21.04.2015, 18:52
Estou atualizando meus tutoriais de dialog para 0.3.7 por pedidos de amigos e editando todos meus antigos sobre o mesmo assunto para esse. ( 21/04/2015 e 22/04/2015 ).
#EmFinalizaзгoAinda
Antes de comeзarmos a desenvolver nossos dialogs, devemos aprender algumas coisas bбsicas:
Barra de Escape
Ou seja, ele quer dizer que, se vocк por:
O compilador irб reclamar e vai causar erro de Sintaxe. Entгo o certo de se fazer й adicionar a barra contrбria(escape) para que o compilador entenda como um simples caractere do seu texto. Veja:
O que й \n e \r?
Ambos servem para pular linhas, mas diferem no quesito do Sistema O.
O \r й usado para pular linhas apenas no Windows, e \n Linux e Windows. Por isso a gente encontra apenas \n, e nгo \r. Fique espero em questхes sobre essas em concursos .
Exemplo:
Usando o \t em dialog
Й como se fosse um TAB. Melhoraram bastante na 0.3.7!
Veja um exemplo em imagem de como era.
Veja um exemplo de como estб agora. Aliбs, usando DIALOG_LIST estб do mesmo jeito. Sу que agora temos mais duas opзхes de dialogs, uma delas й a da segunda imagem. Sobre isso vou falar ao decorrer do tutorial.
Entendo a funзгo format
Vamos primeiro entender o bбsico de todas as linguagens de programaзгo e o que mais usamos:
Quando devo usar format? Quando vocк quer incluir variбveis dentro de caracteres.
O que й variбvel? Assunto meio complexo, mas o que vocк deve saber aqui, й que elas comeзam com new na linguagem pawn, diferente das POO.
Qual diferenзa do %i e %d? Nenhuma, tanto faz um ou outro. Os dois sгo inteiros.
Exemplos:
Observaзхes: Usei apenas uma variбvel Strj para nгo ficar criando toda hora e alocando mais memуria no servidor. Botei 128 pois й o nъmero de carбteres mбximo no chat. No caso do Dialog, vocк vai precisar muito mais, pois nгo й sу aquela linha pequena do Chat, vocк pode por muito mais informaзхes. Lembrando que o sizeof retorna o valor da variбvel, que no caso aн й 128(Strj).
Com isso, concluнmos que vamos usar format em alguns casos, pois й para vocк puxar uma variбvel. Exemplo em um dialog de entrada:
O %s й um caracter do tipo String, ou seja, usamos para pegar o nome do Player.
Colocando Cores em Dialogs/Mensagens
Essas cores, para vocк estб vendo pela primeira vez, sгo em hexadecimais. Vocк pode ver aqui diversos jeitos diferentes de se fazer. Vou fazer aqui uma menos usual e menos trabalhosa:
Podemos tambйm fazer direto:
Porque eu recomendo fazer do primeiro jeito? Porque eu quero! Mentira, й porque imagine que vocк queira usar em vбrios dialogs, vocк vai querer copiar e colar sempre os hexadecimais? Pode ser que sim, mas aн fica a critйrio do programador.
Lembrando que tudo que eu mencionei atй agora, nгo й usado somente em dialogs e muito menos exclusivo da linguagem pawn.
O que й dialog?
No SAMP, simplesmente falando, й uma caixa de dialog onde vocк pode interagir com o Player, podendo ser com perguntas, listas, etc. Para vocк entender melhor, й aquela caixinha preta no qual vocк coloca a senha, informaзхes, entre outras coisas, ao logar no servidor.
Estilos de DIALOGS
Estrutura do Dialog
Vamos a um exemplo do tipo DIALOG_STYLE_MSGBOX simples:
Entendendo a public OnPlayerDialogResponse
Esse mйtodo jб vem como nativo. Vocк nгo precisa cria-lу. Basta pesquisar no pawno ou caso nгo exista, adicione no final do GameMode.
Ela й chamada toda vez que vocк aperta em um dos dois botхes do dialog. Seus parвmetros sгo: playerid, que no caso й o ID do Player, dialogid que й o "CPF" de seu Dialog, response que vai detectar se tu apertou no botгo da direita ou esquerda, listitem para detectar qual opзгo vocк colocou caso vocк utilize DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST ou DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, e inputtext para pegar o que vocк colocou no campo de texto, no caso o DIALOG_STYLE_INPUT ou DIALOG_STYLE_PASSWORD.
