[Off] Gambiarras pra PC

Boas pessoal, este tуpico aqui nгo tem muito haver com o fуrum. Mas quero compartilhar uma experiкncia legal, que pode servir como dica para quem nгo tem grana para comprar um cooler ou simplesmente quer aprimorar a velocidade do computador.

Tenho deixado meu computador 24h por dia ligado, e por ventura. Notei que ele acabou super aquecendo, pensando nisto, fiz uma maneira bem simples de resfriar meu computador, mas bastante funcional.

Basicamente, meu computador tem um furo de saнda de ar na vertical, assim:

Dessa maneira, o ar quente й esguichado para fora pelo cooler na vertical. Porйm, nem todo ar й esguichado, e certa parte acaba ficando na бrea superior do computador ocasionando em aumento da temperatura interior do computador, bem como alguns componentes da бrea superior acabam ficando com a temperatura mais elevada.

Porque a parte superior? Porque o ar quente й mais leve que o frio, logo ele sobe mais rapidamente para бrea superior e fica lб por cima, aquecendo um micro

Entгo, qual foi minha soluзгo provisуria? Girar o computador em 90°, deixando a saida de ar para cima. Porque? Porque dessa maneira o ar quente nгo fica acumulado em alguma parte do computador, pois a parte que o ar sobe, serб a mesma que й eliminado o ar. Logo nгo haverб aumento de temperatura para nenhum dispositivo, bem como melhora a temperatura do processador.

Antes ficava 32 graus, com ele ligado 24h tб uma mйdia de 50 - 60 graus, mas com essa simples dica de virar o computador, ele nгo passa de 50. Fica na faixa de 40 - 44. Interessante, nгo? O HD tambйm diminuiu bastante a temperatura, ler as pastas do windows tб uma beleza agora

Gambiarra 2

Enfim .. Esta foi minha soluзгo para este PC. Gambiarras a parte, jб tive um computador com o cooler estragado (meu computador velho, que gzuiz o tenha) e a temperatura do processador chegava a 120 °.

A soluзгo que fiz, foi pegar um motorzinho velho (de carrinho), e colocar um pedaзo de papel para girar e fazer "ar" sobre o processador. Sу que antes disto, eu colocava uma garrafa com pedrinhas de gelo e alguns furos, assim a temperatura mantinha-se entre 50 e 60°, dando uma improvisada "daquelas" na temperatura do computador. O PC aguentou 4 meses assim.

Obviamente, depois de tudo isto. O Computador simplesmente nгo ligou mais, e o processador queimou (provavelmente) pela umidade provocada pelos gelos que ali tinham. Mas tudo bem, vendi o HD dele, a placa mгe, o leitor de DVD, a fonte e o leitor de cartгo de memуria e tirei 450 R$. O que me ajudou a comprar uma CPU nova, com maior velocidade.

E vocкs, jб fizeram alguma gambiarra de pobre?
Reply

Como eu moro em uma cidade com temperaturas muito baixas ajuda um pouquito tambem. (Em Invernos rigorosos jб teve sensaзгo tйrmica de -20 aqui)

Aqui uma print:

E pra quem tб por fora, dessas coisas de resfriamento. Pesquisa ai no ******. Basicamente quanto menor a temperatura do computador, mais rбpido ele fica, podendo triplicar ou quadruplicar a velocidade atual de processamento, isto porque as molйculas ficam mais juntas a medida que estб esfriando, tornando a "passagem" de dados mais rбpida. E segundo algumas fontes, quando chega a prуximo de -300 a passagem destes dados fica instantвnea. Mas й algo impossнvel de se fazer por enquanto, se chegar a -200 graus com nitrogenio liquido й MUITO. xD

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=0A3vbV6oOmI[/ame]

Neste vнdeo, de 2004 se nгo me engano. O rapaz deixa o processador a -196 °, tornando uma velocidade de 5 GHZ, o que й bastante hoje. Imagina entгo naquele ano, que nгo existiam nem processadores de 2 ghz. hehehe
Reply

