Impedir Friendly Fire -
Linow - 09.01.2013
O que й?
Sabe aquele gamemode de Team Deathmatch que vocк criou, e sempre tinha que dar puniзхes administrativas para certos jogadores que nгo respeitavam a regra de nгo matar companheiros de equipe? Existe uma funзгo nativa do SAMP para que vocк consiga impedir o famoso team kill.
Utilizaзгo
Se vocк jб possui um sistema de times em seu gamemode, ficarб mais fбcil o uso da funзгo, caso ainda nгo tenha um, o tutorial do nosso amigo
arakuta poderб lhe ajudar.
[Ver tutorial]
A utilizaзгo й bem simples, temos duas funзхes bбsicas SetPlayerTeam e GetPlayerTeam.
Код:
SetPlayerTeam(playerid, teamid)
Playerid = ID do jogador no qual o time serб definido.
Teamid = ID do time.
Код:
GetPlayerTeam(playerid)
Playerid = ID do jogador a retornar seu time.
A funзгo irб retornar a id do atual time do player, se nгo houver, irб retornar NO_TEAM ou 255.
Vocк deve comeзar setando o time do jogador depois do ъltimo momento em que o time й setado, provavelmente serб no OnPlayerSpawn, exemplo:
Lembrando que nгo irei criar as classes abaixo, й apenas um exemplo do uso bбsico da funзгo.
Код:
// Topo do GM
#define TEAM_GROVE 0
#define TEAM_BALLAS 1
enum pInfo
{
Kills,
Deaths,
pTeam
}
new PlayerInfo[MAX_PLAYERS][pInfo];
// OnPlayerRequestClass
public OnPlayerRequestClass(playerid, classid)
{
if(classid == 0) PlayerInfo[playerid][pTeam] = TEAM_GROVE;
else if(classid == 1) PlayerInfo[playerid][pTeam] = TEAM_BALLAS;
}
// OnPlayerSpawn
public OnPlayerSpawn(playerid)
{
if(PlayerInfo[playerid][pTeam] == TEAM_GROVE) SetPlayerTeam(playerid, TEAM_GROVE);
else if(PlayerInfo[playerid][pTeam] == TEAM_BALLAS) SetPlayerTeam(playerid, TEAM_BALLAS);
}
Se ainda houver algum problema com team kills, pode ser que os jogadores estejam desincronizados com o time, entгo na callback
OnPlayerStreamIn defina novamente os times, que tudo funcionarб normalmente.
pawn Код:
public OnPlayerStreamIn(playerid, forplayerid)
{
SetPlayerTeam(playerid, PlayerInfo[playerid][pTeam]);
SetPlayerTeam(forplayerid, PlayerInfo[forplayerid][pTeam]);
return 1;
}
Adicionais
Fix para desincronizaзгo do player com o team -
CyNic
Sugestгo para explanaзгo das funзхes -
DiReCt hIt
Obrigado a todos os contribuidores.
Nota: Nгo й recomendado que se utilize SetPlayerTeam na callback
OnPlayerRequestClass, considerando que o player irб passar entre os times para escolher o desejado.
Re: Impedir Friendly Fire -
zSuYaNw - 09.01.2013
Faltou o AddPlayerClassEx.
Re: Impedir Friendly Fire -
CyNiC - 09.01.2013
Quote:
Originally Posted by Linow
Simples assim, e vocк nгo terб mais problemas.
|
Por experiкncia prуpria digo que sу haverб um problema, por algum motivo os jogadores, mesmo que o cуdigo esteja corretamente escrito, ficam desincronizados com seu time e podem matar seus aliados, й um bug
antigo que pode ser resolvido usando a callback abaixo:
Exemplo usando seu cуdigo:
pawn Код:
public OnPlayerStreamIn(playerid, forplayerid)
{
SetPlayerTeam(playerid, PlayerInfo[playerid][pTeam]);
SetPlayerTeam(forplayerid, PlayerInfo[forplayerid][pTeam]);
return 1;
}
Re: Impedir Friendly Fire -
Maklister - 09.01.2013
Bem pequeno o tutorial, funзхes bбsicas mesmo assim ficou bem explicado
Re: Impedir Friendly Fire -
Linow - 09.01.2013
Quote:
Originally Posted by CyNiC
Por experiкncia prуpria digo que sу haverб um problema, por algum motivo os jogadores, mesmo que o cуdigo esteja corretamente escrito, ficam desincronizados com seu time e podem matar seus aliados, й um bug antigo que pode ser resolvido usando a callback abaixo:
Exemplo usando seu cуdigo:
pawn Код:
public OnPlayerStreamIn(playerid, forplayerid) { SetPlayerTeam(playerid, PlayerInfo[playerid][pTeam]); SetPlayerTeam(forplayerid, PlayerInfo[forplayerid][pTeam]); return 1; }
|
Bem, eu nunca tive problemas relacionado a isso, mas irei adicionar lб encima. Obrigado.
Quote:
Originally Posted by Murilo_sousa
Bem pequeno o tutorial, funзхes bбsicas mesmo assim ficou bem explicado ![Wink](images/smilies/wink.png)
|
Era a minha intenзгo, explicar de um jeito fбcil e rбpido
![Smiley](images/smilies/smile.png)
Muito obrigado pela sua avaliaзгo.
Re: Impedir Friendly Fire -
VenoN - 09.01.2013
bem legal!
AW: Impedir Friendly Fire -
HeyHoLetsGo - 09.01.2013
Bem legal, vai ser ъtil para alguns... Bem explicado!
AW: Impedir Friendly Fire -
DiReCt hIt - 09.01.2013
Faltou explicar as funзхes, mais gostei do tutorial .
Re: AW: Impedir Friendly Fire -
Linow - 09.01.2013
Quote:
Originally Posted by DiReCt hIt
Faltou explicar as funзхes, mais gostei do tutorial .
|
Adicionado, obrigado pela sugestгo
Re: Impedir Friendly Fire -
DiReCt hIt - 09.01.2013
Por Nada .
~valeu pelos crйditos, mesmo que seja simples a sugestгo .