SA-MP Forums Archive
[Tutorial] Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - Printable Version

+- SA-MP Forums Archive (https://sampforum.blast.hk)
+-- Forum: Non-English (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Forum: Languages (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=33)
+---- Forum: Português/Portuguese (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=34)
+----- Forum: Lançamentos/Releases (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=56)
+----- Thread: [Tutorial] Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! (/showthread.php?tid=359318)



Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - Lucas Carneiro™ - 13.07.2012

Olб, Meu nome й Lucas e estou voltando a codar na linguagem Pawn.


___________________
Introduзгo


Este tutorial explica como vocк agilizar o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript, De forma simples e fбcil !.

___________________
De que forma й?


Uma forma muito simples usando "#defines" e "SendRconCommand", Enviando comandos ao console(RCON) atravйs do GameMode ou FilterScript.

___________________
Inнcio do Tutorial.


Bom, Irei explicar uma por uma as maneiras de agilizar o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript.

A primeira forma й as #defines

Veja um exemplo:

pawn Код:
#define COR_AZUL #0000FF  // Vocк define que a COR_AZUL й azul (Cуdigo HTML)

Exemplo de uso:

CMD:azul(playerid, params [])
{
    SetPlayerColor(playerid, COR_AZUL);  // Aqui setamos a cor do player para Azul
    SendClientMessage(playerid, COR_AZUL, "Sua cor foi setada para Azul com sucesso !");  // Aqui enviamos a mensagem que a cor foi setada com sucesso !
    return 1;
}


Veja outro exemplo


pawn Код:
#define Msg SendClientMessage(playerid       // Vocк cria uma Define Definindo que "Msg" й "SendClientMessage(playerid

Exemplo de uso


Ao invйs de:
pawn Код:
CMD:teste(playerid, params [])
{
    SendClientMessage(playerid, COR_AZUL, "Testado com sucesso !");
    return 1;
}

Ficaria:

CMD:teste(playerid, params [])
{
    Msg, COR_AZUL, "Testado com sucesso !"); // NOTA: Vocк colocou na #define "SendClientMessage(playerid SEM A VIRGULA, Entгo de a virgula e coloque a cor igual eu fiz
    return 1;
}
Vocк pode usar para varias formas, Veja alguns exemplos:

pawn Код:
#define Msg SendClientMessage(playerid // Mensagem
#define MsgAll SendClientMessageToAll  // Mensagem para todos
#define COR_AZUL #0000FF  // Cor Azul
#define Skin_CJ 0 // Skin do CJ
#define Dialog_Registro 1 // ID Da Dialog de Registro
#define Dialog_Login 2 // ID Da Dialog de login
E por ai vai, sу usar a criatividade !

___________________
Agora usando "SendRconCommand"

Sabe quando seu GameMode estб cheio de FilterScripts? Fica muitas linhas na pasta do server.cfg? Soluзгo:

Na parte de OnGameModeInit, Veja um exemplo !

pawn Код:
public OnGameModeInit ()
{
    SendRconCommand("loadfs NomeDoFilterScript");   // Manda abrir e carregar o FilterScript "NomeDoFilterScript");
    return 1;
}
Alguns tipos de "SendRconCommand".

pawn Код:
SendRconCommand("GMX");  // Da GMX no servidor
SendRconCommand("loadfs NomeFS"); // Abre um FilterScript
SendRconCommand("unloadfs NomeFS"); // Fecha e desliga o FilterScript
SendRconCommand("ban 1"); // Aqui ele bane o player ID 1
SendRconCommand("reloadbans"); // Aqui ele desbane todos os players banidos que estгo no arquivo samp-ban dentro da pasta do seu Samp Server

Sу ter criatividade e ir...


Fim...


___________________
Bom este foi meu primeiro tutorial, Simples, Mas ъtil ! Entгo quem gostou por favor de +REP que eu agradeзo !

Atй a prуxima ! Fiquem com Deus !!!





Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - Lukinhas_Ice - 13.07.2012

Legal =]


Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - Bruno Alves - 13.07.2012

Muito bom


Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - Kuddy - 13.07.2012

Nгo entendi aonde vocк queria chegar...


Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - Lucas Carneiro™ - 13.07.2012

Quote:
Originally Posted by Lukinhas_Ice
Посмотреть сообщение
Legal =]

Obrigado !



Quote:
Originally Posted by Bruno Alves
Посмотреть сообщение
Muito bom

ObrigadoІ !



Quote:
Originally Posted by Kuddy
Посмотреть сообщение
Nгo entendi aonde vocк queria chegar...
Agilizar = Fazer mais rбpido, Para conseguirem fazer as coisas mais rбpido.


Quote:
Originally Posted by @Riichard
Посмотреть сообщение
Esta meio curto para criaзгo de "GameMode" ou "FilterScript"...

Faltavas mais algumas coisas...

Mas nгo estб ruim.
Sim, Й o bбsico, Уtimo para novatos.

Tentando sempre melhorar nй *-* !



Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - ViniBorn - 13.07.2012

Quote:
Originally Posted by Kuddy
Посмотреть сообщение
Nгo entendi aonde vocк queria chegar...
Nгo vi uma agilidade tгo grande assim a ponto de um tutorial ...


Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - humildadeforever - 13.07.2012

Eu jб tentei usar Msg em vez de SendClientMessage, mas nгo consigo, eu faзo o cуdigo inteiro e depois vou ver que usei SendClientMessage em vez de Msg, aн eu substituo tudo...
Mas entгo, nгo vejo agilidade nгo, isso sу й bom pra quem tem preguiзa de digitar funзхes grandes ou pra quem й lerdo pra digitar, tipo eu que faзo 104 palavras por minuto :S


Re : Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - ipsBruno - 13.07.2012

Quote:
Originally Posted by humildadeforever
Посмотреть сообщение
Eu jб tentei usar Msg em vez de SendClientMessage, mas nгo consigo, eu faзo o cуdigo inteiro e depois vou ver que usei SendClientMessage em vez de Msg, aн eu substituo tudo...
Mas entгo, nгo vejo agilidade nгo, isso sу й bom pra quem tem preguiзa de digitar funзхes grandes ou pra quem й lerdo pra digitar, tipo eu que faзo 104 palavras por minuto :S
Sу dar:
PHP код:
#define msg SendClientMessage 
O problema й que essas defines atrasam um pouco a compilaзгo em um gamemode grande ..

-> Desculpa a postagem dupla, deixei duas abas abertas e clica em responder nas duas. rs


Re: Re : Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - humildadeforever - 13.07.2012

Quote:
Originally Posted by [FeK]DraKiNs
Посмотреть сообщение
Sу dar:
PHP код:
#define msg SendClientMessage 
O problema й que essas defines atrasam um pouco a compilaзгo em um gamemode grande ..

-> Desculpa a postagem dupla, deixei duas abas abertas e clica em responder nas duas. rs
Entгo, eu faзo isso, sу que em vez de usar Msg eu uso SendClientMessage... Costume :S


Re: Agilizando o processo de criaзгo do seu GameMode ou FilterScript ! - JapaN* - 23.10.2012

Quote:
Originally Posted by Kuddy
Посмотреть сообщение
Nгo entendi aonde vocк queria chegar...
_І__