Isso й um mini tutorial.
VARIБVEIS
Variбvel й uma definiзгo para um valor que pode se variar e pode ser editado, uma variбvel booleana й a unica que nгo contei um valor, ela sу conta como verdadeiro e falso. Vou dar alguns exemplos.
Exemplo 1:
pawn Код:
new variavel[MAX_PLAYERS]; //Aqui definimos que podemos usar a variavel para setar para os players.
Exemplo 2:
pawn Код:
new bool:variavel[MAX_PLAYERS]; //Aqui definimos que podemos usar a variavel booleana para setar para os players.
Exemplo 3:
pawn Код:
new variavel = 5; // Aqui definimos que a variavel vale 5
Agora no comando podemos usar:
Exemplo 1:
pawn Код:
variavel[playerid] = 7;//Aqui definimos que o valor da variavel para aquele player vai ser 7
Exemplo 2:
pawn Код:
variavel[playerid] = true;//Aqui definimos para o player que a variбvel й verdadeira.
Exemplo 3:
pawn Код:
variavel = 1;//Aqui definimos que a variбvel vale 1.
Para obter o valor й:
Exemplo 1:
pawn Код:
variavel[playerid];//Aqui obtemos o valor da variavel
Exemplo 2:
pawn Код:
variavel[playerid];//Aqui obtemos o valor da variavel
Exemplo 3:
pawn Код:
variavel;//Aqui obtemos o valor da variavel
STRINGS
Na verdade strings vocк definir com qualquer nome que vocк quiser, ele serve para obter valores de cйlulas.
Exemplo:
Isso significa que o format que vocк utilizar o Celulas, ele vai definir para a quantidade mбxima de 100 caracteres e vai armazenar aqui que estб escrito.
Exemplo:
pawn Код:
new Celulas[100];
format(Celulas/*Estou definindo que Celulas vai armazenar oque conter no format*/, sizeof(Celulas)/*Define que o tamanho mбximo vai ser 100 jб que foi definido que a array tem tamanho 100*/, "Aqui contem a frase e os Placeholder que sгo aqueles %s, %d e %f"/*Aqui contйm os parametros*/);
Espero que tenha entendido, qualquer coisa pergunta.
Quote:
Originally Posted by isli27
Coisas mais iniciantes tipo:
O que й uma variбvel
O que й uma string
De vez em quando eu vejo uns comandos com mensagens do tipo "o admin fulano baniu sicrano motivo: feio", fico curioso pra saber como o nome do player do admin e o motivo chegaram ali KK
@off
Eu tenho uma calopsita que canta o hino do flamengo *--*
|
OFF:
Eu quero um macho de 3-4 meses sexado comendo sozinho, sу que sу to achando confiбvel por mais de R$ 150,00. Moro em SP capital |: