Java ou C++ -
Saidmrn - 17.10.2014
Olб pessoal,vim aqui saber a
OPINIГO de vocкs em relaзгo a linguagem java e c++.
Qual vocк prefere e por que ?
Vocк se identifica mais com qual ?,e qual vocк acha mais legal para programar?
Desde jб,obrigado.
Re: Java ou C++ -
Dolby - 17.10.2014
Todos sabem que sou um C++ Lover, entгo fica atй suspeito falar. Mas de qualquer maneira, jб programei em ambas as linguagens.
O legal do Java, й a portabilidade, vocк o roda atй em uma "calculadora", desde que exista a JVM para aquela arquitetura.
Agora o C++, alem da variedade de compiladores, te dб controle total da aplicaзгo, tanto high-level, quanto low-level, e eu amo isto. Porйm a produtividade de uma aplicaзгo C++ й baixнssima. Apesar da variedade de frameworks, o que a deixa poderosa, tambйm a deixa "menos produtiva", podemos fazer uma analogia ao prуprio Assembly.
Eu poderia ficar o resto do dia citando os lados positivos e negativos de ambas, mas o que jб falei й o bastante. Eu prefiro C++.
Mas lembre-se que tudo "depende da viagem". Vocк nгo usa uma linguagem por ela ser "melhor", mas sim por ela suprir suas necessidades, resolver seus problemas de forma mais eficiente.
Saidmrn - 17.10.2014
Quote:
Originally Posted by Dolby
Todos sabem que sou um C++ Lover, entгo fica atй suspeito falar. Mas de qualquer maneira, jб programei em ambas as linguagens.
O legal do Java, й a portabilidade, vocк o roda atй em uma "calculadora", desde que exista a JVM para aquela arquitetura.
Agora o C++, alem da variedade de compiladores, te dб controle total da aplicaзгo, tanto high-level, quanto low-level, e eu amo isto. Porйm a produtividade de uma aplicaзгo C++ й baixнssima. Apesar da variedade de frameworks, o que a deixa poderosa, tambйm a deixa "menos produtiva", podemos fazer uma analogia ao prуprio Assembly.
Eu poderia ficar o resto do dia citando os lados positivos e negativos de ambas, mas o que jб falei й o bastante. Eu prefiro C++.
Mas lembre-se que tudo "depende da viagem". Vocк nгo usa uma linguagem por ela ser "melhor", mas sim por ela suprir suas necessidades, resolver seus problemas de forma mais eficiente.
|
Obrigado pelo relato,espero que outros postem suas opiniхes tambйm =D
DogeMan - 18.10.2014
Cara, depende muito, se vocк estiver interessado em fazer softwares que usem muito o hardware da mбquina, como jogos por exemplo, vai de C++. Por exemplo:
O minecraft foi criado em Java em cima do framework LWJGL, o prуprio minecraft da quedas de FPS no meu PC, e olha que os grбficos sгo bem ruins, tudo bem que meu PC й ruim tambйm, mas COM CERTEZA, se tivesse sido feito em C++ com DirectX/OpenGL, seria bem mais fбcil rodar, por essa questгo de controle do hardware...
Se vocк quer TRABALHAR na бrea, pelo menos aqui em SP, й .NET(C# principalmente) ou JAVA. Eu curto muito C#, que й bem parecido com java... Mas ai й questгo de gosto.
Bruno_Cyra - 18.10.2014
Eu nгo conheзo quase nada do C++ e programo um pouco em Java, o Java й bom por ser "totalmente" orientado ao objeto, entгo se vocк pensa em aprender a desenvolver sistemas de controle, gestгo ou qualquer coisa do tipo eu recomendo ele para vocк aprender a orientaзгo a objeto que й um estilo fantбstico de programar, outras linguagens tambйm sгo orientadas a objeto mas pra mim o java й o melhor, mas o C++ tambйm й muito bom, nгo posso falar mais do que isso porque nгo conheзo nada dele
DogeMan - 18.10.2014
Mas o C++ tem suporte a orientaзгo a objetos... o.O
Bruno_Cyra - 18.10.2014
Foi o que eu disse:
"outras linguagens tambйm sгo orientadas a objeto mas pra mim o java й o melhor"
C++, php, asp sгo as que eu conheзo
mas dessas eu prefiro o java
Cor3y - 18.10.2014
ASP nгo й uma linguagem.
