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[Off] CryEngine Dev. - Printable Version

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CryEngine Dev. - Cidiei - 15.01.2014

Saudaзхes camaradas. Hoje venho por meio deste artigo a trazer a vуs um pouco mais sobre o desenvolvimento de projetos na CryEngine, sem demais delongas vamos ao que interessa.

Oque й a CryEngine?

A CryEngine й um motor grбfico desenvolvido pela produtora alemг CryTek, a qual trabalha no ramo de desenvolvimento de jogos eletrфnicos, tais como a saga Crysis e tambйm o jogo Ryse.

Qual o poder grбfico da CryEngine?

O poder grбfico da CryEngine й considerado um dos melhores do mercado atual, possui grбficos capazes de levar a pessoa a confundir a realidade e o jogo em si, os projetos desenvolvidos com a mesma competem com grandes franquias, tais como a sйrie Grand Theft Auto (GTA).

Quais linguagens de programaзгo sгo utilizadas? E quais o mйtodos?

Sгo utilizadas atualmente no motor grбfico, as seguintes linguagens C#, C++, C, LUA e PYTHON. Sгo 2 mйtodos de programaзгo, a programaзгo interna e a programaзгo externa.

Quais programas de modelagem sгo aceitos pela CryEngine?

Os programas mais utilizados por CryEnginers sгo o 3DS Max, Maya, ZBrush e Sketchup (nгo recomendado a ser utilizado). Outros programas sгo utilizados, mas nгo oferecem uma boa qualidade ao projeto.

Como posso aprender a trabalhar com a engine?

Sгo diversos modos de vocк aprender a trabalhar com a engine, sгo eles tutoriais grбtis na internet, cursos online (pagos), cursos em estabelecimentos fixos (pagos), pelo fуrum da CryDev e tambйm pelo mais novo grupo de cryenginer's em portuguкs CryEngine Brasil

Qual o valor da Engine?

Nгo possui nenhum custo para a obtenзгo da CryEngine Free (Nгo Comercial), mas projetos desenvolvidos na mesma nгo podem serem usados como forma de obtenзгo de lucro. Para que vocк possa vender seu projeto, deve realizar a compra da CryEngine Comercial por meio de contrato, aonde cerca de 20% do lucro obtido deve ser revertido a CryTek.

Sites:

CryTek
CryDev
CryEngine Brasil

Obs: O objetivo deste artigo й divulgar aos demais usuбrios do fуrum a possibilidade todos iniciar seus projetos e obter lucros de uma forma prбtica e fбcil.


Re: CryEngine Dev. - caoraivoso3 - 15.01.2014

parece muito bom mas relativamente ao 3dmax eu a 2 ou 3 anos interessei-me por modelagem usei o programa e assim que usei desistalei muito porque nao percebi nada disso, embora eu tivesse 13 anos nessa altura e so queria aquilo para fazer meu "game" e ter sucesso na vida.

mas o verdadeiro ponto e que se ha algum tuto para o 3dmax que seja de boa qualidade? em portugues ou ingles se possivel pois sao as duas linguas que entendo.


Re: CryEngine Dev. - Coe1 - 15.01.2014

Quote:

O objetivo deste artigo й divulgar aos demais usuбrios do fуrum a possibilidade todos iniciar seus projetos e obter lucros de uma forma prбtica e fбcil.

Quote:

Qual o valor da Engine?

Nгo possui nenhum custo para a obtenзгo da CryEngine Free (Nгo Comercial), mas projetos desenvolvidos na mesma nгo podem serem usados como forma de obtenзгo de lucro. Para que vocк possa vender seu projeto, deve realizar a compra da CryEngine Comercial por meio de contrato, aonde cerca de 20% do lucro obtido deve ser revertido a CryTek.

Explica direito isso aн fera.


Re: CryEngine Dev. - darkxdll - 15.01.2014

Coe1 , vocк pode criar um projeto e vender , mais terб de comprar a licenзa antes . Que deve custar uns 1.2 milhхes




Obrigado Cidiei por trazer conteъdo diversificado a board .


Recomendo a quem quer aprender sobre isto , usar a CryEngine , sу pra aprender um pouco , e apуs tempo ir
avanзando pra outras Engines mais complexas .



Re: CryEngine Dev. - PT - 15.01.2014

que top isso, curti..

muito bom isso.


Re: CryEngine Dev. - Coe1 - 15.01.2014

Quote:
Originally Posted by darkxdll
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Coe1 , vocк pode criar um projeto e vender , mais terб de comprar a licenзa antes . Que deve custar uns 1.2 milhхes
Os membros daqui nгo tem dinheiro nem para comprar uma VPS / Host que preste, vгo ter 1 milhгo de reais? Tenso...

A dica do Dolby й a melhor.