Estrutura do DIALOG_STYLE_MSGBOX
Como jб estudamos os parвmetros, sabemos o que estб ocorrendo ai. Vale ressaltar que o Dialog 1281 й apenas um exemplo, vocк pode por qual quiser, contanto que seja diferente dos outros.
Vamos agora para um segundo exemplo mais complexo:
Nesse caso, utilizando o format, podemos adicionar variбveis em nossos dialogs. E isso servirб para todos os dialogs! Nгo vai mudar nada.
Agora, vamos por a resposta em nossos dialogs! Servirб para detectar quando o Player apertar no Botгo1 ou Botгo2.
Estrutura do DIALOG_STYLE_INPUT e DIALOG_STYLE_PASSWORD
Input:
Password:
Exemplo:
Nada muda aqui, sempre fica como padrгo. Apenas pulei uma linha ali para ficar mais fбcil de vocк enxergar.
O DIALOG_STYLEE_PASSWORD й igual ao DIALOG_STYLE_INPUT, sу que as caracteres ficam ocultas no PASSWORD.
Na estrutura dos dois, utilizaremos meio diferente no DialogResponse:
Estrutura do DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS
DIALOG_STYLE_LIST
Como aprendemos, o \n serve para pular linhas. No dialog list, ela serve para adicionarmos as opзхes de nossas Listas.
DIALOG_STYLE_TABLIST (0.3.7)
Й quase igual aqo Dialog List. Como vocк sabe, o \t era como se fosse um TAB. Nessa versгo do SAMP, ela passou a ter mais utilidade nos dialogs. Ela dar um 'tab' correto, tendo seu limite atй o fim da tela. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fбcil:
Explicando melhor como й:
Se nгo entendeu, sugiro que releia o tutorial.
DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS (0.3.7)
Й igual o DIALOG_STYLE_TABLIST, sу que vem com tнtulo nas colunas. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fбcil.
Explicando melhor como й:
Veja um outro exemplo:
Exemplo da Imagem:
Se nгo entendeu, sugiro que releia o tutorial.
Entгo, A RESPOSTA DO DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS й IGUAL na public OnDialogResponse, pois todos sгo uma lista de opзхes, a unica diferenзa entre eles й que trazem mais informaзхes em colunas e subtнtulos. Veja como eles funcionam:
Como adicionar apenas um botгo nos dialogs
Vamos destacar apenas nossos botхes no dialog acima:
Para ficar com um botгo apenas, vocк deve deixar apenas:
Ou seja, o segundo botгo ficarб vazio
strcat,strlen ou format para concatenar dialogs?
Sem dъvidas format. Bem mais otimizado e rбpido.
Tire dъvidas de velocidades de loop's, o que mais influencia em LAG no servidor junto com timers.
Em Breve aqui:
Como Organizar meus IDS para nгo dar conflito.
Dialogs sobre Dialogs
Sistema Simples de GPS
Crйditos: Eu e editores da Wiki-SAMP.
Dъvidas, sugestхes, erros, avisar-me pois tambйm sou humano.
#EmFinalizaзгoAinda
Antes de comeзarmos a desenvolver nossos dialogs, devemos aprender algumas coisas bбsicas:
Barra de Escape
Quote:
Em vбrias linguagens de programaзгo o caractere de aspas duplas (") й utilizado para delimitar uma cadeia de caracteres. Caso seja necessбrio utilizar o caractere de aspas duplas dentro da cadeia sem evocar seu significado de delimitar, utiliza-se o caractere de escape para que o compilador interprete as aspas duplas como um caractere da cadeia. Em geral, este caractere й a barra contrбria (\). - Wikipйdia |
PHP код:
SendClientMessage(playerid, -1, "Olб Mundo, meu nome й "Jonathan" ");
PHP код:
SendClientMessage(playerid, -1, "Olб Mundo, meu nome й \"Jonathan\" ");
Ambos servem para pular linhas, mas diferem no quesito do Sistema O.
O \r й usado para pular linhas apenas no Windows, e \n Linux e Windows. Por isso a gente encontra apenas \n, e nгo \r. Fique espero em questхes sobre essas em concursos .
Exemplo:
PHP код:
print("Oi, eu sou o: \nJFS");
/* Saнda:
Oi, eu sou o:
JFS
*/
Й como se fosse um TAB. Melhoraram bastante na 0.3.7!
Veja um exemplo em imagem de como era.
Veja um exemplo de como estб agora. Aliбs, usando DIALOG_LIST estб do mesmo jeito. Sу que agora temos mais duas opзхes de dialogs, uma delas й a da segunda imagem. Sobre isso vou falar ao decorrer do tutorial.
Entendo a funзгo format
Vamos primeiro entender o bбsico de todas as linguagens de programaзгo e o que mais usamos:
Quote:
%i - Para nъmeros Inteiros %d - Para nъmero inteiros %s - Para tipo String - Sequкncia de caracteres %f - Para tipo Float, nъmeros decimais. |
O que й variбvel? Assunto meio complexo, mas o que vocк deve saber aqui, й que elas comeзam com new na linguagem pawn, diferente das POO.
Qual diferenзa do %i e %d? Nenhuma, tanto faz um ou outro. Os dois sгo inteiros.
Exemplos:
PHP код:
new Strj[128];
// Exemplo nъmeros inteiros:
new numero = 18;
format(Strj, sizeof(Strj), "Esse Nъmero й %d", numero);
format(Strj, sizeof(Strj), "Esse Nъmero й %i", numero);
// Exemplo nъmeros do tipo String(Caracteres)
new nome[] = "Jonathan";
format(Strj, sizeof(Strj), "Meu Nome й: %s", nome);
// Exemplo nъmeros do tipo Float
new numero = 18.5;
format(Strj, sizeof(Strj), "Esse nъmero й: %f", numero);
Com isso, concluнmos que vamos usar format em alguns casos, pois й para vocк puxar uma variбvel. Exemplo em um dialog de entrada:
Quote:
Seu Nick: %s estб registrado! Bem-Vindo ao servidor, digite sua senha para conectar-se! |
Colocando Cores em Dialogs/Mensagens
Essas cores, para vocк estб vendo pela primeira vez, sгo em hexadecimais. Vocк pode ver aqui diversos jeitos diferentes de se fazer. Vou fazer aqui uma menos usual e menos trabalhosa:
PHP код:
#define COR_VERMELHO_HEX "{00FF00}"
PHP код:
SendClientMessage(playerid, -1, "Aqui estб branco por conta do ( -1 ), e "COR_VERMELHO_HEX" aqui estб vermelho por conta da sua cor definida em cima.");
PHP код:
SendClientMessage(playerid, -1, "{FFFFFF}Aqui estб branco, {00FF00}Aqui verde, {FFFFFF}Aqui dnv estб branco, {FF0000} mas agora estб vermelho.");
Lembrando que tudo que eu mencionei atй agora, nгo й usado somente em dialogs e muito menos exclusivo da linguagem pawn.
O que й dialog?
No SAMP, simplesmente falando, й uma caixa de dialog onde vocк pode interagir com o Player, podendo ser com perguntas, listas, etc. Para vocк entender melhor, й aquela caixinha preta no qual vocк coloca a senha, informaзхes, entre outras coisas, ao logar no servidor.
Estilos de DIALOGS
Quote:
0 - DIALOG_STYLE_MSGBOX - Quando vocк quer transmitir uma mensagem 1 - DIALOG_STYLE_INPUT - Quando vocк quer que o Player interaja com algo. Ou seja, um campo de texto. 2 - DIALOG_STYLE_LIST - Quando vocк quer mostrar uma lista de opзхes ao player. 3 - DIALOG_STYLE_PASSWORD - Quando vocк quer que o Player bote uma senha. 4 - DIALOG_STYLE_TABLIST - Um Dialog List com tabelas.( apenas 0.3.7+ ) 5 - DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS - Um Dialog list com tabelas e subtнtulos.( apenas 0.3.7+ ) |
PHP код:
ShowPlayerDialog(PAR1, PAR2, PAR3, "PAR4", "PAR5", "PAR6", "PAR7");
Quote:
ShowPlayerDialog: Funзгo de Mostrar a Dialog. PAR1: Parвmetro onde botamos o ID(pronъncia: Aнdi e nгo idк) do player. Normalmente й playerid pois geralmente й para o player que estб fazendo a aзгo. PAR2: ID do dialog. Daremos uma identificaзгo pra ele. No seu caso й seu CPF, aqui й nъmero natural. Nгo podem haver dois iguais pois causarб conflito. PAR3: Estilo do dialog. Nome ou ID. PAR4: Tнtulo do dialog PAR5: Texto do dialog PAR6: Texto do botгo um do dialog PAR7: Texto do botгo dois do dialog |
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Aviso!", "Aqui й apenas uma mensagem para vocк!", "Fechar", "Ok");
Esse mйtodo jб vem como nativo. Vocк nгo precisa cria-lу. Basta pesquisar no pawno ou caso nгo exista, adicione no final do GameMode.
PHP код:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
// bloco de cуdigos
return false; // ou return 0
}
Estrutura do DIALOG_STYLE_MSGBOX
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 1281, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "{F60000}Meu Tнtulo em Cor Diferente", "Bem Vindo ao Servidor\nEsse й meu Primeiro DIALOG MSG", "Abrir", "Okay");
Vamos agora para um segundo exemplo mais complexo:
PHP код:
new Exemplo[50];
new Nome[] = "Jonathan Feitosa";
format(Exemplo, sizeof(Exemplo), "Olб %s!\nBem Vindo ao servidor!", Nome);
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Welcome!", Exemplo, "Fechar", "Okay");
Agora, vamos por a resposta em nossos dialogs! Servirб para detectar quando o Player apertar no Botгo1 ou Botгo2.
PHP код:
// Adicione em algum comando, ou qualquer lugar para abrir nosso Dialog:
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Meu Primeiro Dialog", "Aperte em Ganhar Grana para ganhar 1000 reais\nAperte em Perder Grana para perder 1000 reais", "Ganhar Grana", "Perder Grana");
// Na public do seu GameMode:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
if(dialogid == 1) // o "CPF do dialog", Se eu botei 1 lб, devo botar 1 aqui !
{
if(response) // Se apertou no Botгo 1 (Ganhar Grana)
{
GivePlayerMoney(playerid, 1000);
SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк ganhou 1000 reais!");
}
if(!response) // ou else = Se apertou no Botгo 2 (Perder Grana)
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк perdeu 1000 reais!");
GivePlayerMoney(playerid, 1000);
}
return true;
}
return false;
}
Input:
Password:
Exemplo:
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_INPUT, "Tнtulo do Servidor",
"Digite sua senha no campo Texto", "Selecionar", "Cancelar");
O DIALOG_STYLEE_PASSWORD й igual ao DIALOG_STYLE_INPUT, sу que as caracteres ficam ocultas no PASSWORD.
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Tнtulo do Servidor",
"Digite sua senha no campo Texto", "Selecionar", "Cancelar");
PHP код:
// Adicione em algum comando, ou qualquer lugar para abrir nosso Dialog:
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_INPUT, "Escreva seu primeiro texto!", "Escreva seu nome!\n\nExemplo: Arlindo", "Confirmar", "Sair");
// Na public do seu GameMode:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
if(dialogid == 1) // o "CPF do dialog", Se eu botei 1 lб, devo botar 1 aqui !
{
if(response) // Se apertou no Botгo Confirmar
{
new Strjf[50];
format(Strjf, sizeof(Strjf), "Muito Bem, Seu nome de acordo com o texto que vocк botou й: %s", inputtext
SendClientMessage(playerid, -1, Strjf);
}
// Se ele apertar no botгo sair, o dialog sumirб pois nгo botei nenhuma aзгo para ele :)
return true;
}
return false;
}
Estrutura do DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS
DIALOG_STYLE_LIST
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_LIST, "{33CCFF}Teleportes do Meu Servidor", "{FFFF00}Ir DM\n{33AA33}IR Derby", "Selecionar", "Sair");
PHP код:
"{FFFF00}IR DM\n{33AA33}IR Derby"
/*
Saнda:
Opзгo 1: IR DM
Opзгo 2: IR Derby
Quanto mais /n, mais opзхes teremos no nosso dialog.
*/
Й quase igual aqo Dialog List. Como vocк sabe, o \t era como se fosse um TAB. Nessa versгo do SAMP, ela passou a ter mais utilidade nos dialogs. Ela dar um 'tab' correto, tendo seu limite atй o fim da tela. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fбcil:
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 4112, DIALOG_STYLE_TABLIST, "Buy Weapon",
"Deagle\t$5000\t100\n\
Sawnoff\t$5000\t100\n\
Pistol\t$1000\t50", // Etc.