Dentre duas linguagens, como Java e C++, fique com aquela que te dб uma melhor liberdade no desenvolvimento, ou melhor, foque nas duas!
NГO, EM HIPУTESE ALGUMA, FOQUE EM APENAS UMA LINGUAGEM.
Dolby - 18.10.2014
Apenas para desenrolar o уtimo assunto abordado no tуpico...
Realmente o paradigma de orientaзгo a objetos й uma mгo na roda.
Como eu jб disse, C++ por te dar acesso low-level, pode acabar gerando muitos memory leeks por nгo ter um Garbage Collection(existem libs que adicionam na verdade), entre outros problemas. Ou seja, desde que se tenha paciкncia(como citei, a produtividade й baixa) e saiba o que estб fazendo, pode se ir longe.
Eu nгo vou falar tanto sobre Java, pois eu nunca cheguei a estudar a linguagem a fundo. Entгo seria errado eu falar "pontos negativos" baseado em rumores de terceiros.
Se vocк, como eu, gosta de ler artigos sobre tais assuntos, dк uma olhada
neste artigo. Mas lembre-se de nгo seguir firmemente o conceito abordado pelo autor do artigo, cada um usa o que lhe convйm, ele apenas expos sua opiniгo sobre a linguagem. Eu apenas fiz referкncia a este artigo pois em algumas partes ele aborda conceitos do C++ e Java.
Saidmrn - 18.10.2014
Quote:
Originally Posted by Dolby
Apenas para desenrolar o уtimo assunto abordado no tуpico...
Realmente o paradigma de orientaзгo a objetos й uma mгo na roda.
Como eu jб disse, C++ por te dar acesso low-level, pode acabar gerando muitos memory leeks por nгo ter um Garbage Collection(existem libs que adicionam na verdade), entre outros problemas. Ou seja, desde que se tenha paciкncia(como citei, a produtividade й baixa) e saiba o que estб fazendo, pode se ir longe.
Eu nгo vou falar tanto sobre Java, pois eu nunca cheguei a estudar a linguagem a fundo. Entгo seria errado eu falar "pontos negativos" baseado em rumores de terceiros.
Se vocк, como eu, gosta de ler artigos sobre tais assuntos, dк uma olhada neste artigo. Mas lembre-se de nгo seguir firmemente o conceito abordado pelo autor do artigo, cada um usa o que lhe convйm, ele apenas expos sua opiniгo sobre a linguagem. Eu apenas fiz referкncia a este artigo pois em algumas partes ele aborda conceitos do C++ e Java.
|
Gostei do link,obrigado por compartilhar suas нdeias.
ipsLuan - 18.10.2014
Estude as duas. As duas sгo boas.
DogeMan - 18.10.2014
Eu acho melhor focar em estudar apenas uma.
Cor3y - 18.10.2014
Quote:
Originally Posted by DogeMan
Eu acho melhor focar em estudar apenas uma.
|
Nгo se prenda a apenas uma linguagem, coisa de random.
Dolby - 18.10.2014
Galera, existem diferenзas entre trabalhar com apenas uma tecnologia e aprender uma de cada vez. O Corey nгo disse pra aprender 5 linguagens de uma vez, mas sim para nгo se prender a apenas uma. Й claro que para realmente aprendermos uma linguagem precisamos ter foco nela.
DogeMan - 18.10.2014
Cor3y, vai em qualquer empresa grande e pega um cara FUDIDO em JAVA por exemplo, um cara que manje mesmo, manje pra caralho, agora pergunta se o mesmo conhecimento ele tem em C++. Difнcil o cara ser foda nas duas.
