Discutindo sobre Pawn (Includes)

Boa noite a todos, depois de um bom tempo parado, eu decidi finalizar e atualizar alguns dos meus projetos que comecei aqui no fуrum.

O intuito deste tуpico e gerar uma discussгo sobre vбrios conceitos relacionados ao Pawn/SA-MP. A ideia e juntar boas praticas e tйcnicas para obter um bom resultado se tratando de Pawn/SA-MP.

Espero que alguns usuбrios experientes como Willian_luigi, Dolby, Corey entre outros scripters e programadores possam dar algumas dicas e discutir sobre assuntos relacionados a Pawn/SA-MP que vamos abordar nesses tуpicos. As dicas e conceitos podem servir pra outras pessoas, tanto novatas quanto experientes.

Pra comeзar, o assunto de hoje e "includes", quais includes vocк utiliza, ou recomenda pra criar um servidor ?

Salvamento de dados:
Pensei em usar o SQLite, pois acho que vai ser uma boa opзгo, alйm disso posso estudar mais sobre SQL, o que acham de usar SQLite ?

Processador de comandos:
Como muitos sabem, o uso do ZCMD e уtimo em termos de estabilidade e velocidade, para um sistema cheio de funзхes achei o y_commands(ycmd), o que acham ? qual sua recomendaзгo ?
Reply

Para salvamento eu uso DOF2 antes usava Dini, Eu recomendo usar DOF2 por ser fбcil de se usar. Pelo menos eu acho.

Sobre o SQLite, nunca usei, depois deste tуpico vou dar um pesquisada sobre SQLite.

Sobre processador de comandos, eu uso e recomendo o ZCMD, por seu uso ser pratico, e fбcil. O ZCMD й quase igual ao YCMD, sгo fбceis de se usar, e de aprender, mesmo o YCMD, sendo um pouco mais rбpido do que ZCMD, eu uso o ZCMD.
Reply

Para salvamento de dados, eu recomendo o SGDB MySQL. Й уtimo e possui uma grande velocidade.
Processador de comandos, sem dъvidas o ZCMD. Hб aqueles que babam o ovo do ****** e preferem as includes dele, but i dont.

Tambйm tem a rBits, que da para economizar bastante memуria no servidor.

O SQLite й bom para iniciantes. Tambйm й possнvel fazer aplicaзхes externas com ele, isto й, fazer atй mesmo um launcher para que o player possa administrar sua conta pelo *prуprio launcher.
Reply

O problema de salvamento ao usar um sistema INI, vocк tem que fazer varias instruзхes pra obter um resultado entende. Usando SQL vocк faz tudo em poucas linhas, a diferenзa й que precisa aprender a linguagem SQL.

Estou pensando em usar salvamento INI somente em alguns casos, por exemplo, algumas informaзхes do servidor.

@Cor3y: Vocк conhece algum projeto grande, onde foi utilizado rBits ? queria ver os resultados no final de um projeto.
Reply

Para o salvamento de dados eu lhe recomendo a DOF2, caso tem mais um conhecimento avanзo utilize a SGDB MySQL. A velocidade й bem recomendada.
Reply

Adiciona a tag OFF.

Acredito eu que, se vai usar SQL no servidor, use nele todo! Й melhor.
Reply

Na linguagem pawn atualmente eu utilizo como DB o DOF2 pois й o que a maioria dos clientes pedem, mas lhe recomendo MySQL, pois com ele se abre um leque com muitas possibilidades... basta ter criatividade. Diferente de DB's INI, no qual vocк fica mais restrito...
Sobre processador de comandos recomendo ZCMD sem dъvidas.
Reply

Eu particularmente nгo conheзo nenhum projeto grande que foi postado, utilizando a rBits. Mas eu jб utilizei ela e recomendo, pois й uma boa include.
Reply

Para salvamento recomendo б usar dini 3h3u3h3u3h (brinkz)

Para o avanco como um jogador falou recomendo Mysql. Mas para o basico msm DOF2.
Reply

Apesar de nгo programar Pawn а tempos, como processador de comandos eu recomendaria ZCMD por seu fбcil uso e velocidade considerбvel.

Quanto a questгo do sistema de salvamento, isto vai muito da necessidade de cada um.

Abraзos.
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)