Attach 3D Text Label to Player -
Detonador - 25.07.2012
Tutorial
Criando um 3D Text Label para um jogador.
O que й:
3D Text Label й um texto qualquer, que pode ser posto em qualquer lugar do corpo de um jogador, em um veнculo ou em qualquer lugar do jogo, mas irei dar uma explicaзгo sobre atacar ao player.
Comeзando:
Primeiro, crie a variбvel:
Vamos fazer que o texto aparecerб apуs o jogador digitar um comando, e desaparecerб apуs ele digitar outro.
Entгo, agora vamos para:
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
Faremos agora o comando para mostrar o texto:
pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/MostrarText", true)==0)
{
MeuText = Create3DTextLabel("MeuPrimeiroTexto", 0xFFFFFFAA, 30.0, 40.0, 50.0, 100.0, 0);
Attach3DTextLabelToPlayer(MeuText, playerid, 0.0, 0.0, 0.3);
return 1;
}
Explicando:
pawn Код:
MeuText = Create3DTextLabel("MeuPrimeiroTexto", 0xFFFFFFAA, 30.0, 40.0, 50.0, 100.0, 0);
Esta linha cria o 3D Text Label:
MeuText: A variбvel criada no inнcio do tutorial, qual servirб para criar o texto e, dar uma "identaзгo" a ele.
"MeuPrimeiroTexto": Aqui, entre as aspas, vocк irб colocar o texto que vocк deseja que seja mostrado.
0xFFFFFFAA: Й a cor do texto. Eu coloquei branco, mude para uma de sua escolha. Tambйm pode ser uma cor definida.
30.0, 40.0, 50.0: Sгo as coordenadas de onde o texto serб criado. Pode manter estas mesmas, jб que no momento em que o comando for digitado, o texto serб atacado ao player.
100.0: Esta й a distвncia que o texto serб visto pelos outros jogadores. Recomendo nгo aumentar mais que 100.
Por fim, o ъltimo nъmero
0 й se o texto poderб ser visto atravйs de objetos.
1 para nгo, e
0 para sim.
pawn Код:
Attach3DTextLabelToPlayer(MeuText, playerid, 0.0, 0.0, 0.3);
Esta linha atacarб o 3D Text no jogador:
MeuText: Como eu disse, a variбvel "identou", deu um ID ao text, e agora podemos usб-la para atacб-lo ao jogador.
playerid: Isso mostra que o text serб atacado para o jogador que fez o comando.
0.0, 0.0: As coordenadas do corpo. Nгo й preciso, pois o text jб foi criado. Mantenha elas em zeros.
0.3: O local, aumente, de 3 para cima, e o text ficarб cada vez mais distante da cabeзa do jogador, de 3 para baixo, entrarб em conflito com o corpo do jogador.
Comando para destruir o text:
Agora, que vocк aprendeu como criar um text label, aprendera como destruнlo.
Novamente em OnPlayerCommandText:
pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/DestruirText", true)==0)
{
Delete3DTextLabel(MeuText);
return 1;
}
Explicando:
pawn Код:
Delete3DTextLabel(MeuText);
Esta linha destruirб o nosso 3D Text:
MeuText: Mais uma vez aн estб a nossa variбvel, como eu disse, ela criou um "ID" para o nosso Text, sendo assim possнvel manipulб-lo.
Fim & Crйditos
Espero que tenha sido um bom tutorial, que dк para ajudar quem ainda possui dъvidas em 3D Text's.
Obrigado e atй a prуxima.
Crйditos: Detonador ou Detorn
Re: Attach 3D Text Label to Player -
.FuneraL. - 25.07.2012
Parabйns, simples e explicativo, bem explicado cada funзгo
Re : Attach 3D Text Label to Player -
ipsBruno - 25.07.2012
Bom tutorial, parabйns
Quote:
playerid: Isso mostra que o text serб atacado a um ъnico jogador.
|
Isto
indica a quem serб atacado do texto.
Re: Attach 3D Text Label to Player -
Detonador - 25.07.2012
Quote:
Parabйns, simples e explicativo, bem explicado cada funзгo
|
Muito obrigado Funeral! Sempre junto comigo! Um abraзo!
Muito obrigado tambйm drakins!
Quote:
Isto indica a quem serб atacado do texto.
|
Sim, eu fiquei meio em dъvida de como me expressar nesta parte.
Re: Attach 3D Text Label to Player -
Math3us - 25.07.2012
Quote:
Originally Posted by Detonador
Tutorial
Criando um 3D Text Label para um jogador.
O que й:
3D Text Label й um texto qualquer, que pode ser posto em qualquer lugar do corpo de um jogador, em um veнculo ou em qualquer lugar do jogo, mas irei dar uma explicaзгo sobre atacar ao player.