Cor3y - 18.10.2014
Quote:
Cor3y, vai em qualquer empresa grande e pega um cara FUDIDO em JAVA por exemplo, um cara que manje mesmo, manje pra caralho, agora pergunta se o mesmo conhecimento ele tem em C++. Difнcil o cara ser foda nas duas.
|
Beleza. Vou chamar o Quildreen Motta, o Paulo Torrens, Marcelo Camargo e o Luiz Starling aqui. AEHAUAHEUAEHUAE
DogeMan - 18.10.2014
Vamo fazer assim entгo Cor3y, pega 3 horas por dia e estuda Python e Ruby nessas 3 horas, agora, me de 3 horas por dia, porйm, eu irei estudar apenas Python nessas 3 horas. Levando em consideraзгo que jб sabemos como funciona a lуgica de programaзгo, provavelmente irei saber mais que vocк sobre Python, pois terei estudado o dobro que vocк.
Tudo bem estudar duas linguagens, mas acho difнcil pegar pesado nas duas...
Cor3y - 18.10.2014
Pegar pesado? Estб errado. Nгo se pode pegar pesado em uma linguagem, ou em nenhuma outra prбtica de estudo. Eu posso muito bem pegar essas 3 horas, dividir em 1,5 hora para cada linguagem e estudar elas todos os dias, indo de pouco а pouco. Tu pegando 3 horas pesado em python sу vai estar forзando teu cйrebro e algo que ele nгo quer se forзado...
E eu nгo falei no sentido de pegar pesado nas duas. Falei que й errфneo se prender em 'apenas' uma linguagem. O correto й vocк ser livre e estudar vбrias linguagens, ou seja, pegar fundo, como vocк diz, em uma linguagem e depois pegar 'pesado' novamente em outra. Think.
RebeloX - 19.10.2014
Quote:
|
Quote:
Vamo fazer assim entгo Cor3y, pega 3 horas por dia e estuda Python e Ruby nessas 3 horas, agora, me de 3 horas por dia, porйm, eu irei estudar apenas Python nessas 3 horas. Levando em consideraзгo que jб sabemos como funciona a lуgica de programaзгo, provavelmente irei saber mais que vocк sobre Python, pois terei estudado o dobro que vocк.
Tudo bem estudar duas linguagens, mas acho difнcil pegar pesado nas duas...
|
@DogeMan
As linguagens de programaзгo sгo apenas ferramentas para solucionar problemas, por tanto й possнvel existir pessoas que sejam boas em duas linguagens, alйm de que certas linguagens tem uma estrutura parecida o que torna mais fбcil a adaptaзгo a uma nova linguagem.
Lembrando que aprender duas linguagens ao mesmo tempo que tem a "mesma funcionalidade" pode ser considerado desnecessбrio, porйm se formos aprender PHP e SQL nгo й desnecessбrio pois cada uma tem a sua funзгo.
Nгo existe essa de saber melhor uma linguagem que outra, eu considero mais importante saber analisar o problema e saber qual a ferramenta devo utilizar do que andar a aprender linguagens sem motivo.
Por isso, essa tua ideologia nгo tem sentido lуgico.
No caso do C++ e Java, й bem possнvel saber as duas linguagens, por exemplo, se quisermos trabalhar na plataforma android a soluзгo й utilizar Java, mas tambйm й possнvel utilizar C++ para certos trabalhos, por exemplo, jogos. Como disse, o que importa й analisar o problema e utilizar a ferramenta adequada, pois todas as linguagens tem aspetos positivos e negativos a ideia й realзar os aspetos positivos e nгo negativos.
Voltando ao tуpico, a ideia de aprender C++ ou Java depende do que queres fazer, se desejas fazer jogos posso te dizer que C++ й melhor pois tem mais suporte, caso queiras fazer aplicaзхes android Java й a soluзгo.