografia relacionadas а sa-mp ou nгo atravйs de uma brincadeira com pawn. (quer brincar com pawn nй? hmmmmm boiola)
Vou dar exemplos de coisas que o pessoal fala de maneira errada, e logo apуs isso citarei a maneira certa a ser escrita e fazer uma pequena analogia usando pawn. (usando o pawn de quem? ( ͡° ͜ʖ ͡°) )
Abraзos.
A ideia й a seguinte: -ideia perdeu o acento no 'novo' acordo autogrбfico, coff coff!-
Explicar um pouco mais sobre noзхes bбsicas de ortografia relacionadas а sa-mp ou nгo atravйs de uma brincadeira com pawn. (quer brincar com pawn nй? hmmmmm boiola)
Vou dar exemplos de coisas que o pessoal fala de maneira errada, e logo apуs isso citarei a maneira certa a ser escrita e fazer uma pequena analogia usando pawn. (usando o pawn de quem? ( ͡° ͜ʖ ͡°) )
- Uso incorreto do gкnero do substantivo gamemode:
Maneira errada:
Quote:
"Hey cara, vocк tem aquela GM pra me passar?"
Quote:
Hey cara, vocк tem aquele GM pra me passar?
Quote:
if(strfind(post_no_forum, "aquela gm", true)) return 0;
Quote:
O substantivo "gm" refere-se а palavra "gamemode", que possui gкnero masculino, e como todo substantivo masculino, vocк deve usar o artigo definido "o" como precedente.
O mesmo erro tambйm ocorre frequentemente ao citarem a sigla "VPS" que significa "Virtual Private Server", traduзгo literal para "Servidor Virtual Privado", vocк tem o servidor virtual privado, e nгo a servidor virtual privado.
- TextDraws, o nome correto:
Maneira errada:
Quote:
"Hoje eu fiz umas TextDrawns muito bonitas."
Quote:
"Hoje eu fiz umas TextDraws muito bonitas."
Quote:
#define TextDrawn TextDraw
Quote:
Sim, parece um erro bobo mas muita gente o comete, confesso que fico pra morrer quando leio algo assim. A palavra TextDraw deriva do inglкs - "tф falando grego?"- Text Draw, que significa "Desenhos de Texto" ou "Texto desenhado" ou algo do tipo.
- Diferenзas entre mas e mais:
Maneira errada:
Quote:
"Quanto mas scripts, melhor."
"Hoje eu programei pawn, mais nгo consegui terminar tudo."
Quote:
"Quanto mais scripts, melhor."
"Hoje eu programei pawn, mas nгo consegui terminar tudo."
Quote:
new bool:adversidade;
new bool:adicionalidade;
if(strfind(post_no_forum, "mas") && !adversidade) return 0;
if(strfind(post_no_forum, "mais") && !adicionalidade) return 0;
Quote:
Mas dб ideia de adversidade, contrariedade, contraposiзгo, e pode ser substituнdo por porйm, enquanto mais dб ideia de adiзгo.
Vocк adciona mais aзъcar, mas coloca menos leite.
- Verbos no infinitivo (nгo-conjugados):
Maneira errada:
Quote:
"Hoje eu vou faze meu sistema salvamento."
"Quase que eu nгo consigo ajuda o menino ali."
Quote:
"Hoje eu vou fazer meu sistema salvamento."
"Quase que eu nгo consigo ajudar o menino ali."
Quote:
new bool:infinitivo = true;
if(strfind(post_no_forum, "ajuda", true) && infinitivo) return SendClientMessage(memberid, -1, "Verbo no infinitivo termina sempre com R");
Quote:TODO e qualquer verbo no infinitivo (verbo que ainda nгo foi conjugado) sempre terminarб com R, fazer, esquecer, lembrar, recorrer, programar, e por aн vai.
![Cheesy](images/smilies/biggrin.png)