Variбvel[MAX_PLAYERS] -
RafaelOsio - 21.04.2015
Primeiramente, boa noite. Segundamente, jб coloquei o tуpico em OFF por que й uma dъvida que veio do nada na minha cabeзa. Й o seguinte: Jб estudei vбrios FS e GM jб prontos e encontrei muitas variбveis com [MAX_PLAYERS] na hora de criб-las(new teste[MAX_PLAYERS]

e com [playerid] na hora de utilizб-las(Teste[playerid] = 1

. O que gostaria de saber, й o que muda eu criar uma variбvel assim -> new Teste; e nгo assim -> Teste[MAX_PLAYERS]; O que muda no meu sistema ? Sу nгo me xinga ai por favor, eu to cansadгo de escreve cуdigo e mais cуdigo e nгo to afim de me estressar.. Desde jб, muito obrigado aos que irгo me ajudar.
Re: Variбvel[MAX_PLAYERS] -
Lуs - 21.04.2015
Uma й uma variбvel que vale para o server ou todos os jogadores, outra para somente um jogador.
Re: Variбvel[MAX_PLAYERS] -
RafaelOsio - 21.04.2015
Entгo se eu tenho uma variбvel para salvar a fome de um player, eu crio uma com [MAX_PLAYERS] e se for uma variбvel para salvar a hora do servidor, por exemplo, eu uso ela normal ?
Re: Variбvel[MAX_PLAYERS] -
Lуs - 21.04.2015
Quote:
Originally Posted by RafaelOsio
Entгo se eu tenho uma variбvel para salvar a fome de um player, eu crio uma com [MAX_PLAYERS] e se for uma variбvel para salvar a hora do servidor, por exemplo, eu uso ela normal ?
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Sim, basicamente.
Re: Variбvel[MAX_PLAYERS] -
JonathanFeitosa - 21.04.2015
Quando vocк utiliza MAX_PLAYERS significa que й um vetor. MAX_PLAYERS por padrгo й 500. Ou seja, vocк estб criando um vetor de 500 posiзхes, que no caso sгo os 500 players, um para cada. E quando vocк cria um 'normalmente', quer dizer que, em uma forma mais clara, vocк estб criando 'apenas uma variбvel para os players', igual nos comando que bloqueia todos os players de fazerem algo, etc.
Re: Variбvel[MAX_PLAYERS] -
Dolby - 21.04.2015
Quote:
Originally Posted by RafaelOsio
Entгo se eu tenho uma variбvel para salvar a fome de um player, eu crio uma com [MAX_PLAYERS] e se for uma variбvel para salvar a hora do servidor, por exemplo, eu uso ela normal ?
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Nesse sentido. Estude um pouco sobre vetores, e vai entender bem do que se trata.
Boa sorte.
Re: Variбvel[MAX_PLAYERS] -
Fel486 - 21.04.2015
Boa noite

.
PHP код:
new variavel[MAX_PLAYERS];
й um array com MAX_PLAYERS de capacidade, o qual hoje й 500, definido no a_samp.inc. Isso quer dizer que atй 500 utilizadores podem utilizar tal variбvel (0 ao 499), ou seja, cada um dos 500 jogadores terб um valor pessoal, e o modo de identificar o usuбrio й pelo 'playerid', que й o ID do jogador no server.
Esse tipo de coisa й utilizado porque Pawno nгo й orientado a objetos, entгo, por exemplo, cada jogador (objeto) nгo pode ter, por exemplo, dinheiro desta forma:
PHP код:
Jogador j = new Jogador();
j.dinheiro = GetPlayerMoney(playerid);
Jб uma variбvel comum й apenas uma variбvel, ъnica

....
PHP код:
new teste = 5;
new valor[MAX_PLAYERS];
public OnPlayerConnect(playerid)
{
valor[playerid] = 5 + playerid;
}
Cada jogador terб um nъmero como valor, sendo seu ID + 5 o valor a ser atribuido. Cada jogador tem um nъmero exclusivo, jб a variбvel 'teste' serб a mesma, sempre continuarб 5.
Re: Variбvel[MAX_PLAYERS] -
RafaelOsio - 21.04.2015
Obrigado a todos. Dolby, vou estudar sobre isso sim, obrigado.
Re: Variбvel[MAX_PLAYERS] -
RafaelOsio - 21.04.2015
Quote:
Originally Posted by Fel486
Boa noite  .
PHP код:
new variavel[MAX_PLAYERS];
й um array com MAX_PLAYERS de capacidade, o qual hoje й 500, definido no a_samp.inc. Isso quer dizer que atй 500 utilizadores podem utilizar tal variбvel (0 ao 499), ou seja, cada um dos 500 jogadores terб um valor pessoal, e o modo de identificar o usuбrio й pelo 'playerid', que й o ID do jogador no server.
Esse tipo de coisa й utilizado porque Pawno nгo й orientado a objetos, entгo, por exemplo, cada jogador (objeto) nгo pode ter, por exemplo, dinheiro desta forma:
PHP код:
Jogador j = new Jogador();
j.dinheiro = GetPlayerMoney(playerid);
Jб uma variбvel comum й apenas uma variбvel, ъnica  ....
PHP код:
new teste = 5;
new valor[MAX_PLAYERS];
public OnPlayerConnect(playerid)
{
valor[playerid] = 5 + playerid;
}
Cada jogador terб um nъmero como valor, sendo seu ID + 5 o valor a ser atribuido. Cada jogador tem um nъmero exclusivo, jб a variбvel 'teste' serб a mesma, sempre continuarб 5.

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Perfeita explicaзгo. Entendi certinho. Obrigado