14.11.2013, 13:30
(
Последний раз редактировалось tonisantolia; 15.11.2013 в 17:04.
)
Bom, sou Antonio Rodrigues mais conhecido como Toni Santolia..
Eu irei dar dicas bбsicas e ensinar a base de alguns sistemas para comeзar seu gamemode..
• Sinopse:
-- Dicas iniciais.
-- Enumeradores e Variбveis.
-- Macros.
-- Cбlculos.
-- Loop's.
-- Comandos (ZCMD - SSCANF2).
• Dicas Iniciais:
Bom, o interessante para se montar um projeto й planejar bem oque vai ter no servidor.. Como por exemplo, sistema de registro, sistema de administrador dinвmico, sistema para defecar (vai que..) e etc..
Entгo o legal era fazer uma lista como esta:
De que serб o servidor:
Sistemas iniciais:
Sistemas complexos:
Novidades:
Organizaзгo Administrativa:
e oque vier na sua cabeзa
• Variбveis:
Bom, vamos comeзar falando sobre as variбveis..
Variбveis como o prуprio nome jб diz.. Sгo simples sнmbolos que sгo criados para receber valores variados.
Exemplo:
Temos uma questгo de matemбtica onde X = Y + 10 logo que Y = 10.. Como fazer para imprimir esses valores?
Simples.. nгo?
Jб na linguagem pawn as variaveis sгo acompanhadas de uma new (funзгo que cria a variavel) e no final recebem ponto e virgula ( ; ) que faz o compilador entender que a linha terminou ali.
Exemplo:
Jб para setar um valor nessa variбvel eu poderia ir em qualquer comando ou callback e fazer da seguinte forma:
Ai vocк pergunta.. Mais iai tiu? Como faзo para setar esse valor para um jogador especifico?
Para setar um valor para um jogador especifico, vocк antes deve saber que a cada player que entra no seu servidor recebe um ID ъnico para em quanto ele estiver conectado. Exemplo: 3 Jogadores entram no servidor na seguinte ordem.. Joгo_Pedro , Clebinho_PauPreto e Ze_Bruno.
No servidor a ordem de ID seria:
Joгo_Pedro ( 0 )
Clebinho_PauPreto ( 1 )
Ze_Bruno ( 2 )
Lembrando que a contagem se inicia de 0.. Exemplo: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [ ... ]
No SA:MP existe o MAX_PLAYERS no qual pode ser usado da seguinte forma:
ai quando o jogador conecta-se ele irб receber no seu ID prуprio o valor 1.. Para isso teria que fazer da seguinte maneira:
playerid й a funзгo que irб getar o ID do player para que o valor da variбvel fique 1 para ele..
Bom, as variбveis sгo classificadas da seguinte forma:
Comum - Booleana - Float - String - Estбtica
Variavel Comum: A Variavel comum й como a que nуs vimos acima..
Nгo tem muito oque explicar..
Variбvel Booleana: Para entender mais sobre ela pode ler o tutorial https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=292185 nгo sou muito bom para explicar
Variavel Float: A Variavel do tipo Float й ideal para receber dados como coordenadas.. Exemplo usando GetPlayerPos:
Variбvel String: A Variбvel do tipo string й ideal para armazenar qualquer tipo de texto.. Um Exemplo para formatar uma mensagem usando string, float e a funзгo GetPlayerPos:
Variбvel Estбtica: Nгo me aprofundei no assunto.. Entгo se alguem quiser colocar uma explicaзгo deixe nos comentбrios
As Variбveis podem ser tanto Globais como Locais:
Variбveis Locais: Uma variбvel local sу pode ser usada em um ъnico lugar, por exemplo:
Variaveis Globais: Elas podem ser usadas em qualquer parte do gamemode.. Exemplo:
• Enumeradores:
Oque sгo?
Enumeradores em pawn sгo uma forma de agrupar varias variбveis que vгo ser utilizadas para a mesma funзгo ou com o mesmo intuito.
Ai vocк me pergunta: Mas como assim?
Exemplo:
vocк poderia usar:
Como chamar a var1 e a var2 que estгo dentro do grupo?
Simples!
Simples assim..
Enfim, os enumeradores sгo muito simples de se usar entгo nгo precisa de muita explicaзгo..
Mas й sempre bom lembrar que os enumeradores tem que ser chamados atraves de enum nomedoenumerador
• Macros:
Macros sгo uma forma mais otimizada e mais rapidas para certas funзхes..
Alem de ajudar a economizar linhas! :P
Uma mensagem usando format como esta:
poderia ser:
Nгo compreendeu o macro?
Explicaзгo:
%0 equivale a playerid
%1 equivale a cor
%2 equivale ao texto
%3 equivale a string.
Sendo que, os itens %0,%1,%2 ... sгo os representantes dos parвmetros da funзгo dentro do macro.
Logo entгo da para criar varias funзхes utilizando macros.
Por exemplo, criar uma funзгo para resetar o dinheiro do jogador e dar uma certa quantia?
Exemplo de uso:
Pronto!
Bom, por hoje й isso!
Ainda nгo completei o tutorial mais aos poucos esta se desenvolvendo
Entгo deixe suas dicas
Eu irei dar dicas bбsicas e ensinar a base de alguns sistemas para comeзar seu gamemode..
• Sinopse:
-- Dicas iniciais.
-- Enumeradores e Variбveis.
-- Macros.
-- Cбlculos.
-- Loop's.
-- Comandos (ZCMD - SSCANF2).
• Dicas Iniciais:
Bom, o interessante para se montar um projeto й planejar bem oque vai ter no servidor.. Como por exemplo, sistema de registro, sistema de administrador dinвmico, sistema para defecar (vai que..) e etc..
Entгo o legal era fazer uma lista como esta:
De que serб o servidor:
Sistemas iniciais:
Sistemas complexos:
Novidades:
Organizaзгo Administrativa:
e oque vier na sua cabeзa
• Variбveis:
Bom, vamos comeзar falando sobre as variбveis..
Variбveis como o prуprio nome jб diz.. Sгo simples sнmbolos que sгo criados para receber valores variados.
Exemplo:
Temos uma questгo de matemбtica onde X = Y + 10 logo que Y = 10.. Como fazer para imprimir esses valores?
pawn Код:
X = Y + 10
Y = 10;
X = 10 + 10
X = 20
Jб na linguagem pawn as variaveis sгo acompanhadas de uma new (funзгo que cria a variavel) e no final recebem ponto e virgula ( ; ) que faz o compilador entender que a linha terminou ali.
Exemplo:
pawn Код:
new Toni_Gostoso;
pawn Код:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
Toni_Gostoso = 1; // Logo a variбvel Toni_Gostoso irб receber o valor 1.
return true;
}
Para setar um valor para um jogador especifico, vocк antes deve saber que a cada player que entra no seu servidor recebe um ID ъnico para em quanto ele estiver conectado. Exemplo: 3 Jogadores entram no servidor na seguinte ordem.. Joгo_Pedro , Clebinho_PauPreto e Ze_Bruno.
No servidor a ordem de ID seria:
Joгo_Pedro ( 0 )
Clebinho_PauPreto ( 1 )
Ze_Bruno ( 2 )
Lembrando que a contagem se inicia de 0.. Exemplo: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [ ... ]
No SA:MP existe o MAX_PLAYERS no qual pode ser usado da seguinte forma:
pawn Код:
new Toni_Gostoso[MAX_PLAYERS];
pawn Код:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
Toni_Gostoso[playerid] = 1;
return 1;
}
Bom, as variбveis sгo classificadas da seguinte forma:
Comum - Booleana - Float - String - Estбtica
Variavel Comum: A Variavel comum й como a que nуs vimos acima..
pawn Код:
new Toni_Gostoso[MAX_PLAYERS];
Variбvel Booleana: Para entender mais sobre ela pode ler o tutorial https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=292185 nгo sou muito bom para explicar
Variavel Float: A Variavel do tipo Float й ideal para receber dados como coordenadas.. Exemplo usando GetPlayerPos:
pawn Код:
new Float:PosicaoPlayerid[3];
GetPlayerPos(playerid, PosicaoPlayerid[0], PosicaoPlayerid[1], PosicaoPlayerid[2]);
pawn Код:
new
Float:PosicaoPlayerid[3],
String[128]; // 128 й a quantidade de caracteres que pode ser usado no maximo na sua mensagem..