Bruno, as vezes nem sempre o tempo faz o computador esquentar.
Pasta tйrmica nova no processador, jб ajuda um pouco.
E poeira nos componentes, ajuda que o computador esquente.
Gostei das suas 'gambiarras', gostava muito de mecher com manutenзгo de PCs б um tempo atrбz, hoje em dia nгo mecho muito k.
Mas, o que eu sei, que se tiver problema por exemplo, entre dissipador e processador, em menos de 1 minuto ele jб estб quente, o calor suficiente para fritar um ovo...
Reply

Quote:
Originally Posted by Nickvj7
Посмотреть сообщение
Bruno, as vezes nem sempre o tempo faz o computador esquentar.
Pasta tйrmica nova no processador, jб ajuda um pouco.
E poeira nos componentes, ajuda que o computador esquente.
Gostei das suas 'gambiarras', gostava muito de mecher com manutenзгo de PCs б um tempo atrбz, hoje em dia nгo mecho muito k.
Mas, o que eu sei, que se tiver problema por exemplo, entre dissipador e processador, em menos de 1 minuto ele jб estб quente, o calor suficiente para fritar um ovo...
Tenho pasta termica aqui, limpo o CPU a cada 3 meses e pasta tйrmica eu troco a cada 6 meses. Й porque o PC fica muito ligado mesmo, entao se tem muita coisa aberta o processador acaba sobrecarregando, aumentando o nъmero de processamento por segundo acaba aumento o numero de energia a ser liberada. Nesse caso, o calor й liberado. E como ele nгo й desligado, nunca hб tempo de resfriar-se totalmente.

Obviamente, 55 graus nгo era tгo exagerado, mas eu prefiro 10 - 15 graus a menos do que forзar o CPU quando nгo й necessбrio. Atй porque sу foi preciso girar ele.
Reply

Nunca tive problemas com isto.

Enfim ,Boas maneiras de reduzir aquecimentos extras.
Reply

Quote:
Originally Posted by _SysTeM_OFF
Посмотреть сообщение
Nunca tive problemas com isto.

Enfim ,Boas maneiras de reduzir aquecimentos extras.
A diferenзa й notбvel cara. O computador fica mais rбpido, e trava bem menos. O mesmo serve para modems. Estou pra comprar um cooler para meu modem tambйm, pra internet fica um pouquinho mais rбpida e parar de cair.
Reply

Compra um freezer. Pequeno e coloca seu modem lб
Reply

Quote:
Originally Posted by iSmirnoff
Посмотреть сообщение
Compra um freezer. Pequeno e coloca seu modem lб
Capaz, vou fazer algo na mгo mesmo. Ser pobre sim, nгo ser criativo nunca -q

Abraзos
Reply

Vбrias vezes meu notebook esquenta muito, mesmo eu usando uma base com um cooler quase do tamanho do notebook. Minha soluзгo para refriar ele rapidamente e continuar usando foi colocar no congelador!

Em 02 minutos eu retirava e jб estava formando gelo por cima do lcd, ai bastava eu ligar e realmente estava bem mais rбpido o processamento. Eu sу dei um vacilo de um dia nгo tirar a bateria, e deixar ele por uns 15 minutos.

Agora minha bateria nгo aguenta 4 minutos estando toda carregada, rs.

Com o meu desktop, eu tiro todas as partes do gabinete deixo somente a que fica a placa mгe, e em dias muito quentes eu coloco um ventilador ligado para ele, e para mim й claro.
Reply

Nгo precisa de tanta gambiara ;p, sempre tive um gabinete comum com um cooler lateral (exaustгo) e o da fonte, minha CPU sempre fica entre 25°, quando a temperatura ambiente estб entre os 24°. Quando estou jogando ou compilando coisas pesadas (como lightmap ou pathfind) a temperatura nгo passa de 32°.

Foi inteligente girar o computador em 90° para melhorar a refrigeraзгo, mas se teu computador estб esquentando tanto nгo й normal - ainda mais sendo novo e tendo limpeza a cada 3 meses.

O segredo й saber fazer a manutenзгo no computador, na hora de colocar o processador de volta na placa mгe tem que ter muita paciencia para juntar o cooler ao processador, qualquer travinha mal encaixada farб com que o PC chegue facinho aos 50°.
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)