E Dark, a CryEngine й uma engine complexa. Й uma das melhores engines atualmente. '-'


Re: CryEngine Dev. - RebeloX - 15.01.2014

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Originally Posted by Coe1
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A dica do Dolby й a melhor.
Claro que й, o problema й que й necessбrio um bom equipamento e um vasto conhecimento.

Quote:
Originally Posted by Coe1
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A dica do Dolby й a melhor.

E Dark, a CryEngine й uma engine complexa. Й uma das melhores engines atualmente. '-'
Depende, nгo podemos esquecer que CryEngine й free para fazer downloads, entгo muitas empresas de jogos tem as suas, no caso da EA Games й a Forbisten e da Rockstar a RAGE e vocк acho que nгo encontra essas engines facilmente no mercado, se nгo me engano sгo privadas.

Por isso CryEngine em relaзгo a todas as que existem nгo й a melhor, mas em relaзгo as que sгo free й capaz de ser a melhor.


Re: CryEngine Dev. - Cidiei - 16.01.2014

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Originally Posted by darkxdll
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Coe1 , vocк pode criar um projeto e vender , mais terб de comprar a licenзa antes . Que deve custar uns 1.2 milhхes




Obrigado Cidiei por trazer conteъdo diversificado a board .


Recomendo a quem quer aprender sobre isto , usar a CryEngine , sу pra aprender um pouco , e apуs tempo ir
avanзando pra outras Engines mais complexas .
A CryEngine nгo й tгo cara assim! Se tu conversar direitinho com alguns membros la da CryTek vocк consegue a licenзa por um preзo razoбvel, mas terб que pagar os 20%. E aguardem, que em breve tem estъdio filiado a CryTek no Brasil.

Respondendo a pergunta de outros colegas. O melhor й mesmo criar uma engine prуpria, mas como nem todos possuem conhecimentos avanзados sobre programaзгo continuemos em engines free e quem sabe um dia podemos fazer parte da produtora a qual criaram as engines.

Segue uma imagem de um mapa meu.



Tentei me basear nesse cenбrio: http://hdwallpapercorner.com/2667/island-holiday


Re: CryEngine Dev. - Kuddy - 16.01.2014

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Originally Posted by darkxdll
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Coe1 , vocк pode criar um projeto e vender , mais terб de comprar a licenзa antes . Que deve custar uns 1.2 milhхes
Nao custa 1.2 milhoes vey... tambem eh de graca. Mas ao contrario de engines como o Unity que vc paga por uma licenca, a Cry fica com uma puta porcentagem dos lucros do teu jogo.

Quote:
Originally Posted by Dolby
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Se realmente deseja fazer um super jogo e ganhar grandes lucros com isto, comece criando uma engine grбfica, somente isto. Isto de obter grandes lucros usando engines de terceiros й dar tiro no escuro.

Abraзos.
Qualquer jogo, independente de ser uma engine grafica exclusiva ou nao, eh um tiro no escuro. Veja o exemplo do jogo rust, chivalery, guns of icarus e compare com Natural Selection 2, que investiu em uma engine propria deles... os graficos ficaram super, mas ficou extremamente pesado. Nada que nao poderia ter sido feito com o Unity para ser menos pesado e compativel tambem com Linux e Mac. A engine eh uma ferramenta para criar o jogo, ela nao cria um jogo sozinha, muito menos sem esforco.

Chivalery:


Rust:


Natural Selection II:


Tanto Rust tanto Chivalery fizeram muito mais sucesso que Natural Selection II. Rust nao parece ser feito no Unity, isso pq o Unity, particularmente, te permite escrever os proprios shaders.

CryEngine eh bastante limitada, ela ja vem com varios shaders fodelosos de fabrica, mas nao te permite escrever o shader.


Re: CryEngine Dev. - Cidiei - 16.01.2014

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Originally Posted by Kuddy
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Nao custa 1.2 milhoes vey... tambem eh de graca. Mas ao contrario de engines como o Unity que vc paga por uma licenca, a Cry fica com uma puta porcentagem dos lucros do teu jogo.



Qualquer jogo, independente de ser uma engine grafica exclusiva ou nao, eh um tiro no escuro. Veja o exemplo do jogo rust, chivalery, guns of icarus e compare com Natural Selection 2, que investiu em uma engine propria deles... os graficos ficaram super, mas ficou extremamente pesado. Nada que nao poderia ter sido feito com o Unity para ser menos pesado e compativel tambem com Linux e Mac. A engine eh uma ferramenta para criar o jogo, ela nao cria um jogo sozinha, muito menos sem esforco.

Chivalery:


Rust:


Natural Selection II:


Tanto Rust tanto Chivalery fizeram muito mais sucesso que Natural Selection II. Rust nao parece ser feito no Unity, isso pq o Unity, particularmente, te permite escrever os proprios shaders.

CryEngine eh bastante limitada, ela ja vem com varios shaders fodelosos de fabrica, mas nao te permite escrever o shader.
CryEngine permite sim, basta fazer uma puta programaзгo!