"Select", "Cancel");
PHP код:
"Deagle\t$5000\t100\n\Sawnoff\t$5000\t100\n\Pistol\t$1000\t50"
// para melhor ver:
"Deagle\t$5000\t100\n
\Sawnoff\t$5000\t100\n
\Pistol\t$1000\t50"
/*
"Aqui й a Coluna 1\tAqui й a Coluna 2\tAqui й a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opзгo)\n
Aqui й a Coluna 1\tAqui й a Coluna 2\tAqui й a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opзгo)\n
Aqui й a Coluna 1\tAqui й a Coluna 2\tAqui й a Coluna 3 e agora vou parar"
[...] */
DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS (0.3.7)
Й igual o DIALOG_STYLE_TABLIST, sу que vem com tнtulo nas colunas. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fбcil.
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon",
"Weapon\tPrice\tAmmo\n\
Deagle\t$5000\t100\n\
Sawnoff\t$5000\t100\n\
Pistol\t$1000\t50", // Etc.
"Select", "Cancel");
PHP код:
"Weapon\tPrice\tAmmo\n\Deagle\t$5000\t100\n\Sawnoff\t$5000\t100\n\Pistol\t$1000\t50"
// para melhor ver:
"Weapon\tPrice\tAmmo\n
\Deagle\t$5000\t100\n
\Sawnoff\t$5000\t100\n
\Pistol\t$1000\t50"
/*
"Titulo da Coluna 1\tTitulo da Coluna \tTitulo da Coluna 3 e agora vou para as opзхes\n
Aqui й a Coluna 1\tAqui й a Coluna 2\tAqui й a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opзгo)\n
Aqui й a Coluna 1\tAqui й a Coluna 2\tAqui й a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opзгo)\n
Aqui й a Coluna 1\tAqui й a Coluna 2\tAqui й a Coluna 3 e agora vou parar"
[...]
Exemplo da Imagem:
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 9999, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon", "Coluna 1\tColune 2\tColuna3\tColuna 4\n\Deagle\t$5000\t100\tteste\n\Sawnoff\t$5000\t100\tteste\n\Pistol\t$1000\t50\tteste", "Selecionar", "Cancel");
// Ou para melhor visualizar:
ShowPlayerDialog(playerid, 9999, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon",
"Coluna 1\tColune 2\tColuna 3\tColuna 4\n\
Deagle\t$5000\t100\tteste\n\
Sawnoff\t$5000\t100\tteste\n\
Pistol\t$1000\t50\tteste", // Etc.
"Selecionar", "Cancel");
Entгo, A RESPOSTA DO DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS й IGUAL na public OnDialogResponse, pois todos sгo uma lista de opзхes, a unica diferenзa entre eles й que trazem mais informaзхes em colunas e subtнtulos. Veja como eles funcionam:
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 234, DIALOG_STYLE_LIST, "Menu de Compras de armas", "Eagle\nAK-47\nCombat Shotgun", "Selecionar", "Sair");
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
if(dialogid == 234) // 'CPF' do Meu Dialog criado
{
if(response) // Se clicou no botгo 'Selecionar'
{
if(listitem == 0) // Caso selecione o primeiro item - Eagle ( Comeзamos sempre do 0 )
{
GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_DEAGLE, 1000);
SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк ganhou uma eagle com 1000 balas");
}
if(listitem == 1) // Caso selecione o segundo item - AK-47
{
GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_AK47, 120);
SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк ganhou uma ak-47com 120balas");
}
if(listitem == 2) // Caso selecione o terceiro item - Combat Shotgun
{
GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_SHOTGSPA, 28);
SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк ganhou uma shotgun com 28 balas");
}
}
return true;
}
return false;
}
PHP код:
ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_LIST, "Meu Botгo", "Tutorial Meu Botгo !!", "Selecionar", "Cancelar");
PHP код:
"Selecionar", "Cancelar")
Quote:
Botгo 1= Selecionar Botгo 2 = Cancelar |
PHP код:
"Selecionar", "")
strcat,strlen ou format para concatenar dialogs?
Sem dъvidas format. Bem mais otimizado e rбpido.
Tire dъvidas de velocidades de loop's, o que mais influencia em LAG no servidor junto com timers.
Em Breve aqui:
Como Organizar meus IDS para nгo dar conflito.
Dialogs sobre Dialogs
Sistema Simples de GPS
Crйditos: Eu e editores da Wiki-SAMP.
Dъvidas, sugestхes, erros, avisar-me pois tambйm sou humano.