GetPlayerPos(playerid, PosicaoPlayerid[0], PosicaoPlayerid[1], PosicaoPlayerid[2]);
format(string, sizeof string, "Posiзгo atual: %f.%f.%f", PosicaoPlayerid[0], PosicaoPlayerid[1], PosicaoPlayerid[2]);
SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF, string);
As Variбveis podem ser tanto Globais como Locais:
Variбveis Locais: Uma variбvel local sу pode ser usada em um ъnico lugar, por exemplo:
pawn Код:
CMD:teste(playerid) {
new teste;
if(teste==1) return SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF00, "Estб variбvel sу pode ser usada dentro deste comando.");
return true;
}
pawn Код:
// Topo do Script:
new VariavelGlobal;
CMD:teste(playerid) {
if(VariavelGlobal==1) return SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF00, "Posso usar ela nesse comando");
return true;
}
CMD:teste1(playerid) {
if(VariavelGlobal==2) return SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF00, "Posso usar ela nesse comando tambйm.");
return true;
}
Oque sгo?
Enumeradores em pawn sгo uma forma de agrupar varias variбveis que vгo ser utilizadas para a mesma funзгo ou com o mesmo intuito.
Ai vocк me pergunta: Mas como assim?
Exemplo:
pawn Код:
new variavel1[MAX_PLAYERS];
new variavel2[MAX_PLAYERS];
pawn Код:
enum GrupoVariaveis {
var1,
var2
};
new VariavelGlobal[MAX_PLAYERS][GrupoVariaveis];
Simples!
pawn Код:
VariavelGlobal[playerid][var1]
VariavelGlobal[playerid][var2]
Enfim, os enumeradores sгo muito simples de se usar entгo nгo precisa de muita explicaзгo..
Mas й sempre bom lembrar que os enumeradores tem que ser chamados atraves de enum nomedoenumerador
• Macros:
Macros sгo uma forma mais otimizada e mais rapidas para certas funзхes..
Alem de ajudar a economizar linhas! :P
Uma mensagem usando format como esta:
pawn Код:
new str[128],snd[MAX_PLAYER_NAME];
GetPlayerName(playerid, snd, sizeof snd);
format(str, sizeof str, "Meu nome й %s.",snd);
SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF00, str);
pawn Код:
//Topo do Gamemode:
#define MsgFormat(%0,%1,%2,%3) format(str, sizeof(str),%2,%3) && SendClientMessage(%0, %1, str)
new str[128];
//no script:
new snd[MAX_PLAYER_NAME];
GetPlayerName(playerid, snd, sizeof snd);
MsgFormat(playerid, 0xFFFFFF00, "Meu nome й %s", snd);
Explicaзгo:
pawn Код:
#define SendFormattedMsg(%0,%1,%2,%3) format(strt, sizeof(strt),%2,%3) && SendClientMessage(%0, %1, strt)
%1 equivale a cor
%2 equivale ao texto
%3 equivale a string.
Sendo que, os itens %0,%1,%2 ... sгo os representantes dos parвmetros da funзгo dentro do macro.
Logo entгo da para criar varias funзхes utilizando macros.
Por exemplo, criar uma funзгo para resetar o dinheiro do jogador e dar uma certa quantia?
pawn Код:
#define GivePlayerCash(%0,%1) ResetPlayerMoney(%0), GivePlayerMoney(%0,%1) // %0 playerid | %1 quantia.
pawn Код:
public OnPlayerSpawn(playerid) {
GivePlayerCash(playerid, 350);
return true;
}
Bom, por hoje й isso!
Ainda nгo completei o tutorial mais aos poucos esta se desenvolvendo
Entгo deixe suas dicas