SA-MP Forums Archive
[Tutorial] Melhorando seus script's e seus gamemodes - Printable Version

+- SA-MP Forums Archive (https://sampforum.blast.hk)
+-- Forum: Non-English (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Forum: Languages (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=33)
+---- Forum: Português/Portuguese (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=34)
+----- Forum: Lançamentos/Releases (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=56)
+----- Thread: [Tutorial] Melhorando seus script's e seus gamemodes (/showthread.php?tid=493276)

Pages: 1 2 3


Melhorando seus script's e seus gamemodes - PT - 07.02.2014

Boas, partindo de um tutorial do Emmet_ que vi na board Inglesa, decidi fazer um para a board portuguesa, com o objetivo de ver os utilizadores desta board com melhores scripts e com melhor raciocнnio, isto apos ter visto muitos membros novos com codes muito mal feitos, e se nao aprendem direito de novos, nunca ou tarde endireitam.

Problema do strtok
Problema do uso de strcmp para criar comandos
E se eu usar sscanf e um processador de comandos, estou a agir bem?
Loops
"Lуgicas, sem lуgica"
Crйditos

Espero que aprendam algo com este tutorial, se quiserem acrescentar algo ou melhorar o tutorial em algum aspeto, estejam б vontade.

Talvez no futuro, dependendo do vosso feedback, melhorarei ou farei mais tutoriais, deixem abaixo as suas opiniхes, tambem se tiverem em dъvida acerca de algum assunto deste tutorial, estarei б disposiзгo para responder.

Sei que o tutorial й acerca de uma matйria simples, porйm muitos ainda nunca se aperceberam ou nunca viram a vantagem de "evoluir" os seus scripts, talvez com isto aprendam algo.

Cumprimentos


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - BieeelEvolution - 07.02.2014

dei uma lida rбpida, nada mal, pode ajudar muitos iniciantes...


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - LucaAllexandre - 07.02.2014

Valeu PT, me ajudou muito sinceramente, antes eu fazia

pawn Код:
if(tembolacha = 1) {

 dasdasfasfasfas

}
else {

nao tem bolacha dasdsadsadsa

}
Nunca tinha pensado que podia fazer usando o sinal '!', vlw! me ajudou!
Vocк nгo й spammers, nгo sei pq dizem isso de vocк, sу pq comenta em todos os tуpicos!


+REP


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - LeMoi - 07.02.2014

Bom o tutorial, pena que grande parte das pessoas nгo estгo nem aн para otimizaзгo pois o seu interesse й sim editar um gm da net para botar num host e criar um servidor sem qualquer conhecimento.

Sugestгo, poderia colocar comparaзхes de velocidade entre todos processadores de comandos e tal.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - BieeelEvolution - 07.02.2014

Vocк poderia ter colocado outras maneiras de otimizaзхes para GameMod ai PT.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - PT - 07.02.2014

Quote:
Originally Posted by BieeelEvolution
Посмотреть сообщение
Vocк poderia ter colocado outras maneiras de otimizaзхes para GameMod ai PT.
ve os links que deixei no fim, acho que vc nao viu tudo.

mesmo assim obrigado pelo apoio.

@ Todos

muito obrigado pelo feedback positivo.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - caoraivoso3 - 07.02.2014

devias apresentar os operadores logicos especificar pelo menos cada um o que faz na parte final do tutorial e bastante util para os iniciantes. caso nao faзas vou deixar ja aqui
! negaзao penso que esta claro
&& iquer dizer "e" exemplo Eu && tu que lesse eu e tu
|| quer dizer ou por exemplo eu || tu que lesse eu ou tu.
estes 3 sao os essenciais
== isto usasse para igualar por exemplo if( 1 == 1)
depois temos o >= e o <= que e maior ou igual e menor ou igual respetivamente lembrem-se sempre que o igual e sempre a frente dos <>.
<> menor e maior como e obvo.
penso que fui claro fiz so isto para complementar o teu tuto pt eu nao sei explicar muito bem e por isso que nem faco tutoriais


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - PT - 07.02.2014

Quote:
Originally Posted by caoraivoso3
Посмотреть сообщение
devias apresentar os operadores logicos especificar pelo menos cada um o que faz na parte final do tutorial e bastante util para os iniciantes. caso nao faзas vou deixar ja aqui
! negaзao penso que esta claro
&& iquer dizer "e" exemplo Eu && tu que lesse eu e tu
|| quer dizer ou por exemplo eu || tu que lesse eu ou tu.
estes 3 sao os essenciais
== isto usasse para igualar por exemplo if( 1 == 1)
depois temos o >= e o <= que e maior ou igual e menor ou igual respetivamente lembrem-se sempre que o igual e sempre a frente dos <>.
<> menor e maior como e obvo.
penso que fui claro fiz so isto para complementar o teu tuto pt eu nao sei explicar muito bem e por isso que nem faco tutoriais
para isso deixei links de outros tutoriais como este: https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=240266

tem membros que ja falaram sobre isso e achei mais interessante "linkar" para os tutos deles.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - FallweN - 07.02.2014

Muito bom PT, isso pode ajudar muitos os iniciantes porque eu vejo muitos scripts aqui com comandos em strcmp.

Parabйns pelo tutorial, +REP.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - SeV_ - 07.02.2014

Legal para comeзo, se vocк aprimorar-lo de acordo com o tempo seria muito ъtil para novatos.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - ViniKuliveguisky - 07.02.2014

Bom tutorial

Unica coisa que nгo gosto dos processadores de comando й que nгo tem como usar um parвmetro dentro do outro... xD


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - lucas_mdr1235 - 08.02.2014

Bom trabalho !!! Agora sim eu percebi q fui ignorante esse tempo todo em nao querer deixar o famoso strtok em nao procurar a saber do processadores de comandos.


+REP


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - Cor3y - 08.02.2014

Isso nгo й bom para iniciantes. Atй porque eles pegam um gamemode na internet e nгo sabem nem oque й uma variбvel, logo isso aн sу vai colocar a sujeira de baixo do tapete, mas eles poderгo nгo aprender isso.

Anyway, parabйns pelo tutorial. Creio que vai ajudar aqueles novatos-avanзados em pawn.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - leonardo1434 - 08.02.2014

Sу pra constar a funзгo "strtok" foi feita originalmente pela compuphase que o fez inspirada na implementaзгo do mesmo em c/c++. O resto do thread, й a mesma coisa que outros jб fizeram.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - s4kuL - 08.02.2014

pawn Код:
if(PTisGay == 1){
Rep ++; }
Bom tuto!


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - FrostyWolf - 08.02.2014

Minha vida foi uma mentira (), legal sua publicaзгo mas prefiro dizer que cada um tem seu jeito e suas crenзas, ninguйm tem direito de os mudar (minha opiniгo), cada um faz script do jeito que lhe couber na cabeзa.

Nгo estou procurando briga e nem te criticando, tenho muito respeito por vocк, como sempre vocк fez um grande trabalho.
+Rep


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - Sky™ - 08.02.2014

Bom!

й certo dizer que ainda faltou alguns raciocнnios bбsicos, porйm nгo altera a qualidade com que foi explicado ..

pawn Код:
if(0 < var && var > 10) :::::  if( 0 < var < 10)
var = 2
var1 = 2
var = var1 = 2


e tambйm que da para construir Loops ainda mais rapidas partindo da contagem de players On nгo pela quantidade de Slots ..
pois muitas vezes os servidores tem 300 slots e 20 pessoas Connected .. contando apenas os onlines a loop fica ainda mais Rapida .. Lуgica ^^


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - brunox - 08.02.2014

Grande tutorial!


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - Schocc - 08.02.2014

Not bad, bom tutorial.


Re: Melhorando seus script's e seus gamemodes - StreetGT - 08.02.2014

esta um bom tutorial.
bom trabalho!