Comeзando:
Primeiro, crie a variбvel:
Vamos fazer que o texto aparecerб apуs o jogador digitar um comando, e desaparecerб apуs ele digitar outro.
Entгo, agora vamos para:
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
Faremos agora o comando para mostrar o texto:
pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/MostrarText", true)==0) { MeuText = Create3DTextLabel("MeuPrimeiroTexto", 0xFFFFFFAA, 30.0, 40.0, 50.0, 100.0, 0); Attach3DTextLabelToPlayer(MeuText, playerid, 0.0, 0.0, 0.3); return 1; }
Explicando:
pawn Код:
MeuText = Create3DTextLabel("MeuPrimeiroTexto", 0xFFFFFFAA, 30.0, 40.0, 50.0, 100.0, 0);
Esta linha cria o 3D Text Label:
MeuText: A variбvel criada no inнcio do tutorial, qual servirб para criar o texto e, dar uma "identaзгo" a ele.
"MeuPrimeiroTexto": Aqui, entre as aspas, vocк irб colocar o texto que vocк deseja que seja mostrado.
0xFFFFFFAA: Й a cor do texto. Eu coloquei branco, mude para uma de sua escolha. Tambйm pode ser uma cor definida.
30.0, 40.0, 50.0: Sгo as coordenadas de onde o texto serб criado. Pode manter estas mesmas, jб que no momento em que o comando for digitado, o texto serб atacado ao player.
100.0: Esta й a distвncia que o texto serб visto pelos outros jogadores. Recomendo nгo aumentar mais que 100.
Por fim, o ъltimo nъmero 0 й se o texto poderб ser visto atravйs de objetos. 1 para nгo, e 0 para sim.
pawn Код:
Attach3DTextLabelToPlayer(MeuText, playerid, 0.0, 0.0, 0.3);
Esta linha atacarб o 3D Text no jogador:
MeuText: Como eu disse, a variбvel "identou", deu um ID ao text, e agora podemos usб-la para atacб-lo ao jogador.
playerid: Isso mostra que o text serб atacado para o jogador que fez o comando.
0.0, 0.0: As coordenadas do corpo. Nгo й preciso, pois o text jб foi criado. Mantenha elas em zeros.
0.3: O local, aumente, de 3 para cima, e o text ficarб cada vez mais distante da cabeзa do jogador, de 3 para baixo, entrarб em conflito com o corpo do jogador.
Comando para destruir o text:
Agora, que vocк aprendeu como criar um text label, aprendera como destruнlo.
Novamente em OnPlayerCommandText:
pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/DestruirText", true)==0) { Delete3DTextLabel(MeuText); return 1; }
Explicando:
pawn Код:
Delete3DTextLabel(MeuText);
Esta linha destruirб o nosso 3D Text:
MeuText: Mais uma vez aн estб a nossa variбvel, como eu disse, ela criou um "ID" para o nosso Text, sendo assim possнvel manipulб-lo.
Fim & Crйditos
Espero que tenha sido um bom tutorial, que dк para ajudar quem ainda possui dъvidas em 3D Text's.
Obrigado e atй a prуxima.
Crйditos: Detonador ou Detorn
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bom tutu mais fiquei com uma duvida tipo eu uso o comando e saiu andando... o texto vai indo em cima da cabeзa do player ou fica onde foi chamado ?
Re: Attach 3D Text Label to Player -
Detonador - 25.07.2012
Quote:
mais fiquei com uma duvida tipo eu uso o comando e saiu andando... o texto vai indo em cima da cabeзa do player ou fica onde foi chamado ?
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opa nгo precisava ter dado um quote do tutorial kkkk
mas sim, o texto acompanha o jogador. Por isso o termo "Attach" que quer dizer "Atacar".
Obrigado
Re: Attach 3D Text Label to Player -
Math3us - 25.07.2012
hehe valew ai xD
Re: Attach 3D Text Label to Player -
PhilBittencourt - 25.07.2012
Bom tuto, parabйns
Re: Attach 3D Text Label to Player -
Detonador - 25.07.2012
obrigado
Re: Attach 3D Text Label to Player -
RebeloX - 25.07.2012
Quote:
Originally Posted by Detonador
O que й:
3D Text Label й um texto qualquer, que pode ser posto em qualquer lugar do corpo de um jogador, em um veнculo ou em qualquer lugar do jogo, mas irei dar uma explicaзгo sobre atacar ao player.
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"Por outras palavras poderia dizer que 3D Text Label й um texto em 3 Dimensхes, ou seja, usa as coordenadas, x, y e z."
Tirando isso, gostei, уtimo tutorial, parabйns!