Criando casas para vender. -
The_Hight - 08.09.2011
Introduзao
->Este tutorial vocк precisa saber o basico do ZCMD se eu fizesse isso com apenas strcmp em OnPlayerCommandText as pessoas teriam problemas.
->Tambem й utilizado a include streamer(Basta procurar essa include no forum).
Comeзando
Em primeiro lugar temos que colocar a include samp,include streamer a ZCMD e criar nossas variaveis.
Devemos ter uma variбvel para armazenar o banco de dados, o resultado do banco de dados ea string de formato para a nossa consulta. DB tag estб conectado ao banco de dados ea variбvel DBResult estб ligado ao resultado da consulta.
Код:
#include <a_samp>
#include <zcmd>
#include <streamer>
new DB:database, DBResult:queryresult, fquery[300];
Abaixo estгo algumas define que estamos usando para que possamos editб-los facilmente qualquer hora que queremos. Temos a definir MAX_HOUSES que й usado para criar a variбvel houseinformation. Й bom estar esperto da quantidade de casas que vocк usa, porque o MAX_HOUSES quanto menor, menor й a variбvel eo tamanho do AMX. MAX_HOUSES_PER_PLAYER й usado posteriormente em nosso script para definir o numero de casas que um jogador pode ter.
Код:
#define MAX_HOUSES 300 //MAX_HOUSES estб 300 .
#define MAX_HOUSES_PER_PLAYER 2 //MAX_HOUSES_PER_PLAYER estб 2
#define databasename "housedb.db" //O DatabaseName й atualmente housedb.db
Precisamos criar agora nossas enum e as informaзoes das variaveis..
Код:
enum hinfo
{
owner[24], // Armazena o nome do proprietario da casa
Hname[100], //Armazena o nome da casa.
costprice, //Armazena o preзo de custo da casa
Float:EnterPos[3], // vai armazenar a posiзгo do checkpoint da casa
Float:TelePos[3], // Ela sу й a posiзгo que sгo enviados para se entrar na casa
sellprice, //Permite-nos vender a casa pelo preзo que foi escolhido
interiors, //Permite definir o interior do jogador
Text3D:textid, //Sao as informaзoes em 3D textlabel que fica fora da nossa casa mudei para gametext to 3D text porque й a maneira mais facil.
checkpointidx[2]
};
new HouseInformation[MAX_HOUSES][hinfo], houseid;
new InHouse[MAX_PLAYERS], InHouseCP[MAX_PLAYERS];
A primeira coisa й em primeiro lugar, precisamos ter as duas linhas seguintes sob OnGameModeInit ou sob OnFilterScriptInit. Precisamos em primeiro lugar utilizar a funзгo db_open para conectar nosso servidor samp com o banco de dados SQLite. Nуs usamos a variбvel do banco de dados acima para salvar o nosso nъmero de banco de dados nele. Em segundo lugar, precisamos fazer a nossa tabela se ela nгo existe. Vocк nгo precisa manter essa linha no sistema porque ele sу precisa ser chamado uma vez. A funзгo db_query nos permite GET / STORE / SET informaзхes no nosso banco de dados. Neste caso, estamos criando nossa mesa. A tabela nos permite armazenar informaзхes e pode ser usado para adicionar mais funзхes, como vamos dizer que um carro da casa. Para este tutorial, estamos apenas usando-a para armazenar o nome de proprietбrios.
Код:
public OnFilterScriptInit()
{
database = db_open(databasename);
db_query(database, "CREATE TABLE IF NOT EXISTS `HOUSEINFO` (housename varchar(51), houseowner varchar(25))");
return 1;
}
Agora vamos fazer o trabalho bбsico de redefinir as variбveis para -1 (Nenhum ID de casa estб sob esta variбvel).
Код:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
InHouse[playerid] = -1;
InHouseCP[playerid] = -1;
return 1;
}
Agora vamos comeзar a parte mais dificil! Nуs vamos fazer a nossa funзгo que cria as nossas casas. Ele tambйm irб consultar nosso banco de dados para ver se hб alguйm que й dono da casa. Nуs estaremos usando uma funзгo de aзхes que cria uma ъnica linha que podemos usar para armazenar todas as informaзхes de uma vez. O formato de nossas aзхes й
Код:
CreateHouse(HouseName[], CostP, Float:EnterX, Float:EnterY, Float:EnterZ, Float:TeleX, Float:TeleY, Float:TeleZ, SellP, Interiorx)
Код:
HouseName[] - O nome que voce quer dar para a casa (EX:Mansao1)
CostP - O preзo que vocк quer dar para a casa (Ex: 500000)
Float:EnterX - O ponto de entrada da casa X (Ex: 1264.53433)
Float:EnterY - O ponto de entrada da casa Y (Ex: 2625.6436)
Float:EnterZ - O ponto de entrada da casa Z(Ex: 200.532)
Float:TeleX - O teleporte X,tele para o interior (Ex: 432.4234)
Float:TeleY - O teleporte Y,tele para o interior(Ex: 4216.4152)
Float:TeleZ - O teleporte Z,tele para o interior(Ex: 10.53672)
SellP - O preзo de quando o dono vender a casa (Ex: 200000)
Interiorx - O id do interior que vamos se teleportar
Quando ele consulta o banco de dados na parte inferior, o que estamos fazendo й encontrar se a casa tem um proprietбrio, se assim ele vai armazenar o nome de proprietбrios na variбvel houseinformation. Se nгo houver nenhum proprietбrio para a casa, a variбvel serб deixado em branco. Fazemos isso usando
a instruзгo SELECT.
Код:
SELECT [VARIABLE] FROM [TABLENAME] WHERE [ANOTHER VARIABLE] = [A VALUE]
VARIABLE = Dono da casa
TABLENAME = HOUSEINFO
ANOTHER VARIABLE = housename
A VALUE = our house name.
Em seguida, usamos db_num_rows para verificar se houve alguma linha com o nosso nome da casa que temos buscado. Se nгo houver nenhuma linha com o nome da casa (sem dono), entгo vamos apenas liberar o resultado com db_free_result. Se hб uma linha, vamos buscar esse valor usando db_get_field_assoc. Para mais informaзхes sobre SQLite, visite
https://sampwiki.blast.hk/wiki/SQLite
Nуs tambйm temos que adicionar o nosso entrar e sair checkpoints em nosso script usando CreateDynamicCP. Ele cria os postos de controle e armazena o IDS em checkpointid [0] para o CP entrar e checkpointid [1] para a CP saнda. Tambйm vamos fazer a nossa variбvel texto com informaзхes 3D CreateDynamic3DTextLabel e armazenб-lo no textid variбvel.
Код:
stock CreateHouse(HouseName[], CostP, Float:EnterX, Float:EnterY, Float:EnterZ, Float:TeleX, Float:TeleY, Float:TeleZ, Interiorx, SellP)
{
format(HouseInformation[houseid][Hname], 100, "%s", HouseName);
HouseInformation[houseid][costprice] = CostP;
HouseInformation[houseid][EnterPos][0] = EnterX;
HouseInformation[houseid][EnterPos][1] = EnterY;
HouseInformation[houseid][EnterPos][2] = EnterZ;
HouseInformation[houseid][TelePos][0] = TeleX;
HouseInformation[houseid][TelePos][1] = TeleY;
HouseInformation[houseid][TelePos][2] = TeleZ;
HouseInformation[houseid][sellprice] = SellP;
HouseInformation[houseid][interiors] = Interiorx;
format(fquery, sizeof(fquery), "SELECT donodacasa informaзoes nome dacasa = '%s'", HouseName);
queryresult = db_query(database, fquery);
if(db_num_rows(queryresult) != 0) db_get_field_assoc(queryresult, "dono da casa", HouseInformation[houseid][owner], 24);
HouseInformation[houseid][checkpointidx][0] = CreateDynamicCP(EnterX, EnterY, EnterZ, 1.0);
//CreateDynamicCP(Float:x, Float:y, Float:z, Float:size);
HouseInformation[houseid][checkpointidx][1] = CreateDynamicCP(TeleX, TeleY, TeleZ, 1.0, 15500000+houseid, Interiorx);
//CreateDynamicCP(Float:x, Float:y, Float:z, Float:size, worldid, interiorid);
if(!HouseInformation[houseid][owner][0]) format(fquery, sizeof(fquery), "House Name: %s \n House Price:$%d \n Sell Price: $%d", HouseName, CostP, SellP);
else if(HouseInformation[houseid][owner][0] != 0) format(fquery, sizeof(fquery), "House Name: %s \n Owner: %s", HouseName, HouseInformation[houseid][owner]);
HouseInformation[houseid][textid] = CreateDynamic3DTextLabel(fquery, 0xFFFFFF, EnterX, EnterY, EnterZ + 0.5, 50.0);
//CreateDynamic3DTextLabel(const text[], color, Float:x, Float:y, Float:z, Float:drawdistance, attachedplayer = INVALID_PLAYER_ID, attachedvehicle = INVALID_VEHICLE_ID, testlos = 0, worldid = -1, interiorid = -1, playerid = -1, Float:distance = 100.0);
houseid ++;
return 1;
}
Agora vamos fazer o nosso pequenas funзхes que serгo utilizados mais tarde. Eles sгo para definir e excluir o proprietбrio de uma certa casa. Estamos usando duas consultas SQL bбsico. Uma inserзгo ser
Код:
INSERT INTO [TABLENAME] ([FIELD1], [FIELD2]) VALUES ([VALUE1], [VALUE2])
TABLENAME - HOUSEINFO
FIELD1 - housename
FIELD2 - houseowner
VALUE1 - Our housename value
VALUE2 - Our houseowner value
E o outro sendo APAGAR
Код:
DELETE FROM [TABLENAME] WHERE [FIELD] = [VALUE]
TABLENAME - HOUSEINFO
FIELD - housename
VALUE - the housename
------------------------------**-------------------------------------------------
Код:
stock SetOwner(HouseName[], ownername[], houseids)
{
format(fquery, sizeof(fquery), "INSERT INTO `HOUSEINFO` (`housename`, `houseowner`) VALUES('%s', '%s')", HouseName, ownername);
db_query(database, fquery); //SQLITE
format(HouseInformation[houseids][owner], 24, "%s", ownername);
format(fquery, sizeof(fquery), "House Name: %s \n Owner: %s", HouseName, HouseInformation[houseids][owner]);
UpdateDynamic3DTextLabelText(HouseInformation[houseids][textid], 0xFFFFFF, fquery); //Text label.
return 1;
}
stock DeleteOwner(HouseName[], houseids)
{
format(HouseInformation[houseids][owner], 24, "%s", "\0");
format(fquery, sizeof(fquery), "DELETE FROM `HOUSEINFO` WHERE `housename` = '%s'", HouseName);
db_query(database, fquery); //SQLITE.
format(fquery, sizeof(fquery), "House Name: %s \n House Price:$%d \n Sell Price: $%d", HouseName, HouseInformation[houseids][costprice], HouseInformation[houseids][sellprice]);
UpdateDynamic3DTextLabelText(HouseInformation[houseids][textid], 0xFFFFFF, fquery); //Text Label.
return 1;
}
Antes de fazermos os comandos /comprar e /vender vamos usar o callback OnPlayerEnterDynamicCheckpoint para definir a posiзгo dos jogadores dentro ou fora da casa. Fazemos um loop chamando cada variбvel checkpoint ъnico em nossas casas atual para ver se o ponto de verificaзгo й um dos checkpoints nossa casa.
Nуs, em primeiro lugar verificamos se o jogador й o proprietбrio para que ele possa imediatamente entrar na casa.
Se assim for, vamos teleportar ele para dentro da casa.
Em seguida ele verifica se o jogar й o proprietario se nao for envia uma mensagem para o mesmo.
Por fim, usamos o OnPlayerExitDynamicCP callback para sair do ponto de verificaзгo
Код:
public OnPlayerEnterDynamicCP(playerid, checkpointid)
{
for(new x; x<houseid; x++) //Loops through all current house ids.
{
if(HouseInformation[x][checkpointidx][0] == checkpointid) //If the entry checkpoint is entry checkpoint.
{
if(InHouse[playerid] != -1)
{
InHouse[playerid] = -1;
return 1;
}
InHouseCP[playerid] = x;
new Pname[24];
GetPlayerName(playerid, Pname, 24);
if(HouseInformation[x][owner][0] != 0 && !strcmp(Pname, HouseInformation[x][owner][0]))
{
SetPlayerPos(playerid, HouseInformation[x][TelePos][0], HouseInformation[x][TelePos][1], HouseInformation[x][TelePos][2]);
SetPlayerInterior(playerid, HouseInformation[x][interiors]);
SetPlayerVirtualWorld(playerid, 15500000 + x);
}
if(!HouseInformation[x][owner][0]) SendClientMessage(playerid, -1, "Esta casa esta б venda use /comprar para adiquiri-lб");
return 1;
}
if(HouseInformation[x][checkpointidx][1] == checkpointid)
{
if(InHouse[playerid] == -1)
{
InHouse[playerid] = x;
return 1;
}
SetPlayerPos(playerid, HouseInformation[x][EnterPos][0], HouseInformation[x][EnterPos][1], HouseInformation[x][EnterPos][2]);
SetPlayerInterior(playerid, 0);
SetPlayerVirtualWorld(playerid, 0);
return 1;
}
}
return 1;
}
public OnPlayerLeaveDynamicCP(playerid, checkpointid)
{
if(InHouseCP[playerid] != - 1) InHouseCP[playerid] = -1; /
return 1;
Re: Criando casas para vender. -
JonathanFeitosa - 08.09.2011
[*pawn] [*/pawn] Seria BOM. PS: sem o *.
Re: Criando casas para vender. -
The_Hight - 08.09.2011
Mals jonathan sou novo no forum..
Re: Criando casas para vender. -
[O.z]Caroline - 08.09.2011
Muito bom,
atй aque enfim alguйm com competкncia para fazer algum sistema em MySQL.
Parabйns!
Re: Criando casas para vender. -
steki. - 08.09.2011
SQLite? Nem curto.
Re: Criando casas para vender. -
BrunoBSF - 08.09.2011
Muito Bom
Re: Criando casas para vender. -
StrondA_ - 09.09.2011
Tutorial bem explicado, parabйns, mais acho que existem vбrios Filter pelo fуrum que seria muito mais ъtil!
10/10
Re: Criando casas para vender. -
The_Hight - 10.09.2011
Vlw gente *-*
Pfv da reputation ae,eu agradeзo.
Re: Criando casas para vender. -
Juninho_Oakley - 10.09.2011
Muito Bom Thanks
Re: Criando casas para vender. -
Joey_R - 10.09.2011
eu nao acho bom , usar um tutorial de alguem e simplismente disfarзar e fingir que й seu , que coisa feia voce apenas traduziu
http://forum.sa-mp.com/showthread.ph...t=create+house
Re: Criando casas para vender. -
Vai_Besta - 10.09.2011
Quote:
Originally Posted by Joey_R
|
joey eu ia falar isso agora
pois respondi uma pergunta dele que, quem sabe criar um sistema de casas nгo perguntaria
Re: Criando casas para vender. -
[BOPE]Seu._.Madruga - 04.12.2011
este tutorial esta mais pra cod mais ta bom pros novatos
Re: Criando casas para vender. -
CaioMors - 04.12.2011
Ainda nem traduziu direito '---
Coloque os creditos do
[HiC]TheKiller.
Re: Criando casas para vender. -
.Unnamed - 04.12.2011
Velho, aprende a dar os crйditos aos verdadeiros criadores. Traduziu bem, mas faltou os crйditos. Nгo adianta vocк pegar um cуdigo de uma бrea de outra lнngua,traduzir e falar que й seu. Se nгo fosse isso te dava +rep...
Re: Criando casas para vender. -
Lohran - 04.12.2011
Olhem a data da postagem deixa o tуpico continuar morto parem de invoca-lo
Re: Criando casas para vender. -
WKhalifa - 08.01.2015
Malz Recussitar o tуpico mais , deu um Warning
pawn Code:
C:\Users\Administrador\Downloads\Samp\gamemodes\BWR.pwn(170) : warning 225: unreachable code
Pawn compiler 3.2.3664 Copyright (c) 1997-2006, ITB CompuPhase
1 Warning.
Oque estб na Linha 168 a 170:
pawn Code:
{
InHouse[playerid] = -1;
InHouseCP[playerid] = -1;
return 1;
}
TextDrawShowForPlayer(playerid, TextDrawBarraStatus);
return 1;
}
Re: Criando casas para vender. -
Andrew020 - 08.01.2015
kk cara revivei topico de 2011 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pior que eu
Re: Criando casas para vender. -
FallweN - 08.01.2015
Quote:
Originally Posted by WKhalifa
Malz Recussitar o tуpico mais , deu um Warning
pawn Code:
C:\Users\Administrador\Downloads\Samp\gamemodes\BWR.pwn(170) : warning 225: unreachable code Pawn compiler 3.2.3664 Copyright (c) 1997-2006, ITB CompuPhase
1 Warning.
Oque estб na Linha 168 a 170:
pawn Code:
{ InHouse[playerid] = -1; InHouseCP[playerid] = -1; return 1; } TextDrawShowForPlayer(playerid, TextDrawBarraStatus); return 1; }
|
pawn Code:
{
InHouse[playerid] = -1;
InHouseCP[playerid] = -1;
TextDrawShowForPlayer(playerid, TextDrawBarraStatus);
return 1;
}
Re: Criando casas para vender. -
kauanmota - 15.02.2015
mysql aff
Re: Criando casas para vender. - JkS - 15.02.2015
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------